Positivo do seu jeito

Tecnologia

4 recursos do cabo HDMI que você provavelmente desconhece

27 de agosto de 2018

por: MKT Positivo

Embora seja popularmente usado como um conector entre a TV e eletrônicos e entre o PC e um monitor, há muitos recursos do cabo HDMI que provavelmente você desconhece. O formato é hoje um dos mais versáteis e eficientes disponíveis no mercado, e esconde alguns segredos que nem todos sabem.

Nesse artigo, vamos apresentar pelo menos quatro recursos que os cabos HDMI oferecem e dos quais você pode tirar proveito. Na dúvida, vale sempre a pena ter em mãos um cabo HDMI extra, pois eles funcionam como uma espécie de “coringa” em muitas ocasiões. Será que você já explorou todo o potencial que esse formato oferece?

®GIPHY

Função CEC (Consumer Electronics Control)

Entre todas as funções que os cabos HDMI possuem, essa sem dúvida é a mais utilizada, mesmo que você desconheça a sigla CEC. Em inglês, ela significa Consumer Electronic Control, algo como Controle de Eletrônicos do Consumidor. É graças a essa tecnologia que você pode ligar um cabo a uma TV e usar o mesmo controle remoto para comandar diversas funções.

®ADOBE STOCK

É ele quem permite que você aumente o volume da TV usando o controle do home theater, para citar apenas um exemplo de integração. Além disso, por se tratar de um padrão universal, mesmo eletrônicos de marcas diferentes são capazes de “conversar” entre si sem que haja qualquer tipo de problema. Os cabos são, portanto, uma espécie de tradutor universal.

Funções ARC e eARC

Essas duas funções foram implantadas em 2009, quando ocorreu o lançamento do HDMI 1.4 – que hoje é um dos mais utilizados. ARC é uma sigla para Audio Return Channel, algo como Canal de Retorno de Áudio. Esse sistema funciona como um grande integrador de recursos de áudio entre múltiplos aparelhos.

Por exemplo, você pode conectar um home theater e um vídeo game a uma TV via cabo HDMI e o som do console sairá diretamente no aparelho de som em 5.1 canais. Caso essa tecnologia não existisse, seria preciso utilizar um cabo óptico adicional. Se a sua TV for compatível com essa tecnologia, a inscrição HDMI-ARC estará na entrada correspondente.

®ADOBE STOCK

Note ainda que em 2017, quando foi lançada a versão HDMI 2.1, uma nova tecnologia foi implantada, a eARC (sigla para Enhanced Audio Return Channel). As funções permaneceram as mesmas, mas agora há compatibilidade com tecnologias mais avançadas, como Dolby Atmos e DTS:X.

Função HEC

Outra função que tem possibilidade de utilização é a HEC, sigla para HDMI Ethernet Channel. Essa tecnologia permite que todos os aparelhos que estiverem conectados a um receptor possam ter acesso à internet. Ela funciona como uma distribuidora de conteúdo: ao invés de cada eletrônico ter a sua própria conexão à internet, a TV faz o papel de distribuir um sinal único para todos, diminuindo assim o número de conexões.

®ADOBE STOCK

Esse recurso foi implementado no formato HDMI com a chegada da versão 1.4, porém a indústria não apostou muito nela. São poucos os aparelhos compatíveis com HDMI-HEC e uma das razões é limitação de velocidade de transferência de dados a 100 Mbits/s. Trata-se de uma função que tende a cair em desuso se não for aperfeiçoada.

Função MHL

Hoje em dia é fácil conectar um smartphone à TV, como mostramos no artigo “5 formas de conectar um smartphone na televisão”. Porém, nem sempre foi assim e no passado o cabo HDMI fez um papel auxiliar nessa tarefa graças à tecnologia MHL. A sigla indica Mobile High-Definition Link, ou seja, Link Móvel de Alta Definição.

®ADOBE STOCK

Esse recurso permite que ao conectar o smartphone na TV via cabo HDMI seja possível não apenas transmitir imagens e áudio como também carregar a bateria. Essa tecnologia foi adotada em 2010 e contou com suporte das principais fabricantes de smartphone. Contudo, a chegada de tecnologias como o Miracast e o Chromecast acabaram colocando a MHL em segundo plano.

Pesa contra ela a incompatibilidade com smartphones mais novos e a necessidade de um cabo específico (USB-HDMI) ou conversor compatível, algo que encarece o custo. Porém, a tecnologia provavelmente está lá na sua TV e é suportada pelos cabos HDMI.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.