O que é rede mesh? Conheça a tecnologia que vai revolucionar o Wi-Fi da sua casa

Você sabe o que é rede mesh? Trata-se de uma tecnologia capaz de melhorar a qualidade do sinal de internet em todos os cômodos da sua casa, mesmo daqueles que estão mais afastados do ponto de origem do Wi-Fi. Porém, como isso é possível?

Essa técnica não é exatamente uma novidade e há muito tempo já é usada em grandes empresas. Entretanto, os roteadores domésticos não contavam com nada parecido. Um dos experimentos pioneiros nesse sentido foi realizado pelo Google com o seu Google WiFi. O aparelho é comercializado apenas nos Estados Unidos.

Nesse artigo, vamos compreender como as redes mesh funcionam e porque elas representam o futuro da internet de qualidade na sua residência.

®GIPHY

Por dentro de uma rede mesh

Podemos considerar uma rede mesh como uma “rede de nós”. Diferentemente do que ocorre nos sistemas tradicionais, nesse caso não há um único roteador conectado à internet, mas sim vários.

Juntos, eles trabalham para levar o mesmo sinal para vários pontos do ambiente. Fazendo uma comparação, seria como se você tivesse vários repetidores de sinal na sua casa.

A principal vantagem aqui é que não há perda de qualidade do sinal pelo fato de um desses nós estar mais distante do roteador principal. Pelo contrário. Em teoria, quanto mais nós houver no ambiente, mais intenso o sinal pode ficar.

Tudo vai depender de quantos roteadores compatíveis com essa tecnologia você vincular à mesma rede.

A diferença está no software

Se as redes mesh funcionam de forma parecida ao que os repetidores de sinal fazem, por que ele não conseguem reproduzir essa tecnologia? A resposta é simples: o principal diferencial está no sistema.

Cada roteador compatível com redes mesh conta com um software especial instalado que se encarrega de fazer o gerenciamento da distribuição do sinal.

A ideia é criar uma forma inteligente de gerenciar o sinal. Por exemplo, se em um cômodo mais afastado está sendo realizada uma tarefa que requer banda maior, o sistema se encarrega de direcionar uma parte maior do sinal para lá.

Assim, todos os roteadores ajudam uns aos outros, garantindo sempre a máxima eficiência nas tarefas em qualquer ponto da casa.

A conexão, portanto, permanecerá sempre estável dentro do raio de alcance pré-determinado pelo roteador principal. Tudo isso é feito de forma automática, sem que o usuário precise fazer nenhuma ação.

Contudo, é possível ainda personalizar a configuração para manter certos ambientes com sinais mais intensos de forma permanente.

Relação custo-benefício é melhor

Se engana quem pensa ainda que essa nova tecnologia possa ser mais cara. Quando tentamos fazer algo semelhante em uma rede comum, necessitamos roteadores e repetidores mais potentes.

O problema é que eles podem se mostrar ineficientes em áreas maiores. Em outras palavras: custa caro e pode não funcionar do jeito que você gostaria.

Já no caso das redes mesh a escalabilidade da ideia é mais simples e o custo é ligeiramente menor. Em contrapartida, você tem a certeza de que o sistema funcionará. Tudo vai depender do alcance que você precisa.

Quanto maior ele for, mais nós serão necessários. Se por um lado mais roteadores podem encarecer a conta, por outro o custo unitário por peça diminui à medida que a quantidade aumenta.

Redes mesh saem na frente em segurança

Como já mencionamos, o sistema utilizado é o grande diferencial das redes mesh. Além de automatizar muitas funções, ele também é mais amigável para a configuração. Dessa forma, ele baixa as atualizações automaticamente e trocar a senha frequentemente passa a não ser mais um bicho de sete cabeças.

Por fim, é importante mencionar que esses aparelhos hoje são menos visados por hackers e bisbilhoteiros. Isso porque o software é menos vulnerável, o que torna a tarefa dos bandidos muito mais difícil.

Fonte(s): NetSpot

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.