pin de localização 3D sobre um mapa

Como rastrear um celular roubado ou perdido

Se você foi vítima de roubo ou perdeu o seu aparelho celular, saiba que é possível localizá-lo de maneira remota, usando as ferramentas nativas do seu Android.

mulher marcando localização com um alfinete em um mapa na parede

Inclusive isso pode auxiliar a polícia a achá-lo após a abertura de um Boletim de Ocorrência. Para entender quais são as alternativas de rastreamento e como realizá-las, acompanhe o conteúdo de hoje!

Como rastrear celular Android roubado ou perdido?

Confira abaixo quais são as alternativas para localizar o seu celular Android.

Encontre meu Dispositivo (Google)

A maioria dos tablets e celulares Android possuem um recurso chamado Encontre meu Dispositivo. Essa função é ativada ao realizar o login no aparelho. Veja abaixo como utilizá-lo:

Rastreando um dispositivo com Android

Passo 1. Acesse o link;

Passo 2. Realize o login com seu e-mail e senha do Google, lembre-se de que precisa ser a mesma conta que estava sendo utilizada no seu smartphone perdido;

Passo 3. Localize o seu dispositivo na lista de aparelhos e mantenha o GPS ligado para que esse recurso funcione. 

Como rastrear o celular pelo Encontre Meu Dispositivo passo 3

Como emitir som para localizar o aparelho

Caso você tenha perdido o seu celular e provavelmente ele esteja por perto, também é possível emitir um som durante cinco minutos para encontrá-lo. Esse alerta sonoro vai ser tocado mesmo que seu aparelho esteja no modo silencioso. Aprenda como fazer isso:

Passo 1. Acesse o mapa do Encontre meu Dispositivo;

Passo 2. Clique em “Reproduzir Som”;

Como emitir som para rastrear o celular passo 2

Passo 3. Agora é só procurar seu aparelho e ao encontrá-lo o som pode ser desabilitado de duas maneiras: com ele em mãos, apenas aperte o botão “liga e desliga” ou clique no botão “Parar de tocar”. 

Como emitir som para rastrear o celular passo 3

Como bloquear um celular pelo Encontre Meu Dispositivo?

Outra medida importante a ser tomada quando um aparelho for roubado ou perdido é bloqueá-lo para que terceiros não tenham acesso a seus dados e informações pessoais. E para fazer isso é só bloqueá-lo pelo “Encontre Meu Dispositivo”. Saiba como usar esse recurso acompanhando o passo a passo abaixo:

Passo 1. Entre no “Encontre Meu Dispositivo”;

Passo 2. Clique em “Proteger Dispositivo”;

Como bloquear um celular pelo Encontre Meu Dispositivo passo 2

Passo 3. Caso queira, você pode escrever uma mensagem de recuperação e/ou número de recuperação no bloqueio de tela, para que qualquer pessoa possa entrar em contato;

Passo 4. Finalize o bloqueio apertando em “Proteger Dispositivo”.

Como bloquear um celular pelo Encontre Meu Dispositivo passo 4

O que acontece quando o celular é bloqueado?

Quando ativada a opção “Proteger Dispositivo”, o acesso aos dados será bloqueado de imediato se ele estiver conectado à internet.

É válido ressaltar que será possível desbloquear o celular após esse processo, mas para isso será solicitado o código de acesso ou combinação na tela de bloqueio quando o aparelho estiver em mãos.

Contudo, a biometria, como o leitor de impressões digitais, se manterá desativada após a habilitação da trava de segurança.

Conforme ensinamos no passo a passo anteriormente, você pode inserir informações de contato na tela de bloqueio de um aparelho que foi roubado ou perdido. Dessa forma, aquele que achar o telefone vai ter a opção de encontrar o dono do dispositivo para realizar a devolução do mesmo. Lembrando que após a recuperação será necessário realizar o login na conta do Google mais uma vez.

Posso rastrear o celular pelo IMEI?

Infelizmente não é possível realizar o rastreio do celular pelo IMEI. Acontece que esse código é usado pela operadora de celular somente para efetuar o bloqueio de rede de telefonia. Sendo assim, o dispositivo deixa de funcionar com chips de qualquer operadora.

Tem como rastrear celular sem internet? 

Caso seu celular seja um Samsung, saiba que é possível realizar o rastreamento. Anteriormente, a Samsung tinha um recurso que permitia localizar smartphones Galaxys que foram perdidos, mas essa ação dependia de uma conexão com a internet. 

E se o celular for desligado?

Infelizmente o “Encontre meu Dispositivo” do Google não permite achar um celular desligado.

Posso rastrear celular pelo número de telefone?

Rastrear um celular usando o número de telefone é uma alternativa possível somente para as autoridades em casos mais extremos, como uma investigação criminal. 

Existem outros aplicativos para rastrear a localização do celular?

Existem alguns aplicativos que são considerados como “apps espiões” que podem sim ajudar a encontrar um aparelho que foi perdido ou roubado. Um deles é o mSpy, que é capaz de monitorar a localização exata de um smartphone. Esse aplicativo também é capaz de rastrear outras informações, por exemplo, ligações e histórico de navegação.

Contudo, esse aplicativo assim como outros semelhantes são alvos de polêmicas sobre a ética, tendo em vista que eles atuam de maneira totalmente oculta. Portanto, você pode usufruir desses aplicativos apenas como mais uma opção em casos de roubo ou perda. Mas não os utilize para espionar outras pessoas, afinal isso é um tipo de crime e pode acarretar em até dois anos de prisão.

mulher escondida atrás de uma planta usando binóculos para espionar alguém

Localizei meu celular, e agora?

Caso seu smartphone tenha sido roubado, não é indicado que você vá atrás dele por conta própria. O ideal é registrar um boletim de ocorrência e comunicar a polícia sobre a localização do aparelho, dessa forma você zela por sua segurança.

O que você pode fazer é bloquear o seu aparelho de maneira remota, conforme ensinamos em um tópico anterior. 

Assim como apresentado no conteúdo de hoje, existem diversas maneiras de rastrear um celular roubado ou perdido, portanto analise qual a opção mais viável para o seu caso. 

E para continuar obtendo mais dicas sobre o uso do seu smartphone, confira os outros conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

mulher em frente à planta de uma casa segurando pincéis de pintura, pois ela está planejando fazer uma reforma

20 apps que vão ajudar você a decorar sua casa

duas amigas comendo pipoca e pizza enquanto assistem os lançamentos da Netflix

Confira os principais lançamentos da Netflix para Fevereiro de 2024

pessoa guardando uma moeda em um cofrinho com formato de porquinho

Dicas e apps para você criar hábitos financeiros saudáveis no Ano Novo

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.