Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

4 formas de medir a velocidade da sua internet

A velocidade da internet é um assunto que gera muita dúvida e discussão. Será que você está recebendo exatamente aquilo que foi contratado?

26 de outubro de 2017

por: Karola Furutani

Poucas coisas no mundo são capazes de deixar as pessoas tão irritadas quanto a velocidade da internet. Afinal de contas, ninguém mais tem paciência para esperar 30 segundos um site carregar. Parece exagero, mas você já ficou esse tempo esperando uma página abrir sem desistir?

Internet
® GIPHY

Hoje existem ferramentas que possibilitam medir fielmente a velocidade da internet, e algumas até fazem um comparativo automático com base nos resultados, caso você queira analisar de perto o desempenho durante um dia, ou uma semana por exemplo.

Antes de aprofundar neste assunto, é preciso reforçar que a velocidade da internet é medida em megabit (Mbps) e não em megabytes (MB), como estamos acostumados a ouvir por aí. Logo, pode haver uma certa confusão em relação à velocidade real do pacote de internet contratado. O ideal é entender esta diferença para então absorver melhor o resultado da medição.

® GIPHY

Dito isso, a seguir iremos mostrar X ferramentas que podem ajudar você a medir a velocidade da sua internet e saber se o que está sendo entregue condiz com o que foi contratado.

FAST

Internet
® GIPHY

O Fast.com é um site criado pela Netflix para verificar a velocidade da internet disponível. Ele é considerado um dos mais simples de usar, basta acessar e pronto, a medição começa a acontecer automaticamente, sem precisar dar nenhum clique. Assim como todas as demais ferramentas que fornecem este serviço, o resultado é dado em megabits por segundo. Fique atento!

SPEEDTEST 

Internet
® GIPHY

O Speedtest é uma das ferramentas mais conhecidas para medir a velocidade fornecida pelos provedores. Ele também é mais completo que os outros, possuindo o recurso de comparativo (citado acima) e de identificação de região e servidor, possibilitando um serviço mais detalhado. Para usar, basta acessar o site e clicar em “Já”!

OpenSignal 

O OpenSignal funciona para medir a velocidade da internet dos smartphones e é um dos aplicativos mais utilizados no mundo para este fim. Além de medir a velocidade, ele ajuda a encontrar sinal gratuito de WiFi e indica a melhor operadora de internet móvel da sua região.

Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é a plataforma da Anatel para medir a velocidade dos serviços de internet, tanto móvel quanto banda larga. No site você encontra diversos conteúdos que podem ser muito úteis, caso você queira saber mais sobre o fornecimento de internet no Brasil.

Antes de realizar qualquer um dos testes acima, é importante lembrar de fechar todos os programas e abas do navegador. Desta forma você irá obter informações e resultados mais assertivos.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.