Positivo do seu jeito

Tendências

25 apps para Android que todo professor deveria conhecer

12 de Março de 2021

por: MKT Positivo

A tecnologia vem ocupando um espaço cada vez mais significativo em nossas vidas. Pela tela dos nossos smartphones, nos conectamos a um mundo quase infinito de informações e recursos. Essa tendência é de extrema importância para o ambiente educacional, considerando o número crescente de aplicativos disponibilizados gratuitamente para professores e alunos.

Por isso, separamos nada menos do que 25 apps de Android que todos os professores deveriam conhecer. Nossa lista tem um pouco de tudo, trazendo sugestões de plataformas para dar aulas, ferramentas para organizar conteúdos, aplicativos para aumentar o engajamento com os alunos e até mesmo sugestões para aprimorar os seus conhecimentos.

25 apps de Android que todo professor deveria conhecer

1. Edmodo

Um sistema robusto para criar ambientes de ensino. Aqui, professores podem montar suas turmas, adicionar alunos e fazer toda a parte operacional a partir do smartphone, desde a aplicação de tarefas até o contato com as turmas.

2. Google Classroom

O app Sala de Aula é a plataforma do Google para professores do mundo inteiro. O ambiente virtual de ensino tem recursos como personalização das turmas e salas, ferramentas embutidas para streaming e um mural de recados que permite a comunicação entre todos os participantes.

3. Class Dojo

Este app é mais voltado a professores do Ensino Infantil e Fundamental. O Class Dojo permite criar salas de aula e turmas completas, com recursos para atribuir e avaliar tarefas. A interface é bem divertida e os alunos podem se comunicar diretamente com os colegas e professores.

4. Moodle

O Moodle é uma das plataformas de ensino mais utilizadas no mundo. A versão mobile permite acesso rápido aos conteúdos das aulas e às informações de turmas e contatos. Caso sua instituição de ensino utilize esse sistema, o app para Android é fundamental.

5. Explain Everything Whiteboard

Que tal melhorar as suas aulas online e transmitir os conteúdos de uma forma mais dinâmica e engajante? Com o Explain Everything Whiteboard, os professores têm uma tela em branco para projetar aulas de forma estruturada, podendo gravar áudios, animações e explicações detalhadas.

Depois de fazer um esboço dos conteúdos, pressione o botão e comece a gravar a apresentação. O app usa o microfone do seu smartphone e registra cada movimento na tela, de modo que você possa dar zoom ou movimentar os temas conforme avança nas explicações.

6. LiveBoard

Outra opção de lousa digital é o LiveBoard. Este app funciona exatamente como um quadro escolar, permitindo anotações e escrita por gestos ou com uma caneta digital. Os destaques são a possibilidade de transmissão do quadro ao vivo e também as ferramentas para gravar, editar e exportar a sessão como PDF.

7. Zoom

Para quem pretende dar aulas online, a plataforma Zoom é uma das mais robustas disponíveis atualmente. O serviço investiu bastante em infraestrutura desde o início da pandemia da COVID-19 e hoje está entre os que oferecem mais recursos e qualidade de imagem durante as vídeo chamadas.

O app ainda tem suporte ao envio de mensagens, arquivos e imagens em tempo real para os participantes de uma sala. Para professores, outra vantagem é a função Whiteboards, uma lousa digital embutida na interface do app.

8. TickTick

Para quem gosta de listar os afazeres e organizar o cotidiano, o modelo To-Do é um dos mais indicados. Com o Tick Tick, os professores podem gerenciar tudo de forma inteligente, criando alertas, rotinas e calendários. Dois destaques são a opção de colaborar em atividades e a função de Foco, com timer embutido para utilização da metodologia Pomodoro de trabalho e estudo.

9. Trello

A vida dos professores não ocorre apenas dentro da sala de aula. É preciso preparar as atividades, estudar, fazer o planejamento de cronogramas e pensar atentamente nas datas de entregas dos trabalhos e provas. Uma ferramenta de gestão pessoal que pode ajudar bastante nisso é o Trello.

Com ele você pode criar várias listas e cards para planejar suas tarefas, atribuindo datas, informações e anexos que ajudam a manter tudo em ordem. O Trello é gratuito.

10. TED 

O TED é uma plataforma com mais de 3 mil palestras ministradas por pessoas notáveis, abrangendo temas como ciência, tecnologia, sociedade, saúde e inovação. Os vídeos são legendados em mais de 100 idiomas, trazendo conteúdos que podem inspirar novas atividades e conteúdos em sala de aula.

Essa é também uma ótima opção para instigar debates ou para a aplicação de dissertações.

11. Kindle

O Kindle é o app para leitura de livros da loja Amazon. Professores encontrarão não apenas grandes obras pagas, como também muitos materiais disponibilizados gratuitamente. Na hora da leitura, é possível ajustar cor da página, tamanho e estilo da fonte, garantindo uma das melhores experiências de leitura no tablet ou smartphone.

12. Evernote

Para quem gosta de clipping e anotações, o Evernote é uma das ferramentas mais poderosas. Ele permite capturar ideias a qualquer hora, seja registrando fotos, salvando links ou estruturando uma lista de tarefas. O melhor é que todas as informações ficam concentradas em um só lugar, com possibilidade de sincronizar entre smartphone e PC.

13. Pocket

Uma alternativa interessante ao Evernote. Também permite fazer recortes de tudo que você encontra pela internet. O diferencial é que os conteúdos salvos podem ser acessados depois, mesmo que você esteja offline. Também há uma ferramenta embutida que faz a leitura dos artigos.

14. Twitter

Muito mais do que uma rede social, o Twitter pode ser estruturado como uma fonte de informações. Isso é especialmente útil para discutir os temas de atualidades com os alunos, balizando a abordagem nos comentários e interações do público envolvido.

15. Google Drive

Na hora de armazenar arquivos e informações, uma das melhores opções disponíveis atualmente é o Drive, da Google. Ele oferece 15 GB gratuitamente, tendo integração completa com a suíte de aplicativos online da empresa (Google Documentos, Planilhas e Apresentações, por exemplo).

A integração gera uma economia de tempo indispensável para professores que necessitam de plataformas online para gerenciar suas informações.

16. Dropbox

Uma alternativa ao Google Drive é o Dropbox. O app permite armazenar e compartilhar fotos, vídeos e todo tipo de arquivo, diretamente pelo smartphone. Para professores, um dos diferenciais é a tecnologia de digitalização de documentos, que transforma tudo em PDF utilizando a câmera do seu aparelho.

17. Kahoot!

Na hora da aula, que tal aplicar algumas atividades divertidas para manter os alunos focados no conteúdo? Essa é a ideia do Kahoot, um app para a criação de Quizzes online. Professores podem montar as perguntas e convidar os alunos a participarem em tempo real pelo smartphone.

18. Quizizz: Play to learn

O Quizizz segue uma ideia bem parecida com a do Kahoot. Os participantes do Quiz recebem a avaliação de desempenho na hora, junto com explicações sobre o que erraram. Um ponto interessante é que já há vários questionários prontos. Basta fazer uma busca e aplicar os testes para a turma.

19. STUDYBLUE

Um dos métodos mais utilizados por professores e alunos para acelerar o aprendizado é o uso de Flashcards. Eles facilitam a assimilação do conteúdo e podem diminuir consideravelmente o tempo necessário para completar revisões. Com o StudyBlue você pode criar os seus cards utilizando a tela do smartphone, de forma ágil.

20. Poll Everywhere

Professores que querem aprimorar suas aulas online precisam coletar o feedback dos alunos e entender quais pontos devem ser melhorados na apresentação. O Poll Everywhere facilita essa interação por meio de formulários que podem ser respondidos rapidamente pelo smartphone, sem burocracia.

21. Duolingo

O Duolingo é um app legal para professores não apenas pelo potencial que ele tem em sala de aula, mas também para os profissionais que planejam melhorar o nível do inglês, seja para a conversação em ambientes internacionais ou para a submissão de papers em instituições estrangeiras.

22. Google Earth

Que tal explorar o mundo com os seus alunos de uma forma mais divertida? O Google Earth traz o globo em 3D, com modelos precisos para os principais pontos turísticos e cidades do planeta. A parte mais legal é que muitos locais têm cards cheios de informações, links e curiosidades.

23. WolframAlpha

Este app transforma o seu smartphone numa espécie de supercomputador científico, colocando na palma da sua mão conhecimentos avançados de Matemática, Física, Química, Estatística, Engenharia e outras áreas da ciência. É uma das bases de dados mais avançadas disponíveis atualmente.

24. Graphing Calculator – Algeo

Para professores de matemática, a Algeo é uma opção poderosa de calculadora gráfica. Os desenvolvedores garantem que ela possui mais recursos do que uma TI 84, destacando seu uso para cálculo, trigonometria, equações e muitas outras áreas da disciplina. A melhor parte é o preço: grátis.

25. edX: Online Courses by Harvard, MIT, IIT, IIMB

Finalizando nossa seleção, que tal aprimorar seus conhecimentos? Este app tem uma vasta seleção de cursos, ministrados por algumas das principais instituições de ensino do mundo. Alguns exemplos incluem Harvard e o MIT. Os conteúdos são gratuitos.