Positivo do seu jeito

Tendências

Como potencializar os estudos em casa?

24 de Março de 2020

por: MKT Positivo

As medidas de segurança impostas pelos estados e municípios em razão da pandemia de coronavírus fez com que as aulas fossem suspensas em praticamente todo o Brasil. Em muitos casos, as escolas e universidades têm oferecido atividades online para compensar o atraso no calendário.

Para muitas pessoas essa será a primeira experiência de estudar online. Por isso, não se assuste se nos primeiros dias você não conseguir render como gostaria. É natural que você precise de um tempo para entrar no ritmo e possa começar a explorar essa forma de aprender.

Será que você já tem um ambiente preparado para aprender? Neste artigo, listamos algumas dicas para que você possa potencializar os seus estudos em casa.

1. Tenha um lugar dedicado aos estudos

Por mais que eventualmente você possa estudar “em qualquer lugar”, as coisas funcionam melhor quando criamos um hábito.

É possível reforçá-lo estudando sempre no mesmo lugar. Isso fará com que o seu cérebro aos poucos se sinta “preparado” para estudar sempre que você se sentar à mesa no quarto, por exemplo.

Uma cadeira confortável e uma mesa são os principais itens que você deve considerar. Coloque-os em um cômodo silencioso da casa, de preferência bem iluminado e arejado, para que você se sinta tranquilo enquanto assiste às aulas pela internet ou lê os livros e faz os exercícios recomendados pelos professores.

2. Organização é fundamental

Não dá para pensar em ser produtivo nos estudos com uma mesa bagunçada, cheia de itens que não têm relação direta com as matérias que você está estudando. Tenha em mente que cada objeto deve ter o seu lugar: livros na estante, canetas no estojo, cadernos na prateleira, e assim por diante.

Na hora de estudar, deixe sobre a mesa apenas o material que será necessário naquele momento. Isso ajuda a minimizar as distrações.

Se não for precisar do computador, deixe-o desligado ou desconectado da internet. Evite responder mensagens no celular durante o período de estudos, como se estivesse em uma sala de aula.

3. Estabeleça metas razoáveis e faça pausas durante os estudos

Por mais que você queira estudar muitas horas por dia, na prática é muito raro que alguém consiga manter a concentração e reter conhecimento por horas a fio sem descanso.

Por isso, é melhor dosar as energias e estudar um pouco por dia todos os dias do que muitas horas em um só dia da semana.

Estabeleça um cronograma de estudos em casa. Procure fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada 1 hora de estudo. Aproveite para se exercitar, alongando os braços e as pernas.

Lembre-se também de se hidratar: deixe uma garrafinha de água por perto e aproveite para beber um pouco nesses intervalos.

4. Tenha horários definidos e converse com seus familiares

A modalidade de home office é algo novo para muitas pessoas e pode ser que os seus familiares não sejam muito compreensivos com relação a isso em um primeiro momento.

A dica aqui é: estabeleça um horário diário para os estudos. Por exemplo, das 14h às 18h você não quer ser interrompido.

É muito fácil cair na tentação de fazer um lanche, ligar a TV ou mesmo parar uns minutos na sala para conversar.

Porém, é preciso pensar que as coisas precisam funcionar como se você estivesse em uma sala de aula ou no escritório.

Nesse momento, a colaboração de todos é fundamental para que você possa obter melhores resultados.

5. A motivação depende de você

Uma das razões pelas quais as pessoas não conseguem trabalhar ou estudar em casa é a falta de cobrança. No escritório ou na sala de aula, temos um chefe ou um professor “vigiando” o nosso trabalho e podemos ser “punidos” se as regras não forem cumpridas. Essa cobrança, ainda que sutil, é um fator motivacional que nos deixa mais alertas e concentrados.

Em casa, “quando ninguém está vendo”, muitas pessoas tendem a relaxar e se deixam levar por essa falta de controle.

O segredo para ter sucesso é prestar atenção àquilo que te motiva a continuar estudando. Estabeleça para si pequenas recompensas, tais como: se eu estudar por x horas vou poder jogar no PC por 1 hora.

Quando nos vemos diante de algo que nos motiva a ir adiante, isso aumenta o nosso poder de concentração.

****

Estar preparado para o ensino a distância é uma necessidade cada vez mais recorrente para alunos e professores. Ter um PC atualizado e adequado para acesso à internet e o uso de softwares com melhor desempenho é fundamental para obter produtividade e melhores resultados. Invista na sua qualificação e garanta mais agilidade nas suas aulas.