mulher sentada em um poof acessando sites em um notebook da Positivo

6 sites para você voltar no tempo e matar as saudades dos anos 2000

Se você é uma daquelas pessoas nostálgicas que, de tempos em tempos, gosta de comentar como eram as coisas antigamente, vai ficar feliz em saber que existem alguns sites feitos especialmente para os saudosistas de plantão.

Esses sites reúnem materiais que são um verdadeiro tesouro para quem viveu no começo dos anos 2000 e acompanhou a revolução da era digital de pertinho. Veja, a seguir, alguns sites que podem fazer com que você se sinta em uma verdadeira viagem no tempo.

ícone do Internet Explorer, navegador usado nos anos 2000

Nostalgia Machine

Poucas coisas mexem tanto com as nossas emoções quanto as músicas que marcaram períodos da nossa vida, não é mesmo? O Nostalgia Machine é um site pensado para unir o clima saudoso dos internautas com músicas que fizeram sucesso. Para embarcar nessa viagem ao passado, basta que o usuário escolha entre os anos de 1951 e 2015 e, depois, clique em “Hit me!”. Assim, o site exibirá as músicas que foram os maiores hits do ano

mulher colocando uma fita cassete em um walkman

Ten Years Ago

Olha só que proposta bacana do Ten Years Ago: na plataforma, os internautas podem viajar para publicações que estavam em alta há 10 anos. O site usa dados do Internet Archive, que permite o acesso a 14 portais diferentes, analisando os posts que bombaram na década passada.

Além de saber quais vídeos eram mais acessados no YouTube, o Ten Years Ago também exibe notícias que marcaram a história, no site da BBC e em outros portais de notícias. O mais bacana é que o site é atualizado diariamente, por isso os conteúdos são sempre novos.

Wayback Machine

O banco de dados da Wayback Machine é impressionante e conta com quase 670 bilhões de páginas da internet. Para fazer a sua viagem no tempo, basta acessar o site e digitar o endereço escolhido para, assim, navegar nas publicações feitas nos últimos anos. 

Além de permitir que os internautas relembrem suas interfaces favoritas, o Wayback Machine permite até a navegação nos sites, com os layouts antigos, e com alguns links que ainda estão ativos. Isso tudo só é possível porque a plataforma conta com 7 mil bots que rastreiam dados de diversos sites e fazem prints das telas.

monitor de um computador antigo com o ícone do Internet Explorer aberto na tela

Retro Tracks

Os amantes de videogame precisam conferir o acervo do Retro Tracks, um site que tem uma vasta biblioteca, preenchida com centenas de trilhas sonoras de games que foram lançados e fizeram sucesso desde os primeiros jogos eletrônicos.

No Retro Tracks é possível ouvir, mas também baixar as músicas que estão na biblioteca. Além disso, os usuários podem conferir diversas informações técnicas a respeito das faixas que fazem sucesso e dos artistas responsáveis pelas trilhas. Para melhorar a experiência, o site tem também um fórum, onde os usuários podem conversar a respeito dos games e de suas músicas. Incrível, né?

Facebook Memories

O Facebook Memories foi lançado há pouco tempo, em 2018, e é uma extensão das memórias diárias da rede social. A ferramenta tem o intuito de englobar memórias em um mesmo espaço, para que os usuários tenham acesso a essas lembranças de forma simples e rápida. 

Além de contar com posts antigos, o Facebook Memories também mostra as amizades que estão fazendo aniversário e, claro, vídeos que compilam dias que foram especiais para os usuários. Para acessar a página, basta ir na seção “Lembranças”, que fica no menu lateral esquerdo do Facebook, e ver suas lembranças de até 12 anos atrás.

Google Street View

A ferramenta agora permite que os usuários vejam como as ruas eram anos atrás, devido às imagens que estão nos registros do site. Para pesquisar alguma rua específica, basta digitar a cidade ou o endereço no campo de busca do Google Maps e arrastar o ícone do Street View até o local desejado.

O próximo passo é clicar sobre o relógio da tela, que fica abaixo do nome da região que foi pesquisada. Assim, o site exibe uma espécie de linha do tempo, onde é possível explorar a região ao longo dos últimos anos, até 2007, que foi quando as imagens começaram a ser captadas.

Fonte(s):

TechTudo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.