Se você foi vítima de roubo ou perdeu o seu aparelho celular, saiba que é possível localizá-lo de maneira remota, usando as ferramentas nativas do seu Android.
Inclusive isso pode auxiliar a polícia a achá-lo após a abertura de um Boletim de Ocorrência. Para entender quais são as alternativas de rastreamento e como realizá-las, acompanhe o conteúdo de hoje!
Confira abaixo quais são as alternativas para localizar o seu celular Android.
A maioria dos tablets e celulares Android possuem um recurso chamado Encontre meu Dispositivo. Essa função é ativada ao realizar o login no aparelho. Veja abaixo como utilizá-lo:
Passo 1. Acesse o link;
Passo 2. Realize o login com seu e-mail e senha do Google, lembre-se de que precisa ser a mesma conta que estava sendo utilizada no seu smartphone perdido;
Passo 3. Localize o seu dispositivo na lista de aparelhos e mantenha o GPS ligado para que esse recurso funcione.
Caso você tenha perdido o seu celular e provavelmente ele esteja por perto, também é possível emitir um som durante cinco minutos para encontrá-lo. Esse alerta sonoro vai ser tocado mesmo que seu aparelho esteja no modo silencioso. Aprenda como fazer isso:
Passo 1. Acesse o mapa do Encontre meu Dispositivo;
Passo 2. Clique em “Reproduzir Som”;
Passo 3. Agora é só procurar seu aparelho e ao encontrá-lo o som pode ser desabilitado de duas maneiras: com ele em mãos, apenas aperte o botão “liga e desliga” ou clique no botão “Parar de tocar”.
Outra medida importante a ser tomada quando um aparelho for roubado ou perdido é bloqueá-lo para que terceiros não tenham acesso a seus dados e informações pessoais. E para fazer isso é só bloqueá-lo pelo “Encontre Meu Dispositivo”. Saiba como usar esse recurso acompanhando o passo a passo abaixo:
Passo 1. Entre no “Encontre Meu Dispositivo”;
Passo 2. Clique em “Proteger Dispositivo”;
Passo 3. Caso queira, você pode escrever uma mensagem de recuperação e/ou número de recuperação no bloqueio de tela, para que qualquer pessoa possa entrar em contato;
Passo 4. Finalize o bloqueio apertando em “Proteger Dispositivo”.
Quando ativada a opção “Proteger Dispositivo”, o acesso aos dados será bloqueado de imediato se ele estiver conectado à internet.
É válido ressaltar que será possível desbloquear o celular após esse processo, mas para isso será solicitado o código de acesso ou combinação na tela de bloqueio quando o aparelho estiver em mãos.
Contudo, a biometria, como o leitor de impressões digitais, se manterá desativada após a habilitação da trava de segurança.
Conforme ensinamos no passo a passo anteriormente, você pode inserir informações de contato na tela de bloqueio de um aparelho que foi roubado ou perdido. Dessa forma, aquele que achar o telefone vai ter a opção de encontrar o dono do dispositivo para realizar a devolução do mesmo. Lembrando que após a recuperação será necessário realizar o login na conta do Google mais uma vez.
Infelizmente não é possível realizar o rastreio do celular pelo IMEI. Acontece que esse código é usado pela operadora de celular somente para efetuar o bloqueio de rede de telefonia. Sendo assim, o dispositivo deixa de funcionar com chips de qualquer operadora.
Caso seu celular seja um Samsung, saiba que é possível realizar o rastreamento. Anteriormente, a Samsung tinha um recurso que permitia localizar smartphones Galaxys que foram perdidos, mas essa ação dependia de uma conexão com a internet.
Infelizmente o “Encontre meu Dispositivo” do Google não permite achar um celular desligado.
Rastrear um celular usando o número de telefone é uma alternativa possível somente para as autoridades em casos mais extremos, como uma investigação criminal.
Existem alguns aplicativos que são considerados como “apps espiões” que podem sim ajudar a encontrar um aparelho que foi perdido ou roubado. Um deles é o mSpy, que é capaz de monitorar a localização exata de um smartphone. Esse aplicativo também é capaz de rastrear outras informações, por exemplo, ligações e histórico de navegação.
Contudo, esse aplicativo assim como outros semelhantes são alvos de polêmicas sobre a ética, tendo em vista que eles atuam de maneira totalmente oculta. Portanto, você pode usufruir desses aplicativos apenas como mais uma opção em casos de roubo ou perda. Mas não os utilize para espionar outras pessoas, afinal isso é um tipo de crime e pode acarretar em até dois anos de prisão.
Caso seu smartphone tenha sido roubado, não é indicado que você vá atrás dele por conta própria. O ideal é registrar um boletim de ocorrência e comunicar a polícia sobre a localização do aparelho, dessa forma você zela por sua segurança.
O que você pode fazer é bloquear o seu aparelho de maneira remota, conforme ensinamos em um tópico anterior.
Assim como apresentado no conteúdo de hoje, existem diversas maneiras de rastrear um celular roubado ou perdido, portanto analise qual a opção mais viável para o seu caso.
E para continuar obtendo mais dicas sobre o uso do seu smartphone, confira os outros conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.