Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

oculos-do-facebook-grava-videos

Óculos do Facebook que grava vídeos promete ser o futuro das redes sociais

O Facebook inovou ao apresentar um óculos que grava vídeos. Desenvolvidos em parceria com a fabricante Ray-Ban, o dispositivo é capaz de fazer fotos e gravar vídeos de forma integrada ao app Facebook View. Fica conosco que vamos explicar como funcionam os óculos do Facebook e quais são suas principais características.

Os Ray-Ban Stories são um par de óculos inspirados nos famosos Spectacles, do Snapchat. Assim como seu companheiro, o dispositivo do Facebook foi pensado para ajudar criadores de conteúdo a registrar momentos de forma rápida e diferenciada. O acessório inteligente é uma alternativa interessante para captar momentos durante atividades que exijam o uso das mãos.

Se engana quem pensa que o Ray-Ban Stories é apenas um dispositivo com câmeras. O modelo foi desenvolvido como uma ferramenta tecnológica versátil que permite ouvir músicas, atender chamadas do celular e realizar ações diversas usando o sistema por comandos de voz.

As fotos e vídeos criados com esses óculos podem ser rapidamente compartilhadas no Facebook do usuário. O conteúdo é enviado para o modo stories e fica disponível por até 24 horas. O conteúdo, entretanto, também pode ser compartilhado em redes como TikTok, Snapchat e Twitter.

A seguir, vamos conhecer melhor como funcionam os óculos e seus principais benefícios.

Principais características do Ray-Ban Stories

Parece até coisa de filme de ficção científica. Já pensou em ter um óculos de sol que pode ser usado como câmera? A novidade do Facebook chama atenção por apresentar duas câmeras frontais para que o usuário possa gravar cenas como se estivesse registrando tudo que é visto por seus olhos.

Mas o Ray-ban Stories vai além. O dispositivo conta com dois microfones integrados que podem ser usados tanto para captar o som do ambiente quanto para receber comandos de voz. O usuário pode iniciar uma nova gravação tocando sobre um botão na parte superior das hastes e dizendo “Hey Facebook, take a vídeo”. O sistema depende de pareamento com um celular através do app Facebook View.

Outro ponto interessante, porém controverso, é a adição de pequenos alto falantes nas hastes. Por meio deles, o usuário pode reproduzir áudio do telefone usando conexão Bluetooth. O ajuste do volume também é realizado nas hastes. O usuário só precisa deslizar o dedo para frente ou para trás na parte superior para que a intensidade do áudio seja alterada.

Preocupação com a privacidade das pessoas

O Ray-Ban Stories não foi criado para espionagem. Apesar de parecer um item de espionagem digno dos filmes de James Bond, o dispositivo foi criado para garantir a privacidade das pessoas. A preocupação do Facebook é válida não apenas por uma questão ética, mas por conta de contratos e direito de uso de imagens que as pessoas são submetidas ao aceitar termos de redes sociais.

Quando o usuário ativa a gravação de vídeo, o dispositivo inteligente ativa luzes de led ao redor do sensor da câmera. Dessa maneira, qualquer pessoa próxima saberá que algo está acontecendo e pode verificar que os óculos contam com duas câmeras frontais que estão registrando a cena.

O Facebook também afirma que o dispositivo recebe informações dos usuários como o endereço de e-mail, senha do app Facebook View e o status da bateria.

Características da câmera e autonomia da bateria

Um óculos de sol com sistema de bateria recarregável? Pode parecer estranho, mas é necessário. Sem o sistema de energia seria impossível que o dispositivo funcionasse de forma inteligente. Segundo o Facebook, a bateria do Ray-Ban Stories pode durar até 6 horas em uso moderado.

O modelo conta com duas câmeras frontais similares àquelas equipadas em smartphones. Ambas contam com cinco megapixels e são limitadas a capturar até 30 segundos de vídeo. A duração da gravação é curta, mas é o suficiente para criar diversos conteúdos rápidos para compartilhamento em diferentes redes sociais.

A falta de um sistema de realidade aumentada pode ser um ponto frustrante para muitas pessoas. Ainda assim, o produto se destaca por oferecer uma forma inteligente e prática de comunicação com as redes sociais.

O desenho do óculos é o mesmo que o famoso Ray-Ban WayFarer. A diferença fica na adição das duas câmeras e nas hastes que são relativamente mais grossas que as originais da fabricante.

Valor e disponibilidade após o lançamento

O lançamento do Ray-Ban Stories foi anunciado apenas nos Estados Unidos. Portanto, usuários que residam no país poderão adquirir um modelo pelo valor de 299 dólares. Até o momento, não há informações sobre quando o produto será lançado em outros países e, tão pouco, se contará com suporte no Brasil.

Gostou dessa novidade do Facebook? Continue navegando no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar soluções para os seus problemas em dispositivos móveis, aplicativos, redes sociais e serviços na internet. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter