adolescentes abraçados, o alvo das novas políticas de restrição de vídeos no YouTube

YouTube: plataforma anuncia novas medidas de proteção para adolescente

A segurança e o bem-estar dos adolescentes online tornaram-se uma preocupação crescente, especialmente em plataformas de mídia social e de compartilhamento de vídeos. Por isso, o Google apresentou novas medidas de proteção ao adolescente na sua plataforma de vídeo, o YouTube.

animação de um regador regando uma cabeça que está com várias flores florescendo em seu topo; acima há a frase "saúde mental é saúde" em inglês

Visando antecipar-se à proposta do KOSA (Kids Online Safety Act), um projeto de lei bipartidário nos EUA que surgiu após audiências realizadas no ano passado focadas na saúde mental dos adolescentes, a plataforma implementou uma série de medidas significativas. 

Vamos conhecê-las a seguir:

As 5 principais medidas adotadas pelo YouTube

1. Limitação de recomendações de vídeos prejudiciais

O YouTube limitará recomendações repetidas de vídeos que podem ser prejudiciais à imagem corporal e à agressão social, começando pelos Estados Unidos. Isso inclui vídeos que comparam características físicas, idealizam tipos de corpo e pesos, e mostram brigas sem contato ou intimidação.

demonstração da limitação de recomendações de vídeos prejudiciais a adolescentes no YouTube
Reprodução: YouTube.

Exemplos desses vídeos são aqueles que comparam características físicas ou idealizam tipos de corpo, pesos e brigas sem contato ou intimidação

O YouTube reconhece que, embora esses vídeos possam parecer inofensivos individualmente, eles podem se tornar problemáticos quando assistidos repetidamente por adolescentes.

2. Reformulação dos lembretes de ‘Faça uma Pausa’ e ‘Hora de Dormir’

Introduzidos em 2018, esses lembretes serão mais visíveis para espectadores menores de 18 anos e estarão ativados por padrão nas configurações da conta. Haverá um lembrete de “faça uma pausa” a cada 60 minutos.

3. Expansão dos recursos de crise

O YouTube ampliará seus recursos de crise para temas sensíveis como suicídio e automutilação. Os espectadores terão acesso a linhas diretas de ajuda de terceiros e sugestões para tópicos relacionados, como “autocompaixão” e “exercícios de fundamentação”.

4. Colaboração com organizações externas

O YouTube está colaborando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Common Sense Networks para estabelecer novos padrões. A Common Sense Networks criará recursos educacionais para pais e adolescentes.

5. Mesa-redonda sobre saúde mental de adolescentes online

Em colaboração com a OMS e o British Medical Journal, o YouTube planeja conduzir uma mesa-redonda sobre saúde mental de adolescentes online, com um relatório previsto para o início de 2024.

***

No blog Positivo Do Seu Jeito, exploramos o mundo da tecnologia e dos produtos digitais com um olhar otimista e inovador. Se você também acredita em um futuro digital mais seguro e positivo, junte-se a nós!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.