Positivo do seu jeito

Tendências

Antes e depois: veja como alguns emojis populares mudaram ao longo do tempo

1 de junho de 2018

por: MKT Positivo

É praticamente impossível manter uma conversa hoje em dia em algum aplicativo de troca de mensagens sem usar emojis. Populares, eles viraram até filme nos cinemas. Entretanto, houve muitas mudanças nos emojis populares ao longo do tempo e muitas delas nós nem nos demos conta.

Além de atualizações frequentes para dar uma repaginada no visual, alguns ícones acabaram se envolvendo em certas polêmicas ao longo dos anos. Muitos deles mudaram completamente para se adaptar a uma nova realidade. Outros ganharam variações suficientes a fim de representar uma parcela maior da população.

Nesse artigo, listamos alguns deles que sofreram algum tipo de transformação nas últimas atualizações.

®GIPHY

Emojis de armas

As mortes por armas de fogo são um problema que constantemente está em pauta na imprensa norte-americana. Embora as armas sejam liberadas no país, há um debate acalorado em razão do grande número de atentados que ocorrem por lá, especialmente em escolas e locais públicos.

®EMOJIPEDIA

Por essa razão, empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Facebook se uniram para substituir os emojis que representavam armas reais por desenhos que mais parecem armas de brinquedo.

A ideia é, de forma simbólica, desestimular o uso de violência, mas sem deixar de lado um ícone de uso corrente dos consumidores.

A polêmica do queijo no hambúrguer e da cerveja

Quando a Google atualizou o sistema operacional Android para a versão 8.0 (Oreo), muitos usuários rapidamente notaram um “absurdo” no emoji de hambúrguer. Os designers decidiram colocar o queijo por baixo da carne, uma posição nada convencional.

®EMOJIPEDIA

O fato repercutiu na mídia e até mesmo o CEO da empresa veio a público dizer que concordava que havia alguma coisa de errado. Pois quando a atualização 8.1 do Android foi liberada para os usuários, os designers da empresa trataram de corrigir o erro: queijo por cima do hambúrguer, como estamos acostumados.

Outro item que sofreu o mesmo preconceito foi a caneca de cerveja. Nesse caso, o erro foi que mesmo com o líquido pela metade havia ainda espuma na parte superior da caneca – algo que seria impossível. Demorou dois meses até que a Google resolvesse o problema.

®EMOJIPEDIA

A representação das etnias

Outro aspecto que fez os emojis virarem pauta em sites de tecnologia é a representatividade ética. No passado, os desenhos expressavam pessoas com pele de apenas uma cor: branca. Isso levantou a hipótese de que pessoas negras, por exemplo, poderiam não se sentir identificadas com essas representações gráficas.

Assim, em 2015, o WhatsApp decidiu que os emojis representando humanos teriam seis opções de tons de pele. Além disso, por padrão, a cor prioritária seria a amarela, considerada “neutra” nesse sentido.

Pesquisas posteriores mostraram que as mudanças foram bem-aceitas pelos usuários, que passaram a adotar a novidade com mais frequência.

Representatividade também quanto à orientação sexual

Uma polêmica similar também ocorreu com os emojis que representavam famílias. Inicialmente, apenas representações de casais compostos por homem e mulher estavam disponíveis.

Para adotar a diversidade, a Apple incluiu em seus emojis casais compostos por dois homens ou duas mulheres, medida que foi prontamente seguida pelos demais serviços.

A Microsoft foi além e deu aos usuários opções não apenas da composição das famílias como também dos tons de pele. O resultado disso acabou se tornando um padrão e hoje praticamente todos os serviços adotam essa perspectiva.

É importante lembrar ainda que as questões de gênero foram abordadas pelo Google em 2016 também com relação às profissões. Alguns ícones eram representados apenas por homens ou mulheres e a empresa deu a opção de que todos eles pudessem ser representados pelos dois sexos de forma igualitária.

A mão com seis dedos

Fechamos a nossa lista sobre a evolução dos emojis com um caso curioso protagonizado por uma empresa sul-coreana. Em 2016, os usuários do Experience 9.0 perceberam algo errado nos ícones nos produtos da companhia.

®EMOJIPEDIA

Além de eles serem diferentes do padrão a que todos estavam acostumados, um deles, o de uma mão cruzando os dedos, tinha um dedo a mais. O ícone da mão com seis dedos virou piada, mas a empresa ainda levou alguns meses para corrigir o defeito.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.