Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Mito ou verdade: a internet fica mais lenta quando chove?

Certamente você já deve ter ouvido por aí que a internet fica mais lenta quando chove. Porém, será que na prática essa teoria popular se confirma? Antes de darmos um veredicto nessa história, precisamos analisar o tipo de conexão da qual estamos falando e analisar como elas funcionam para entender se há alguma relação entre as duas coisas.

Mesmo que você já tenha verificado situações como essas na prática, ainda assim, sem testes mais apurados é impossível afirmar com 100% de certeza qual é o problema em questão. Por isso, vamos com calma analisar cada uma das variáveis envolvidas nesse processo para tentar compreender por que temos essa impressão.

®GIPHY

De que tipo de internet estamos falando?

Essa é a primeira pergunta que você deve responder. Em linhas gerais, temos hoje no Brasil dois tipos de conexão: a internet via cabo, amplamente usada nas grandes cidades, e a internet via rádio, mais conhecida por aqueles que moram no interior do país. Ambas têm diferentes características, de forma que em dias de chuva elas reagem de formas distintas.

Vamos começar pela internet via cabo, a mais difundida hoje no Brasil. Em teoria (e ressaltamos aqui essa palavra) redes de internet via cabo não são afetadas pelo clima chuvoso. Ou seja, diretamente, não há uma relação entre mais chuvas e instabilidade no sinal de internet. Entretanto, é bem provável que você já tenha experimentado condições ruins especialmente em dias com chuva mais forte.

®GIPHY

De fato, isso pode acontecer. No entanto, a causa pode ser outra, como pequenas quedas de energia em locais onde estão instaladas as centrais das operadoras. Outra possibilidade é que quedas de árvores ou de postes danifiquem o cabeamento, resultando em instabilidades na estrutura da rede de uma região.

Dependendo da extensão do dano, podem ocorrer apagões em algumas regiões. Ou, ainda, com algumas regiões “fora do ar”, outras áreas podem se ver sobrecarregadas, o que também ocasionará a percepção de problemas por parte dos consumidores.

Por fim, existe a possibilidade de o problema ser estrutural da sua própria residência. Instalações malfeitas ou desgastadas podem sofrer infiltrações em dias de chuva e a água pode causar ruídos na conexão. Em resumo: em teoria, chuva e internet via cabo não têm uma relação direta entre si, mas todo o restante da rede sim, de forma que é possível que você perceba algum tipo de instabilidade.

Internet via rádio: relação direta com o mau tempo

Já nas redes de internet que operam com sinal via rádio a relação entre o mau tempo e a qualidade da conexão é direta. Isso porque as chuvas prejudicam o envio e a recepção de pacotes de dados pelas antenas. Com essas interferências, o sinal é distribuído com intensidade mais baixa ou com mais ruídos, o que resulta em instabilidade.

E não é só a chuva. A umidade do ar, as nuvens mais carregadas e as descargas elétricas na atmosfera, por exemplo, são fatores capazes de impactar diretamente na troca de dados. E o pior de tudo: não há muito o que fazer, a não ser torcer para que o clima se estabilize e pare de chover.

®Conecta Minas

Já no caso da internet via cabo, se os problemas se tornarem muito frequentes entre em contato com a sua operadora para que eles possam avaliar se há alguma relação das quedas de sinal com as instalações da sua casa ou da sua rua. De qualquer forma, ainda que em menor escala, o mau tempo vai continuar sendo um problema em certas regiões.

Fonte: TelstraStephouseWorldline

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter