Quando se trata de tecnologia, os avanços parecem ocorrer mais depressa do que nas outras áreas, tanto é que não nos damos conta de como o tempo passou. Algumas tecnologias que estão completando 10 ou 20 anos em 2019 são a prova disso.
Muitas delas vieram para ficar e hoje não conseguimos imaginar as nossas vidas sem a possibilidade de utilizá-las no dia a dia. Se pararmos por um instante para pensar que há uma ou duas décadas as coisas não eram assim, chegamos a constatação inevitável que estamos envelhecendo.
Nesse artigo, listamos 5 dessas tecnologias que têm no ano de 2019 um marco comemorativo pelos seus dez ou vinte anos de existência.
Tente imaginar a sua vida hoje sem os fones de ouvido sem fio, sem os relógios e pulseiras fitness integrados aos smartphones ou mesmo sem as caixinhas de som sem fio. Todas elas funcionam da maneira como funcionam graças à tecnologia Bluetooth, cuja primeira versão foi lançada em 1999.
Embora no início ele fosse bem mais lento e limitado do que é hoje, o Bluetooth 1.0 pode ser considerado um marco de independência para muitos periféricos. Mouses e teclados estariam até hoje dependentes de conexões físicas com os PCs se não fosse por ela. Já nos celulares, a tecnologia foi incorporada apenas dois anos depois, em 2001.
Presentes em boa parte dos PCs e notebook potentes da atualidade, as placas de vídeo da NVIDIA série GeForce completam 20 anos em 2019. Consideradas referências no mercado atual, os primeiros modelos eram bastante restritos a entusiastas que buscavam alto desempenho, devido ao custo elevado.
Posteriormente, as placas gráficas foram se tornando um componente de vital importância, tanto no mercado gamer quanto entre os profissionais que trabalham com edição de vídeo ou softwares de modelagem. Há vários computadores e notebooks Positivo no mercado que contam versões de GPU da empresa.
O dia 3 de janeiro de 2009 marca o início da história das Bitcoins no mercado mundial. Foi nessa data que, sob um nome fictício de Satoshi Nakamoto, foram liberados os primeiros 50 bitcoins – considerados “bloco gênesis”, eles não podiam ser gastos por ninguém.
O que muitos não imaginavam é que a tecnologia Blockchain, por trás dessa ideia, fosse evoluir tanto em tão pouco tempo. Bastou uma década para que milhares de outras moedas virtuais fossem lançadas. Fenômeno recente, uma unidade de Bitcoin chegou a valer o equivalente a US$ 19,7 mil – aproximadamente R$ 77,2 mil de acordo com a cotação atual.
Em 17 de dezembro de 2009 chegava aos cinemas o filme “Avatar”, dirigido por James Cameron. A produção, que até hoje ainda é a maior bilheteria mundial da história do cinema, influenciou os fabricantes e o público a buscarem dispositivos capazes de reproduzir conteúdos em 3D.
Assim, além dos cinemas, as TVs ganharam versões compatíveis com essa tecnologia bem como os players de Blu-ray. Apesar do boom, a febre aos poucos foi passando e desde 2016 a maioria das empresas praticamente deixou de lado a fabricação de dispositivos compatíveis com essa tecnologia. Apenas nos cinemas é que a estreia de filmes em 3D ainda persiste.
Foi em junho de 2009 que a Google anunciou oficialmente que estava desenvolvendo um sistema operacional para computadores. O Chrome OS, diferente dos demais, trabalha de forma completamente online, mantendo apps e dados dos usuários na nuvem – o que dispensa a necessidade de um hardware tão poderoso.
A iniciativa se mostrou um sucesso, especialmente pelo fato de os notebooks com esse sistemas terem preços acessíveis e boa qualidade.
A Positivo, por exemplo, tem em seu portfólio modelos de Chromebook. O sistema ainda é visto como uma ótima aposta para o futuro, pois a expectativa é que ele ganhe compatibilidade com apps para Android.