como-funciona-o-indriver

Como funciona o inDriver? Conheça o app concorrente do Uber que permite usuário definir preço das corridas

Serviços como Uber, 99 e Cabify se tornaram uma parte fundamental do sistema de transporte na maioria das grandes cidades brasileiras. Porém, você já sabe como funciona o inDriver, um serviço similar na essência, mas diferente na execução?

O aplicativo nasceu na Sibéria em 2012, mas só no final do ano passado chegou ao Brasil. Atualmente ele está presente em 18 cidades brasileiras, além de mais 25 países. No total, 200 cidades são atendidas pelo serviço, que vem ganhando adeptos em 2019.

como-funciona-indriver

®GIPHY

Como funciona o inDriver?

Em linhas gerais, o inDriver é um aplicativo similar ao Uber, ao 99 e ao Cabify. Os usuários podem contratar um motorista para levá-los de um ponto a outro da cidade, pagando valores mais acessíveis do que táxis ou outras alternativas de transporte.

A diferença aqui está na forma como o preço é definido. Enquanto os demais serviços funcionam com uma espécie de “tarifa dinâmica”, que leva em consideração a demanda por veículos e a disponibilidade de motoristas na região, o inDriver permite que o usuário defina o valor da corrida.

Ao inserir um endereço de origem e um endereço de destino você informa ao aplicativo quanto pretende pagar pela corrida. Se o seu valor for razoável e algum motorista topar fazer o trajeto pelo valor que você ofereceu, então ele poderá pegar a corrida. Simples e sem muitos segredos.

Portanto, de nada adianta tentar dar uma de “espertinho” e oferecer um valor muito abaixo do que a média: se ninguém se interessar pela sua proposta você ficará na mão. Porém, os motoristas podem fazer uma contraproposta ao valor. A corrida é aceita somente se ambos concordarem.

Onde o inDriver está disponível?

Atualmente, o inDriver está disponível em 18 cidades brasileiras. O serviço foi lançado em novembro de 2018 no Brasil, começando primeiro por João Pessoa, na Paraíba.

Em agosto de 2019 o inDriver está em funcionamento também nas seguintes cidades: Macapá (AP), Belém (PA), Teresina (PI), Natal (RN), Recife (PE), Caruaru (PE), Aracaju (SE), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Santos (SP), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP), Florianópolis (SC), São José do Rio Preto (SP), Londrina (PR), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).

Como utilizar o inDriver?

Primeiramente, baixe o aplicativo gratuitamente na Play Store. Em seguida, realize seu cadastro incluindo dados como número de telefone, nome completo e CPF. Além disso, será preciso autorizar o app a ter acesso à sua localização.

Feito isso, basta inserir os dados de origem e destino. Se desejar, o usuário poderá informar a tarifa máxima que pretende pagar e aguardar até que os motoristas recebam a proposta. Eles podem aceitá-la ou não ou ainda fazer uma contraproposta.

Para que não haja risco dos valores ofertados serem muito baixos ou muito altos, o app indica um valor razoável que possa ser considerado aceitável para todos. No campo observações o usuário pode incluir ainda número de passageiros ou quantidade de bagagens.

No que diz respeito à forma de pagamento, ao menos por enquanto o único meio possível é o dinheiro. Cartões de crédito e débito ainda não são aceitos. Para os motoristas, uma vantagem é que não há nenhuma comissão a ser paga ao aplicativo. Isso permite que eles possam ter mais liberdade para negociar as corridas enquanto cartões não são aceitos.

Por fim, antes de escolher um motorista é possível conferir mais informações sobre ele, como dados do veículo, nome completo e a avaliação média dos usuários.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.