Positivo do seu jeito

Dicas

WhatsApp Business: como criar um catálogo de produtos no aplicativo

8 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

Uma das maneiras de simplificar a interação dos seus clientes com a sua conta no WhatsApp Business é adicionando produtos e serviços a um catálogo. Por isso, saber como criar um catálogo no WhatsApp Business pode representar um diferencial significativo para o seu negócio.

A usabilidade do serviço é bastante simples. A forma de uso das ferramentas não difere da maneira como você utiliza o WhatsApp tradicional no dia a dia. Porém, aqui mostramos como criar um catálogo, adicionar produtos a ele, atualizá-los ou excluí-los.

Como adicionar um produto ou serviço no catálogo do WhatsApp Business?

O recurso de adicionar itens ao catálogo permite que o consumidor tenha acesso rápido às suas promoções de produtos e serviços. Ou seja, antes mesmo de você responder seu cliente já consegue conferir as alternativas disponíveis e os preços correspondentes.

Passo 1. Abra o aplicativo WhatsApp Business e toque em opções (o símbolo com três pontinhos no canto superior direito).

Passo 2. Selecione a opção “Ferramentas comerciais” e, em seguida, “Catálogo”. Se ainda não houver nenhum catálogo escolha “Adicionar item”.

Passo 3. Toque no ícone verde de adicionar (+) e, depois, escolha “Adicionar imagens”.

Passo 4. Escolha “Galeria” para selecionar imagens salvas no seu aparelho. Se for tirar uma foto, então escolha “Câmera”. O sistema permite a adição de até 10 imagens por item.

Passo 5. Escreve o nome do produto ou do serviço. Se preferir, é possível incluir mais detalhes nos campos opcionais, como preço, descrição, link ou código do produto ou serviço.

Passo 6. Toque em “Salvar” para finalizar o cadastro.

Vale lembrar que as imagens enviadas para o catálogo devem estar de acordo com a Política Comercial do WhatsApp. Caso elas não estejam de acordo, o WhatsApp se reserva o direito de apagá-las e, momentaneamente, em razão da pandemia de coronavírus, não há como contestar a decisão.

Como apagar um produto ou serviço no catálogo do WhatsApp Business?

De tempos em tempos pode ser que você queira modificar os produtos do catálogo, alterar preços ou descrições. Apagar ou atualizar um item do catálogo é igualmente simples. Veja o passo a passo de como fazer isso.

Passo 1. Abra o aplicativo WhatsApp Business e toque em opções (o símbolo com três pontinhos no canto superior direito).

Passo 2. Selecione a opção “Ferramentas comerciais” e, em seguida, “Catálogo”.

Passo 3. Toque e segure sobre a imagem do produto ou serviço que você deseja apagar.

Passo 4. Por fim, toque em “Apagar” e escolha “Sim” para confirmar.

WhatsApp Business: conheça os diferenciais do app

WhatsApp Business é uma ferramenta comercial integrada ao WhatsApp que permite que as empresas tenham maior controle sobre as informações e transações realizadas por meio do mensageiro. O aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play.

Depois de baixar e instalar o app, vincule-o a um número de telefone e crie uma conta comercial. A partir de então a conta em questão terá alguns recursos extras que não estão disponíveis para os usuários comuns. A lista de funcionalidades inclui:

  • – Catálogo: exiba e compartilhe seus produtos e serviços diretamente do seu perfil comercial.
  • – Link curto/QR Code: uma forma mais simples de permitir que os consumidores conversem com o seu perfil sem que para isso eles precisem adicionar um novo contato à agenda.
  • – Ferramentas de mensagem: modelos de mensagens automáticas que podem ser enviadas a partir de uma ação do usuário. As possibilidades são: mensagem de saudação, mensagem de ausência ou resposta rápida.
  • – Etiquetas: organize os clientes em categorias como, por exemplo, “novos clientes” e “pagamento pendente”.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.