Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 principais tecnologias francesas que revolucionaram o mundo

É inegável que a história da França é uma das mais ricas da humanidade. Berço do Iluminismo, o país foi palco de grandes revoluções e esteve no centro de importantes batalhas na Europa ao longo dos séculos. Considerada uma das grandes potências mundiais no passado, há muitas tecnologias francesas que são utilizadas até os dias de hoje.

Se na Copa do Mundo costumamos ver os nossos rivais como “aquele time que nos tirou o título em 1998”, no dia a dia há muitas invenções que nasceram na mente de cidadão franceses que fazem a diferença em nossa vida.

A lista de criações é extensa, mas nesse artigo separamos as cinco principais tecnologias francesas que revolucionaram o mundo!

®GIPHY

1. Refrigerador

Pense em quantos alimentos não estragaram antes que o refrigerador fosse inventado. Foi somente quando o físico e padre Marcel Audiffren, que servia em um monastério, decidiu se debruçar sobre esse problema que alguma coisa aconteceu.

Seu objetivo era simplesmente o de criar um dispositivo que pudesse manter líquidos gelados – incluindo o vinho.

®UNSPLASH

Em 1894 ele conseguiu a patente de uma máquina criada com esse propósito. Posteriormente, a patente foi vendida para a norte-americana General Electric que, em 1911, criou o primeiro refrigerador doméstico voltado para uso dos consumidores.

Os primeiros refrigeradores eram caríssimos e custavam quase US$ 1 mil. Comprar um desses era tão difícil quanto comprar um carro hoje em dia.

2. Balões de ar quente

No livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o escritor Jules Verne concebeu ser possível a jornada graças aos balões de ar quente. Essa invenção tem origem francesa e quem assina a ideia é Pilatre De Rozier.

Foi em setembro de 1783 que ele conseguiu a proeza de mantê-lo no ar em um balão de ar quente por cerca de 15 minutos.

®PIXABAY

No mês seguinte, os franceses Joseph-Michel e Jaques-Etienne Montgolfier fizeram os primeiros voos tripulados. Além de se tornarem um meio de transporte, os balões de ar quente foram muito úteis na agricultura.

Hoje, além de chamarem bastante atenção, eles são um divertido passatempo que pode ser encontrado em muitas cidades.

3. Secador de cabelos

A ideia de ter um secador de cabelos em casa hoje é bastante simples, já que esses dispositivos costumam ser bem baratos. No entanto, eles foram vistos com uma invenção incrível em 1888, quando o estilista francês Alexandre Godefroy o apresentou pela primeira vez.

A ideia era a mesma de hoje: enviar ar quente para o cabelo, de forma que ele pudesse secar mais rápido.

®PIXABAY

Rudimentares, os primeiros secadores de cabelo não podiam ser usados por muito tempo, pois aqueciam de forma considerável. Além disso, como eram construídos de metal, esquentavam demais durante o uso e pequenas queimaduras eram comuns.

Com o passar do tempo ele se desenvolveu, a ponto de ser o mecanismo prático que temos hoje.

4. Cinema

Uma das invenções francesas mais célebres de todos os tempos é o cinema. Foram os irmãos Auguste e Louis Lumiere que, em 1895, fizeram as primeiras filmagens e as exibiram em salões de Paris.

O primeiro vídeo que se tem conhecimento tem pouco mais de um minuto de duração e mostra trabalhadores saindo de uma fábrica.

®PIXABAY

Já havia anteriormente experiências como essas em vários lugares, mas comercialmente essa é a primeira exibição que se tem notícia. Eles não faziam ideia que ali estava nascendo uma nova indústria, que hoje é aclamada por bilhões de pessoas.

O cinema francês sempre se manteve na vanguarda e ainda hoje é visto como um dos mais ricos e respeitáveis entre todos.

5. Baterias recarregáveis

Você consegue imaginar como seria o seu celular de hoje em dia se não existissem as baterias recarregáveis? Provavelmente você teria que colocar pilhas nele e jogá-las fora no final do dia. Porém, graças às pesquisas e a à invenção do francês Gaston Planté hoje é possível recarregar as baterias.

®WIKIMEDIA COMMONS

Os primeiros experimentos bem-sucedidos nesse sentido foram realizados em 1859 e a bateria em questão usava uma mistura de chumbo e ácido.

Embora os materiais em questão sejam considerados bastante primários, o sistema pelo qual esse processo ocorre permanece praticamente inalterado. Uma invenção com quase 160 anos e que é cada vez mais essencial para o nosso dia a dia.

Ufa! Quanta coisa legal, não é? Já imaginou o que seríamos hoje sem as célebres invenções dos franceses? E essa lista é ainda muito maior!

Fonte(s): French Affair, Interesting Engineering e Soren Kaplan

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter