Positivo do seu jeito

Tendências

Netflix anuncia o fim das avaliações dos usuários

16 de julho de 2018

por: MKT Positivo

A Netflix informou no início deste mês que vai colocar um fim nas avaliações de usuários disponíveis na plataforma. O recurso está disponível na guia “Opinião de assinantes”, dentro da aba “Detalhes” de cada produção apresentada no site.

Segundo a empresa, essa ferramenta será retirada do ar a partir do dia 30 de julho. O motivo é bastante simples: a Netflix afirma que são poucos os usuários que dedicam o seu tempo a esse recurso e, por conta disso, não faz sentido mantê-lo.

Portanto, se você gosta dele ou vai sentir saudade, saiba que você faz parte de uma minoria.

®GIPHY

O fim das avaliações

Embora muitos não utilizem o recurso, a empresa entende que essa função é significativa para uma parcela dos usuários e, por essa razão, decidiu emitir um comunicado com antecedência para que ninguém seja pego de surpresa. Assim, muitos usuários têm recebido ao longo desse mês um newsletter informando sobre a mudança. O texto diz o seguinte:

“Você contribuiu com uma opinião sua na Netflix no último ano. Gostaríamos de informar que esse recurso será descontinuado em 30 de julho devido à queda no uso. Agradecemos o tempo que você dedicou para escrever a sua opinião”, diz a nota oficial da empresa aos seus usuários.

®NETFLIX

Parte dos usuários discorda

Como tudo que acontece com relações às decisões tomadas pela Netflix, há quem concorde e quem discorde da medida. Os que concordam, nesse caso, são a maioria, comprovando que a decisão da empresa em remover essa ferramenta é mesmo uma iniciativa ao qual muitos podem ficar indiferentes.

Por outro lado, entre os que discordam há quem diga que a culpa do baixo interesse dos usuários pelo sistema de avaliações é da própria Netflix. Isso porque há um tempo atrás a empresa mudou o sistema de avaliação, substituindo a possibilidade de avaliar uma produção com estrelas (de 1 a 5) pelos botões de positivo/negativo.

Essa medida, na época, deixou muita gente descontente, pois alguns usuários acreditavam que esse padrão era mais adequado para se obter uma avaliação mais precisa.

®GIPHY

O fato é que depois da mudança o uso do sistema de avaliações deixou mesmo de ser tão relevante e são poucos os usuários que se baseiam no percentual de positivos/negativo com relação aos que se baseavam na nota média de uma produção.

Se você quiser conferir as avaliações feitas por meio da sua conta no site, basta acessar este link. Esse conteúdo estará disponível até o dia 30 de julho e, após essa data, será retirado do ar. Portanto, se você quiser manter uma cópia, aproveite os quinze dias que restam dessa funcionalidade.

A empresa não se manifestou com relação à adoção de um novo método de avaliação. Portanto, ao menos por enquanto, será preciso confiar no algoritmo da Netflix, que avalia quais conteúdos têm mais relação com aquilo que você costuma assistir, e os oferece como sugestão.

Fonte(s): Netflix

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.