O pessoal do navegador Firefox quer o fim das senhas na internet. Essa é a conclusão que chegamos com o lançamento da edição número 60 do browser, compilação que já está disponível para atualização ou download.
Entre as melhorias e novidades trazidas por essa versão, uma delas é o suporte ao chamado Web Authenticator. Trata-se de um protocolo de segurança que permite a navegação e o acesso a sites que requeiram login sem a necessidade de utilizar senhas. Para isso, métodos alternativos de autenticação são utilizados.
Para que você possa utilizar a internet sem a necessidade de senhas é necessário ter um acessório. Uma das alternativas é um dispositivo que deve ser conectado a uma das portas USB do seu PC.
Sua função é a de fazer uma autenticação automática nas páginas que suportem esse tipo de tecnologia. Contudo, a lista de páginas compatíveis por enquanto é muito pequena, mas a desenvolvedora do navegador acredita que esse índice deve aumentar ao longo de 2018. Além disso, aparelhos similares ao proposto estão previstos para chegar ao mercado.
A empresa acredita que as senhas estão se tornando ultrapassadas e, para isso, os desenvolvedores devem buscar outras formas de autenticação. É com esse propósito que a API do Web Authenticator foi criada, visando facilitar a vida de quem necessita de qualquer tipo de autenticação em produtos virtuais.
Não é de hoje que os fabricantes vêm buscando métodos alternativos de autenticação em seus produtos.
Um exemplo disso são os smartphones, que contam hoje com sensores biométricos ou câmeras para fazer esse papel de uma forma mais segura.
É sabido que autenticações como essas são consideradas mais seguras do que as senhas numéricas ou com caracteres.
Se você utiliza o navegador Firefox em sua versão mais recente já deve ter percebido que algumas coisas mudaram. A lista de alterações não é extensa, mas algumas delas são dignas de nota.
A partir de agora, existe a possibilidade que departamentos de TI das empresas customizem o navegador para os seus empregados. Essa é uma forma de padronizar, por exemplo, o acesso a uma série de ferramentas de forma mais simples, criando atalhos acessíveis para todos.
A tela de “Nova aba” também passou por mudanças visuais e as histórias de bolso recomendadas (Pocket) agora contam com links patrocinados entre as sugestões.
Fonte(s): Engadget e Canal Tech