neon com o símbolo do wi-fi e um símbolo de alerta em amarelo

Descubra como resolver problemas de conexão com a internet Wi-Fi

A internet tornou-se uma parte essencial de nossas vidas, e uma conexão Wi-Fi estável é crucial para muitas de nossas atividades diárias, seja para trabalho, estudo ou lazer. No entanto, problemas de conexão podem surgir em inúmeras situações, causando frustração e interrupções indesejadas. Se você já se deparou com a temida exclamação ao lado do ícone Wi-Fi, enfrentou lentidão ao carregar páginas ou simplesmente não conseguiu se conectar, não está sozinho. 

macaco nervoso usando um notebook

Neste breve guia, vamos explorar algumas soluções práticas para os problemas mais comuns de conexão Wi-Fi. Embora tentemos abordar a maioria das situações, é importante lembrar que existem casos atípicos e pode não haver uma solução única para todos os problemas, porém a seguir vamos passar pelos mais corriqueiros.

Antes de mais nada, recomendamos que você  teste sua conexão!

Para entender a real velocidade da sua conexão com a internet, o site fast.com é uma ferramenta simples e direta oferecida pela Netflix. Ele fornece uma medição instantânea da velocidade de download, que é o que a maioria das atividades online, como streaming de vídeo, realmente utiliza. 

Além disso, para verificar se sua conexão está utilizando o protocolo IPv6, que é a próxima geração de endereços de internet e oferece uma série de melhorias em relação ao antigo IPv4, você pode usar o Test IPv6. Esta ferramenta fornece um diagnóstico detalhado e indica se sua conexão está pronta para o futuro da internet. 

Afinal, muitas vezes a instabilidade da internet não tem a ver com a sua rede Wi-Fi, mas sim com as rotas e conexões da sua operadora, por isso primeiro elimine esta possibilidade.

1. Verifique o modem e o roteador

Antes de mergulhar em configurações técnicas, é essencial verificar o básico. Certifique-se de que seu roteador e modem estejam ligados e funcionando corretamente. Às vezes, um simples reinício pode resolver muitos problemas de conexão:

  • Desligue e ligue o modem e o roteador: desconecte-os da tomada, espere 3 minutos e reconecte-os. Aguarde até que todas as luzes voltem ao normal e tente se conectar novamente.
  • Verifique os cabos: certifique-se de que todos os cabos estejam conectados corretamente e em boas condições, principalmente se for fibra óptica. Caso algo esteja errado, é comum o modem e/ou roteador acender uma luz laranja indicando que não está recebendo sinal.
  • Posicionamento do roteador: o local onde o roteador está posicionado pode afetar a qualidade do sinal da rede sem-fio. Evite colocá-lo próximo a paredes grossas (principalmente concreto) e/ou em armários. O ideal é mantê-lo em um local central e elevado em sua casa.
  • Frequência e Canais: a indústria criou o Wi-Fi de 5 GHz, que oferece maior desempenho e melhores velocidades com menos interferência. Se o seu roteador suporta essa frequência, ative-a. Além disso, em áreas com muitos roteadores próximos, como prédios, é importante ajustar o canal de rádio para evitar interferências.
  • Troque suas antenas: se o seu roteador tem antenas externas, considere trocá-las por modelos mais eficientes. Antenas direcionais, por exemplo, podem fortalecer o sinal em uma direção específica.
  • Considere  um repetidor: para ampliar o alcance da rede em residências maiores, um repetidor pode ser uma solução eficaz. Ele capta o sinal do roteador principal e o retransmite, ampliando a área de cobertura.
  • Adicione pontos de acesso mesh: uma alternativa mais robusta aos repetidores, os pontos de acesso criam uma rede mesh única, garantindo uma conexão estável e confiável em áreas maiores.
desenho de uma pessoa ligando o roteador

2. Problemas com o software

Muitas vezes, o problema pode estar relacionado ao software ou às configurações do dispositivo:

  • Reinicie o dispositivo: seja um computador, smartphone ou tablet, tente reiniciá-lo.
  • Verifique se o modo avião está desativado: em dispositivos móveis, certifique-se de que o modo avião está desligado.
  • Esqueça a rede e reconecte: nas configurações de Wi-Fi, selecione a rede, esqueça-a e depois tente se conectar novamente.
  • Atualize o firmware: no caso dos aparelhos (modem ou roteador), verifique se o aparelho está com a última versão do sistema instalado. A maioria das pessoas configura o roteador de casa e esquece dele até que ele dá problema e precisa ser reiniciado. As fabricantes frequentemente lançam atualizações do firmware para o roteador que melhoram alguns aspectos do aparelho. Além disso, atualizar o roteador é sempre recomendado por questões de segurança e desempenho.
  • Atualize os drivers: no caso de computadores, pode ser útil verificar se os drivers da placa de rede estão atualizados.
  • Restaure as configurações de fábrica: como último recurso, você pode redefinir seu roteador para as configurações de fábrica. No entanto, lembre-se de que isso apagará todas as suas configurações personalizadas.

Para acessar o seu roteador, confira os usuários e senhas-padrão das principais marcas:

FabricanteNome de UsuárioSenha
2Wireadminadmin
3Comadmin admin 
3Comcomcastsup 1234 
AboComadmin admin 
Acctonroot 0P3N 
Aceexadmin epicrouter 
Actiontecadmin password 
ADC Kentroxadmin secret 
Airtiesadmin blank 
Aliceadmin admin 
Ambituser user 
AMITadmin admin 
AOCadmin admin 
Appleroot alpine 
Arrisadmin password 
ASUSadmin admin 
Aztechadmin admin 
Bandluxeadmin admin 
Belgacom admin admin 
Belkin admin admin 
Billion admin admin 
BT admin admin 
Buffaloroot blank 
C3-TECHadmin admin 
Cisco admin admin 
Comtrendroot 1234 
Conceptronic admin admin 
Dell admin admin 
D-Linkadmin blank 
DrayTek admin admin 
Dynalink admin admin 
ECI admin admin 
Edimaxadmin 1234 
FiberHome admin admin 
Fritz!Boxadmin blank
Huawei admin admin 
Intelbras admin admin 
Intenouser user 
Linksys admin admin 
Motorolaadmin motorola 
MSI admin admin 
Multilaser admin admin 
NetCommadmin password 
Netgear admin password 
Ovislink admin admin 
Pirelli admin admin 
Sagemcom admin admin 
Siemens admin admin 
Sitecom admin admin 
Technicolor admin blank
Tenda admin admin 
Thomson admin admin 
TP-Linkadmin admin 
TRENDnet admin admin 
Ubeeuser user 
Virgin Mediaadmin changeme 
Vivo admin admin 
Zhone admin admin 
ZTE admin admin 
ZyXEL admin 1234 

3. Sinal fraco de internet Wi-Fi

O roteador, como qualquer equipamento eletrônico, pode apresentar falhas após longos períodos de uso contínuo.

  • Limite o número de dispositivos conectados: muitos dispositivos conectados simultaneamente podem sobrecarregar o roteador.
  • Mude a senha da rede se identificar dispositivos desconhecidos: isso garante que apenas dispositivos autorizados estejam conectados.
  • Altere o canal do roteador: escolha um canal com menos interferência.
  • Verifique atualizações do Windows Update: algumas atualizações podem resolver problemas de compatibilidade com redes Wi-Fi.
animação mostrando que o único planeta do Sistema Solar que tem wi-fi é a Terra

4. Olhe as configurações do sistema operacional

Windows 11 (retiradas da Microsoft)

Etapas para tentar primeiro

Primeiro, faça o seguinte para tentar corrigir ou restringir o problema de conexão:

  1. Execute Obter ajuda para solucionar problemas e corrigir problemas comuns de conexão. Clique com o botão direito do mouse no ícone de rede no lado direito da barra de tarefas e selecione Diagnosticar problemas de rede ou abra Obter Ajuda para Rede & Internet.
  2. Verifique se o Wi-Fi está ativado. Selecione o ícone Sem Internet no lado direito da barra de tarefas e verifique se Wi-Fi está ativada. Se não for, selecione-o para ativá-lo. Além disso, verifique se o modo Avião está desativado.
  3. Selecione Gerenciar conexões de Wi-Fi (>) na configuração rápida do Wi-Fi, consulte se há uma rede Wi-Fi que você reconhece e confia na lista de redes. Se isso acontecer, selecione a rede Wi-Fi e tente se conectar a ela. Se ele disser Conectado sob o nome da rede, selecione Desconectar, aguarde um momento e selecione Conectar novamente.
  4. Tente se conectar a uma rede em uma faixa de frequência diferente. Muitos roteadores de Wi-Fi do consumidor são transmitidos em duas faixas de frequência de rede diferentes: 2,4 GHz e 5 GHz. Elas serão exibidas como redes separadas na lista de redes Wi-Fi disponíveis. Se sua lista de redes Wi-Fi disponíveis incluir uma rede de 2,4 GHz e uma rede de 5 GHz, tente se conectar à outra rede. Para saber mais sobre as diferenças entre redes de 2,4 GHz e redes de 5 GHz, marcar problemas de Wi-Fi e seu layout doméstico.
  5. Verifique se o comutador físico do Wi-Fi em seu notebook está ativado (uma luz indicadora geralmente acende quando ele está ligado).
  6. Reinicie o modem e o roteador sem fio. Isso ajuda a criar uma nova conexão com seu provedor de serviços de Internet (ISP). Quando você fizer isso, todos os que estiverem conectados à sua rede Wi-Fi serão desconectados temporariamente. As etapas para reiniciar o modem e roteador podem variar, mas aqui estão as etapas gerais.

Observação: se você tiver um modem a cabo/dispositivo de combinação de roteador Wi-Fi, só precisará seguir as etapas para o dispositivo único.

  1. Desconecte o cabo de alimentação do roteador da tomada.
  2. Desconecte o cabo de alimentação do modem da tomada.  
  3. Alguns modems têm uma bateria reserva. Se você desconectar o modem e as luzes permanecerem acesas, remova a bateria do modem.
  4. Aguarde pelo menos em torno de 30 segundos.
  5. Se tiver sido necessário remover a bateria do modem, recoloque-a.
  6. Ligue o modem na fonte de alimentação. As luzes no modem piscarão. Aguarde até que parem de piscar.
  7. Ligue o roteador na tomada novamente.
  8. Aguarde alguns minutos para que o modem e o roteador estejam totalmente ligados. Geralmente, você sabe que estão prontos observando as luzes de status nos dois dispositivos.
  9. No computador, tente se conectar novamente.

Como reduzir a origem do problema

homem muito bravo sacudindo o monitor de um computador antigo e dizendo "fale comigo" em inglês

Problemas de conexão podem ser devido a uma variedade de motivos: problemas com o site, seu dispositivo, o roteador, o modem, o Wi-Fi ou o provedor de serviços de Internet (ISP). Experimente as etapas a seguir para ajudar a reduzir a origem do problema.

  1. Se o ícone “Wi-Fi conectado” aparecer no lado direito da barra de tarefas, visite um site diferente. Se o site for aberto, pode haver um problema com o site específico. Se você não puder se conectar a outro site, vá para a próxima etapa.
  2. Em outro laptop ou telefone, tente se conectar à mesma rede. Se você puder se conectar, a origem do problema provavelmente será devido ao seu dispositivo. Vá para a seção Solução de problemas de rede em seu dispositivo. Se você não puder se conectar à rede em qualquer dispositivo, continue para a próxima etapa.
  3. Verifique se há um problema com a conexão com o roteador Wi-Fi. Faça isso usando um teste de ping.
    1. Selecione Pesquisar  na barra de tarefas e digite prompt de comando. O botão Prompt de Comando será exibido. À direita, selecione Executar como administrador > Sim.
    2. No prompt de comando, digite ipconfig e selecione Inserir. Procure o nome da rede Wi-Fi nos resultados e localize o endereço IP listado ao lado do gateway Padrão para essa rede Wi-Fi.  Se necessário, anote o endereço. Por exemplo: 192.168.1.1
    3. No prompt, digite ping <DefaultGateway> e selecione Inserir.  Por exemplo, digite ping 192.168.1.1 e selecione Enter. Os resultados devem ser mais ou menos assim:
  • Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
  • Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
  • Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
  • Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64

Estatísticas de ping para 192.168.1.1: Pacotes: Enviado = 4, Recebido = 4, Perdido = 0 (perda de 0%, Tempos de ida e volta aproximados em mil segundos: Mínimo = 4ms, Máximo = 5ms, Média = 4ms

Solução de problemas de rede em seu dispositivo

Executar comandos de rede

  1. Tente executar esses comandos de rede para redefinir manualmente a pilha TCP/IP, liberar e renovar o endereço IP e liberar e redefinir o cache do resolvedor de cliente DNS:
  2. Selecione Pesquisar  na barra de tarefas e digite prompt de comando. O botão Prompt de Comando será exibido. À direita, selecione Executar como administrador > Sim.
  3. No prompt de comando, execute os seguintes comandos na ordem listada e verifique se isso corrige o problema de conexão:
  • Digite netsh winsock reset e selecione Enter.
  • Digite netsh int ip reset e selecione Enter.
  • Digite ipconfig /release e selecione Enter.
  • Digite ipconfig /renew e selecione Enter.
  • Digite ipconfig /flushdns e selecione Enter.

Wi-Fi com conexão limitada

Se você tem acesso à internet, mas o Wi-Fi não está funcionando corretamente e o ícone de internet no Windows exibe “Conexão limitada” ou “Sem acesso à internet”, siga os passos abaixo para corrigir o problema:

Passo 1:

Acesse o “Painel de controle”.

Passo 2:

Clique em “Rede e Internet”.

Passo 3:

Selecione “Central de rede e compartilhamento”.

Passo 4:

Clique sobre sua rede Wi-Fi em “Tipo de acesso”.

como solucionar problemas de rede com conexão limitada passo 4

Passo 5:

Clique em “Propriedades”.

como solucionar problemas de rede com conexão limitada passo 5

Passo 6:

Depois, clique em “Configurar”.

como solucionar problemas de wi-fi com conexão limitada passo 6

Passo 7:

Selecione a categoria “Gerenciamento de Energia”.

Passo 8:

Desative a opção “O computador pode desligar este dispositivo para economizar energia”.

como solucionar problemas de wi-fi com conexão limitada passo 8

Sites não carregam no Wi-Fi

Se você está enfrentando problemas com sites que não carregam na rede Wi-Fi, o problema pode estar relacionado à sua conexão DNS. Siga os passos abaixo para resolver:

Passo 1:

Acesse o “Painel de controle”.

Passo 2:

Clique em “Rede e Internet”.

Passo 3:

Selecione a categoria “Alterar configurações do adaptador”.

como solucionar problemas de sites que não carregam no wi-fi passo 3

Passo 4:

Clique com o botão direito para acessar “Propriedades” da sua rede Wi-Fi.

como solucionar problemas de sites que não carregam no wi-fi passo 4

Passo 5:

Clique duas vezes sobre a opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”.

como solucionar problemas de sites que não carregam no wi-fi passo 5

Passo 6:

Marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.

como solucionar problemas de sites que não carregam no wi-fi passo 6

Passo 7:

Digite os endereços do Google: 8.8.8.8 (no campo principal) e 8.8.4.4 (no campo secundário).

Passo 8:

Clique em “OK” para concluir a nova configuração.

Alta latência em jogos online

Se você está enfrentando alta latência (Ping ou Lag) em jogos online, siga os passos abaixo para melhorar sua conexão:

Passo 1:

Faça um teste de velocidade de internet na conexão Wi-Fi.

Passo 2:

Encerre todos os aplicativos que consomem internet em segundo plano.

Passo 3:

Reinicie seu dispositivo e também o roteador de internet.

Passo 4:

Se o problema persistir, acesse as configurações do seu roteador e altere o canal de internet.

Passo 5:

Se possível, opte por jogar através de uma conexão cabeada para garantir uma conexão mais estável.

5. Outras dicas úteis

  • Verifique seu plano de internet: às vezes, o problema pode estar relacionado à sua velocidade de internet contratada. Faça um teste de velocidade para verificar.
  • Use um extensor de alcance: se sua casa é grande ou tem muitas paredes, um extensor de alcance pode ajudar a melhorar o sinal em áreas mais distantes.
  • Verifique se há muitos dispositivos conectados: muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo podem sobrecarregar sua rede.

***

Se você encontrou este guia útil, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Afinal, todos nós enfrentamos problemas de Wi-Fi em algum momento. E para mais dicas, tutoriais e informações sobre tecnologia, continue acompanhando o blog Positivo Do Seu Jeito!

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