Positivo do seu jeito

Tendências

Foto: GM Reprodução

GM apresenta o Cruiser AV: o primeiro projeto de carro 100% autônomo

O Cruiser AV é o primeiro carro projetado desde o início para operar com segurança por conta própria, sem motorista, volante, pedais ou controles manuais.

29 de Janeiro de 2018

por: Karola Furutani

Você já imaginou entrar no seu carro pela manhã, programar seu destino e aproveitar o tempo do percurso para relaxar, checar seus e-mails, conferir suas redes sociais ou se preparar para mais um dia, sem se preocupar com semáforos, congestionamentos ou imprudências que acontecem no trânsito? Com a chegada dos carros autônomos em breve, tudo isso será realidade. Mais que isso: será parte da nossa rotina.

® Shutterstock

Carros Autônomos é como chamam os veículos terrestres que funcionam sozinhos, sem a necessidade de serem operados por pessoas e com condução totalmente automática. Muito se tem discutido sobre essa nova geração de automóveis, e algumas montadoras já estão fabricando e testando modelos projetados para funcionar com novas tecnologias e recursos de inteligência artificial.

® Shutterstock

Todos carros autônomos fabricados até agora possuem pedais, volantes e contam com um motorista a postos, no caso de acontecer imprevistos durante o percurso. Para se ter noção, empresas como a Google testam carros autônomos nas ruas dos Estados Unidos já há algum tempo, mas não sem alguém para tomar o controle em casos de emergência. Inclusive esta é uma exigência dos poucos países ou estados que liberaram testes nas vias públicas.

® Shutterstock

Porém, recentemente a montadora General Motors (GM) anunciou um carro projetado para ser 100% autônomo, ou seja, sem pedais, volantes ou a necessidade de um motorista. Essa notícia colocou a GM em um lugar de destaque na disputa por este mercado, uma vez que, até então, nenhuma outra montadora se propôs a lançar veículos com estas características.

Carro
Foto: GM Reprodução

O carro recebeu o nome de Cruiser AV e, segundo a General Motors, o objetivo é colocar uma frota para funcionar como serviço de transporte, igual Táxi ou Uber, já em 2019. Para isso, a fabricante pediu autorização e está negociando questões de segurança com a FMV – principal órgão de controle e regulamentação de automóveis dos EUA, juntamente com o governo norte americano.

Para ser conduzido sem o auxílio de seres humanos e em qualquer hora do dia ou da noite, a GM implantou diversos recursos e tecnologias no Cruiser Av. Ao todo são 16 câmeras programadas para detectar pedestres, ciclistas, sinais de trânsito e espaços livres. Além disso, o carro conta com 21 radares articulados, que servem para identificar veículos em movimento. Também há uma série de sensores de alta precisão para detectar objetos que estiver em volta do carro, como cones de trânsito, por exemplo.

Com essas e outras tecnologias, o automóvel é capaz de reagir caso apareçam pedestres repentinamente ou dar a preferência para carros de emergência como bombeiros e ambulâncias.

Eaí? Você pegaria carona em um desses?

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.