Positivo do seu jeito

Dicas

Como gravar e editar uma videoaula pelo celular

12 de julho de 2020

por: MKT Positivo

Apesar da quarentena, a distância não pode ser um empecilho para que você, professor, continue ministrando suas aulas. Mesmo a distância, é possível gravar bons conteúdos e editá-los antes de apresentar aos estudantes.

A boa notícia é que você não precisa de um computador poderoso para fazer isso e nem mesmo de softwares caros e complicados. O seu smartphone é a única ferramenta que você vai precisar para gravar e editar videoaulas de qualidade e disponibilizá-las online.

Neste artigo, vamos aprender como fazer e quais são as ferramentas necessárias para produzir esse tipo de conteúdo.

Como gravar videoaulas no smartphone?

Vamos partir do princípio que você já planejou e elaborou um roteiro de tudo que pretende apresentar para os seus alunos durante uma videoaula. Agora é chegada a hora de gravar. Se você preferir, a câmera do seu celular – de preferência a câmera traseira, pois ela tem maior resolução – é suficiente para isso.

Porém, utilizar softwares específicos para gravação e edição do conteúdo podem facilitar a sua vida e permitir que você obtenha resultados profissionais. Além disso, esses aplicativos contam ainda com ferramentas de compartilhamento de dados, o que torna mais simples disparar o conteúdo nas redes sociais.

VideoShow: o melhor gravador para Android

Para quem tem smartphone Android, a melhor opção para começar é um aplicativo chamado VideoShow, disponível gratuitamente na Play Store. Ele integra em um só lugar fotos, vídeos, músicas e textos, permitindo que qualquer pessoa possa editar de maneira simples uma apresentação em vídeo de boa qualidade.

A partir do conteúdo gravado, é possível aplicar alguns modelos (templates), que tornam o trabalho de edição automatizado. Porém, a principal dica aqui é o recurso “Super Câmera”. O principal diferencial é o fato de que ele já grava em um formato otimizado para compartilhamento, equilibrando resolução e formato de saída.

Conheça o app VideoShow para Android

Como editar videoaulas no smartphone?

Se gravar conteúdos não é uma tarefa tão difícil assim, editar vídeos é um pouquinho mais difícil. Porém, com as ferramentas certas, é possível fazer isso de forma rápida e descomplicada, sem precisar passar o conteúdo que está no smartphone para um PC. Nesse caso, há um grande número de aplicativos disponíveis, mas indicaremos um deles: o InShot.

Editando vídeos com o InShot

A primeira opção para edição de vídeos é o InShot. O app, completamente gratuito, tem como objetivo oferecer uma plataforma simples, que qualquer pessoa seja capaz de utilizar. Em outras palavras, esqueça as configurações complicadas de softwares profissionais: use a sua intenção para compreender como deixar seus vídeos ainda melhores.

Uma grande vantagem do InShot é o fato de que ele conta com efeitos que podem ser aplicados facilmente. Se você pretende compartilhar o conteúdo nas redes sociais, dá para selecionar o formato final mais adequado. Além disso, é fácil adicionar efeitos, legendas, imagens e trilhas sonoras.

Conheça o app InShot para Android

…..

Pronto! Você não precisa mais do que isso para gravar e editar vídeos de qualidade, usando apenas o seu smartphone. Para facilitar as coisas, certifique-se de estar em um local bem iluminado e com pouco ruído, já que a pouca iluminação e barulhos externos são características que reduzem a qualidade final dos seus vídeos.

Que tal começar a dar aulas profissionais agora mesmo usando apenas o celular?

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.