Positivo do seu jeito

Tecnologia

5 tecnologias que bombaram nos anos em que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo

9 de junho de 2018

por: MKT Positivo

Estamos a poucos dias do início de mais uma edição da Copa do Mundo, um evento que sempre faz o Brasil parar para acompanhar. Quem vê os jogos pela TV ou na internet hoje em dia nem imagina quais eram as tecnologias que faziam sucesso por aqui quando a Seleção Brasileira ganhou cada uma das Copas do Mundo.

Chegou a hora de fazer uma viagem no tempo e conferir como era o cotidiano das pessoas nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Será que em breve poderemos guardar na nossa memória 2018 como o ano do hexa?

®GIPHY

1958: o mundo redescobre o Brasil

A primeira conquista da Seleção Brasileira, na Suécia, serviu para mostrar ao mundo a força do Brasil – e para revelar Pelé, o atleta do século. Naquela época, Brasília estava sendo construída para se tornar a nossa capital e no rádio a Bossa Nova era o ritmo que mais fazia sucesso. O Fusca era o carro mais popular do país.

Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras emissoras de TV, ainda em preto e branco, e somente ao vivo. As informações sobre a Copa eram obtidas apenas pelo rádio – esse sim era a grande estrela entre os eletrônicos da época.

O ano de 1958 marca ainda o lançamento do primeiro jogo eletrônico da história: o game Tennis for Two.

®FLICKER HEATSYNC LABS
®FLICKER WINDELL OSKAY

1962: Brasil se torna uma potência do futebol mundial

A segunda conquista da Seleção Brasileira aconteceu no Chile. A equipe liderada por Garrincha colocaria de vez o futebol brasileiro no mapa do esporte mundial.

Foi nesse ano também que o Santos de Pelé se tornou o primeiro clube brasileiro a se consagrar campeão do mundo. A projeção internacional do Brasil também foi consolidada com o filme O Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

No mundo da tecnologia o tempo era de descobertas. Um ano antes, Yuri Gagarin havia se tornado o primeiro astronauta russo a ir para o espaço.

Nesse período, havia os preparativos para o primeiro voo do Boeing 727, que aconteceria em 1973. Em 1962 foi lançado ainda o primeiro satélite de comunicação civil no espaço, o Telstar.

®FLICKR SDASM ARCHIVES
®VIMEO

A Copa de 1962 foi também a primeira a que os brasileiros puderam assistir na TV, mas os jogos não eram ao vivo: muitas vezes, eles eram exibidos com até dois dias de atraso, dá para imaginar? Isso porque as fitas com os jogos gravados tinham que vir de avião do Chile para cá.

1970: a consagração de Pelé ao vivo e em cores

A Copa de 1970 foi realizada no México e é considerada uma das mais icônica da história da Seleção. O Brasil foi o primeiro tricampeão do mundo e a equipe com Pelé, Gerson, Tostão e Rivellino é considerada uma das melhores da história do futebol.

O Brasil vivia um período de ditadura militar, mas a Copa de 1970 foi a primeira que pudemos ver ao vivo em cores, graças a evolução da TV. Como os aparelhos ainda eram muito caros, a maioria ouvia os jogos no rádio ou se reunia em locais públicos para acompanhar as partidas da Seleção.

O início dos anos 70 marcou ainda a evolução de muitas tecnologias. O primeiro microprocessador viria a público em 1971, assim como o e-mail também foi criado nesse ano. O primeiro vídeo game, o clássico Pong, seria lançado pela Atari em 1972.

®WIKIMEDIA COMMONS

Por incrível que pareça, o Pong tem muita relação com futebol. Embora ele simule um tênis de mesa, também lembra muito o clássico “gol a gol”, em que um goleiro joga contra outro.

No jogo, o player controla uma paleta movendo-a na vertical para competir contra o computador ou outro jogador. Os jogadores usam suas paletas para acertar a bola e mandá-la para o outro lado buscando fazer o ponto. A bola aumentava de velocidade a cada rebatida, para tornar a partida ainda mais desafiadora.

®ATARI

Além dessas tecnologias acima, vale lembrar também que foi em 1970 que o mundo conheceu os primeiros displays de cristal líquido.

1994: É Tetra! É Tetra!

O grito clássico de “É tetra” ficou imortalizado na voz de Galvão Bueno. Depois de 24 anos, a seleção liderada por Romário voltava ao topo na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos. O ano marca ainda a trágica morte do piloto Ayrton Senna e entra em vigor o Real, moeda que persiste até hoje.

Em 1994 a internet dava os seus primeiros passos, pois foi o ano em que a primeira página foi colocada no ar por Tim Berners-Lee. Os PCs, equipados com o sistema operacional Windows 3.11, dominavam um mercado ainda em expansão.

®WIKIMEDIA COMMONS

Os pagers, dispositivos eletrônicos para contatar pessoas por meio de uma rede de comunicação — surgidos como precursores dos celulares na década de 80 —, estavam em seu auge. Os celulares, que na época não eram nem smart, ainda eram enormes.

®MOTOROLA

No mundo dos games, o sucesso do momento era Doom, game que praticamente deu origem aos FPS. Os DVDs, que hoje estão saindo de cena aos poucos, ainda nem existiam: eles só seriam inventados um ano depois.

 

2002: Ronaldo lidera o Brasil na conquista do penta

Nem parece que já faz 16 anos que o Brasil conquistou a sua última Copa do Mundo. Liderada por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, a equipe deu show nos gramados do Japão e da Coreia do Sul, nesta que foi a primeira Copa do Mundo realizada na Ásia.

No mundo da tecnologia, a evolução acontecia em ritmo acelerado graças ao sucesso absoluto da internet. Os celulares haviam reduzido o seu tamanho, mais ainda faltava a eles funções mais inteligentes – no máximo, mandavam mensagens de texto.

Os primeiros serviços de vídeo on demand começavam a sair do papel, mas não havia conexão suficiente para suportá-los.

®WIKIMEDIA COMMONS

Redes sociais como o Twitter, o Facebook ou mesmo o finado Orkut ainda não existiam. Até mesmo a comunicação era diferente, já que o ICQ e as salas de bate-papo nos grandes portais eram ainda o melhor caminho para conversar. WhatsApp e MSN Messenger? Ainda não havia nenhum sinal deles.

2018: mais um ano memorável para entrar pra história brasileira?

O Brasil está na luta pelo hexa mais uma vez e é um dos favoritos! Será que nossa lista vai adicionar carros autônomos, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), computadores holográficos, notebooks touchscreen e smartphones com tela grande?

A POSITIVO Tecnologia acredita que o hexa vai chegar e este ano ficará guardado positivamente na vida de todos os brasileiros.  Temos a crença que a transformação tecnológica pode mudar a vida das pessoas, por isso promovemos a inclusão social há quase 3 décadas.

Sentiu falta ou se lembrou de alguma tecnologia que não esta presente no texto? Conta pra gente nos comentários!

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.