Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

O que é um cabo USB OTG e como você pode utilizá-lo no dia a dia

Os cabos OTG são uma tendência e podem elevar a sua experiência com seu smartphone a outro nível. Quer saber como? Continue lendo...

24 de Janeiro de 2018

por: Karola Furutani

Que os smartphones dominaram o acesso à tecnologia e à internet não é nenhuma novidade. Hoje existem mais de 200 milhões de celulares inteligentes só no Brasil, e a tendência é que esse número só aumente nos próximos anos.

® Shutterstock

As pessoas estão cada vez mais conectadas e, consequentemente, cada vez mais dependentes da internet, isso influencia diretamente nos meios que são utilizados para obter acesso ao conteúdo. Por exemplo: quando foi a última vez que você ligou o computador ou notebook única e exclusivamente para acessar suas redes sociais ou para pesquisar algum endereço? Usar o smartphone para realizar as tarefas corriqueiras do dia a dia se tornou algo habitual e muito mais cômodo do que ligar o notebook.

® GIPHY

É claro que o computador é mais usual que o smartphone em muitos casos, afinal de contas, temos que concordar que jogar o seu jogo favorito ou redigir um artigo inteiro usando o teclado do celular pode ser um tanto cansativo não é mesmo? Bom, é aí que entram os cabos USB OTG.

Cabo USB OTG (OTG = On The Go) é um acessório que possibilita conectar outros acessórios ao smartphone e utilizá-lo a fim de explorar ao máximo suas funcionalidades. Em outras palavras, é um cabo USB que conecta o seu celular a dispositivos como um teclado ou um joystick, por exemplo, permitindo que você tenha mais mobilidade na realização de algumas tarefas.

® GIPHY

Tecnicamente os celulares só podem se conectar via USB em um computador, porém o cabo USB OTG permite que dispositivos móveis conversem uns com os outros e se conectem entre si. Quando você habilita seu aparelho através do USB OTG ele se torna um “host”, ou seja, o líder de outros dispositivos que você conectar, desta forma você pode usar acessórios para armazenamento, teclados ou até instrumentos musicais normalmente, como uma extensão do seu smartphone. Legal, né?

® Shutterstock

É importante saber que hoje praticamente todos os smartphones são compatíveis com cabos USB OTG, porém, se você tem dúvidas se pode usar no seu aparelho Android, é só baixar este app  e conferir antes de gastar comprando o acessório. 😉