aplicativo-cdt-como-funciona

Aplicativo CDT: entenda como funciona o app que traz os documentos CNH Digital e CRLV

Desde dezembro de 2018 os brasileiros podem optar por carregar apenas a CDT (Carteira Digital de Trânsito) em substituição à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Apesar dessa possibilidade existir há quase um ano, ainda é grande o número de motoristas que não sabem como funciona o aplicativo CDT. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, listamos aqui tudo aquilo que você precisa saber sobre o documento para dirigir tranquilo e respeitando aquilo que determina o Código Nacional de Trânsito.

aplicativo-cdt-como-funciona
®GIPHY

Baixando o aplicativo oficial

Apenas um aplicativo é reconhecido oficialmente como substituto da CNH: é a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app pode ser baixado gratuitamente na Play Store.

Assim como os documentos que substitui, a CDT é válida em todo o território nacional, mas pode não ser aceita no exterior. Portanto, se você planeja ir para outro país no qual a CNH brasileira seja aceita, a recomendação continua sendo a de levar o documento original impresso.

Cadastrando seus documentos no aplicativo

A utilização da CDT é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:

Passo 01: Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Entrar com .gov.br”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 02: Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Crie sua conta”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 03: Preencha o formulário com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.

como cadastrar documentos no aplicativo CDT passo 3

Passo 04: Depois, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.

Passo 05: Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 06: Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.

Passo 07: Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 08: Agora, volte ao aplicativo CDT. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 09: Em seguida, toque em “Autorizar” para aceitar os termos de uso do serviço “Carteira Digital de Trânsito”.

Passo 10: Agora é chegada a hora de adicionar a sua CNH à plataforma. Toque no sinal de “+”, no canto inferior direito e escolha “CNH Digital”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 11: Informe o número de registro da CNH e o código de segurança do documento (localizado na canto inferior direito, sobre um código iniciado com a sigla do seu estado). Depois, toque em “Baixar CNH”.

Passo 12: Em seguida, cadastre uma chave de acesso de quatro dígitos.

Pronto! Sua CNH Digital está habilitada no aplicativo e, a partir de agora, já pode ser usada como substituta da versão impressa. Para incluir o CRLV, basta repetir o procedimento, selecionando “CRLV Digital” logo após tocar sobre o sinal de “+”.

É importante lembrar que só é possível cadastrar uma CDT por celular. Se você tentar registrar uma nova CNH no mesmo aparelho o documento cadastrado anteriormente será apagado da plataforma.

Evite multas: mantenha seu documento sempre por perto

Dirigir sem portar a Carteira Nacional de Habilitação é uma infração leve segundo o Código Nacional de Trânsito. Ela gera uma multa de R$ 88,38 além de três pontos na CNH. Imprevistos podem acontecer e caso você se esqueça do documento, tendo o celular em mãos poderá apresenta-lo para um agente de trânsito se necessário.

A autenticidade da CDT é confirmada por um QR Code vinculado ao documento. Portanto, eventuais tentativas de clonagem ou falsificação do aplicativo não serão reconhecidas quando lidas pelos agentes de trânsito, o que tornará o motorista sujeito a multas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.