Como gravar e editar uma videoaula pelo celular

Apesar da quarentena, a distância não pode ser um empecilho para que você, professor, continue ministrando suas aulas. Mesmo a distância, é possível gravar bons conteúdos e editá-los antes de apresentar aos estudantes.

A boa notícia é que você não precisa de um computador poderoso para fazer isso e nem mesmo de softwares caros e complicados. O seu smartphone é a única ferramenta que você vai precisar para gravar e editar videoaulas de qualidade e disponibilizá-las online.

Neste artigo, vamos aprender como fazer e quais são as ferramentas necessárias para produzir esse tipo de conteúdo.

Como gravar videoaulas no smartphone?

Vamos partir do princípio que você já planejou e elaborou um roteiro de tudo que pretende apresentar para os seus alunos durante uma videoaula. Agora é chegada a hora de gravar. Se você preferir, a câmera do seu celular – de preferência a câmera traseira, pois ela tem maior resolução – é suficiente para isso.

Porém, utilizar softwares específicos para gravação e edição do conteúdo podem facilitar a sua vida e permitir que você obtenha resultados profissionais. Além disso, esses aplicativos contam ainda com ferramentas de compartilhamento de dados, o que torna mais simples disparar o conteúdo nas redes sociais.

VideoShow: o melhor gravador para Android

Para quem tem smartphone Android, a melhor opção para começar é um aplicativo chamado VideoShow, disponível gratuitamente na Play Store. Ele integra em um só lugar fotos, vídeos, músicas e textos, permitindo que qualquer pessoa possa editar de maneira simples uma apresentação em vídeo de boa qualidade.

A partir do conteúdo gravado, é possível aplicar alguns modelos (templates), que tornam o trabalho de edição automatizado. Porém, a principal dica aqui é o recurso “Super Câmera”. O principal diferencial é o fato de que ele já grava em um formato otimizado para compartilhamento, equilibrando resolução e formato de saída.

Conheça o app VideoShow para Android

Como editar videoaulas no smartphone?

Se gravar conteúdos não é uma tarefa tão difícil assim, editar vídeos é um pouquinho mais difícil. Porém, com as ferramentas certas, é possível fazer isso de forma rápida e descomplicada, sem precisar passar o conteúdo que está no smartphone para um PC. Nesse caso, há um grande número de aplicativos disponíveis, mas indicaremos um deles: o InShot.

Editando vídeos com o InShot

A primeira opção para edição de vídeos é o InShot. O app, completamente gratuito, tem como objetivo oferecer uma plataforma simples, que qualquer pessoa seja capaz de utilizar. Em outras palavras, esqueça as configurações complicadas de softwares profissionais: use a sua intenção para compreender como deixar seus vídeos ainda melhores.

Uma grande vantagem do InShot é o fato de que ele conta com efeitos que podem ser aplicados facilmente. Se você pretende compartilhar o conteúdo nas redes sociais, dá para selecionar o formato final mais adequado. Além disso, é fácil adicionar efeitos, legendas, imagens e trilhas sonoras.

Conheça o app InShot para Android

…..

Pronto! Você não precisa mais do que isso para gravar e editar vídeos de qualidade, usando apenas o seu smartphone. Para facilitar as coisas, certifique-se de estar em um local bem iluminado e com pouco ruído, já que a pouca iluminação e barulhos externos são características que reduzem a qualidade final dos seus vídeos.

Que tal começar a dar aulas profissionais agora mesmo usando apenas o celular?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.