Instagram terá recurso que apaga mensagens quando a conversa é fechada

Vem novidade por aí no Instagram. De acordo com uma publicação feita pela Business Insider, os desenvolvedores da plataforma estão estudando incorporar na rede social mais uma função “importada” do Snapchat: um recurso para apagar mensagens.

A ideia é simples: sempre que o usuário fechar um chat, as mensagens trocadas serão automaticamente apagadas se assim você desejar. A ideia é adicionar mais privacidade às conversas, deixando o que foi dito apenas na memória de quem participou do chat.

Novidade ainda em fase de testes

Segundo a reportagem da Business Insider, o recurso foi descoberto no código do aplicativo pela engenheira de aplicativos Jane Manchun Wong. A profissional é conhecida por “caçar” novidades escondidas no código de aplicativos. Após a divulgação dessa informação, o Instagram confirmou que realmente trabalha nessa função.

O recurso poderá funcionar da seguinte forma: o usuário poderá configurar se deseja ou não que as mensagens trocadas em um chat sejam apagadas automaticamente sempre que a conversa for fechada. A ideia é tornar as mensagens ainda mais privadas, impedindo que os usuários possam resgatá-las posteriormente.

A ideia, entretanto, ainda não tem data para ser colocada em prática. O Instagram está desenvolvendo o recurso e incorporando-o aos poucos no código, mas ainda não liberou a função em versão beta para testes em um grupo limitado de usuários. Também não há previsão de quando isso deverá ocorrer.

Snapchat x Instagram: uma batalha sem fim

Não é de hoje que a disputa entre Snapchat e Instagram tem revelado uma batalha incansável pela incorporação de novos recursos. Os populares Stories do Instagram, que posteriormente foram replicados em todos os produtos do Facebook e até mesmo em outras redes sociais, têm o Snapchat como inspiração.

Os Stories foram responsáveis por aumentar consideravelmente os acessos do Instagram, provocando um declínio no número de usuários e nos acessos do Snapchat. Por outro lado, a plataforma independente ainda continua sendo muito popular entre o público mais jovem, especialmente nos Estados Unidos.

Apesar disso, o Snapchat tem encontrado dificuldades para aumentar a sua base de usuários fora do mercado norte-americano. No Brasil, o aplicativo até chegou a se destacar há cerca de dois anos, mas perdeu espaço quando o Instagram incorporou seus principais diferenciais.

A lógica por trás do recurso de apagar mensagens de texto trocadas é a mesma dos Stories: trata-se de conteúdos que funcionam “por um momento”, mas que depois de um certo tempo perdem o sentido. Essa estrutura agrada particularmente ao público jovem, que não tem interesse em manter um histórico das ações registradas nas redes sociais.

Resta saber como a novidade será recebida pelo público do Instagram. Hoje, a plataforma de fotos e vídeos mantida pelo Facebook é considerada uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

Fonte(s): Business Insider e B9

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.