Positivo do seu jeito

Dicas

Os 5 melhores editores de vídeo gratuitos para Windows

25 de novembro de 2018

por: MKT Positivo

Opções de programas para edição de vídeo têm aos montes, mas os mais completos têm assinaturas cujo valor pode pesar no bolso de quem está começando. É por essa razão que recorrer alguns dos melhores editores de vídeo gratuitos é o melhor caminho.

Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com 5 editores de vídeo gratuitos, fáceis de serem instalados e que você pode baixar e instalar hoje mesmo. Obviamente, nenhum deles apresenta tantos recursos quanto os de um editor profissional de vídeos, como o Adobe Premiere.

Todavia, para a maioria dos usuários, a quantidade de ferramentas deve ser mais do que suficiente para a realização das principais tarefas.

®GIPHY

1. Avidemux

Para quem está tomando contato com um editor de vídeos pela primeira vez, o Avidemux é uma boa escolha. Ele é perfeito para tarefas simples como as de corte, aplicação de filtros ou codificação de imagens. Compatível com vários tipos de arquivo, a lista inclui os formatos AVI, MPEG, MP4 e ASF.

Uma das principais vantagens é que quando o software corta os vídeos não há perda de qualidade. Por fim, é possível salvar arquivos em vários formatos, mas esse menu de configurações é menos intuitivo. Evite utilizá-lo se for editar vídeos muito pesados. Nesse caso, as chances de que ocorram travamentos são grandes.

2. VirtualDub

Para quem busca um editor de vídeos simples, mas poderoso, o VirtualDub é uma alternativa a ser considerada. Ele conta com recursos de compressão de vídeos, cortes, adição de faixas e muito mais. Além disso, consegue lidar ainda com arquivos em lote, algo que nem todos os aplicativos do gênero contemplam.

A lista de recursos, como filtros e ferramentas, também é grande: contraste, brilho, equilíbrio de cores e rotação são alguns deles. Por fim, é possível até mesmo apagar frames individuais. O ponto negativo fica por conta da incompatibilidade com os formatos WMV e FLV (ele trabalha predominantemente com AVI).

3. Wax

Um dos programas de edição de imagem mais flexíveis disponíveis é o Wax. Isso porque a sua interface reúne elementos que o tornam útil não apenas para quem está começando, mas até mesmo para profissionais. Ele conta com muitos filtros e transições do DirectX e pode funcionar até como um plugin de editores como o Windows Movie Maker, Vegas ou Lightworks.

Com o Wax é possível ainda carregar objetos 3D e criar transformações básicas. Ele deixa um pouco a desejar no que se refere à configuração da linha do tempo, uma vez que não há essa opção. A interface simples e acessível é um dos seus pontos fortes.

4. Windows Movie Maker

Não poderíamos deixar de fora de uma lista de editores de vídeo gratuitos o popular Windows Movie Maker. O editor oficial da Microsoft é uma poderosa ferramenta capaz de agradar tanto usuários iniciantes como aqueles com um pouco mais de experiência. O mérito disso é principalmente da interface simplificada que ele tem.

Assim, aplicar efeitos, transições, adição de títulos, faixas de áudio ou narração se torna uma tarefa capaz de ser executada com poucos cliques. Os resultados podem ser compartilhados com facilidade nas redes sociais. A facilidade de aprendizado é cativante e, entre todas as opções listadas aqui, essa é a mais indicada para quem está começando.

5. ZS4 Video Editor

Fechando a nossa lista, incluímos aqui outro programa muito interessante, o ZS4 Video Editor. Ao mesmo tempo em que ele é amado por muitos, é também odiado. Vamos primeiro aos pontos positivos: ele permite combinar fotos, arquivos de áudio e vídeos e transformá-los em um novo vídeo com muita facilidade.

Alguns recursos disponíveis para edição são tão avançados que é difícil acreditar que eles estejam disponíveis em um editor de vídeo gratuito. Contudo, o ponto negativo fica por conta da interface, que é bastante confusa e nada intuitiva.

Se você dedicar algumas horas para aprender os conceitos básicos, certamente terá em mãos uma ferramenta poderosa.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.