A inovação disruptiva no mercado é uma oportunidade para empresas que querem se destacar no futuro, ganhando vantagem competitiva diante de seus competidores.
Os gestores de TI estão no centro dessa transformação de mentalidade, sendo responsáveis por implementar processos que têm como foco tornar um negócio disruptivo.
Quer saber como você pode ter destaque no mercado com a sua empresa? Então, confira algumas dicas fundamentais para se tornar um líder em inovação!
Entenda a importância da inovação disruptiva
A primeira coisa a ser feita na hora de estruturar a empresa no sentido da inovação disruptiva é ter a consciência do que isso significa e o seu papel como líder nesse processo.
Esse termo, ainda recente no mercado, diz respeito a uma cultura de inovação corporativa que busca encontrar soluções de produtos e serviços que mudem o paradigma do setor em que atuam e que transformem a percepção do público, tornando a sua marca referência em uma área.
Para que uma inovação seja considerada disruptiva, ela, geralmente, deve ter três características únicas para o mercado:
- acessibilidade, proporcionando um serviço ou produto com um nível de sofisticação, que não existia antes, para um leque e um alcance maior de público;
- conveniência, para que seja mais simples e prática que as soluções já existentes e se introduza com naturalidade na rotina das pessoas;
- simplicidade, garantindo que a solução é de fácil entendimento e utilização para a maioria das pessoas.
Quem consegue esses três pilares nos produtos e serviços causam uma ruptura no mercado. E existem exemplos muito evidentes dessa disrupção, como a Uber, que criou um sistema tão prático e simples de usar que rivalizou em muito pouco tempo o mercado consolidado do táxi.
O Airbnb é uma startup que fez algo semelhante no setor de hospedagem. Outros exemplos são os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, que superaram de vez os modelos tradicionais de compra ou aluguel de mídias.
Essas disrupções estão acontecendo em todos os setores e nem sempre dizem respeito a um produto final para o público. A própria disrupção interna pode criar processos e ferramentas inovadoras que aumentem exponencialmente a produtividade do negócio.
Crie uma estratégia específica de inovação
Para alcançar esse nível de disrupção, é preciso construir um caminho de dentro para fora, que parte da TI como um centro na gestão da inovação.
O seu papel inicial é criar uma estrutura que suporte essa nova etapa da empresa, aliando não só uma infraestrutura tecnológica mais moderna como também os processos e as políticas para seu uso voltado para disrupção.
Nesse sentido, o gestor de TI é também um gestor de soluções e projetos. É com essa mentalidade que você deve iniciar o planejamento de uma estratégia contínua, sempre buscando soluções inovadoras.
Aposte na colaboração
Até pouco tempo, era comum que houvesse uma divisão significativa entre o departamento de TI e outros setores da empresa. No entanto, a implementação de ferramentas tecnológicas dentro do escritório começou a mudar esse cenário: elas permitiram que os setores passassem a interagir de maneira mais próxima e colaborativa.
A inovação disruptiva, principalmente inovação digital, exige uma base no design thinking, ou seja, a abordagem de problemas de forma criativa e integradora. Por isso, o líder desse processo precisa incentivar e apoiar a participação de todos os funcionários e formatar uma metodologia que aproxime a comunicação e a colaboração entre eles.
Não descarte ideias cedo demais
Uma cultura de inovação exige que nenhuma ideia seja descartada sem que antes todas as possibilidades sejam avaliadas.
É interessante criar um banco de ideias e incentivar a interação entre elas em um ambiente livre. A conexão de duas propostas em um contexto diferente pode criar uma terceira solução, capaz de mudar a empresa ou até todo o mercado.
Crie uma liderança participativa e saiba delegar
A participação e a diversidade são essenciais para que a inovação disruptiva aconteça. Por isso, é importante contar com a participação de todos. E, como você não pode ter total controle sobre todos os aspectos dessa gestão, é preciso confiar na capacidade criativa dos colaboradores.
Ao permitir que eles gerem suas próprias ideias, testando e compartilhando conhecimento, uma ideia inovadora pode surgir para otimizar um processo, economizar um recurso ou agilizar a produção. Pode ser uma funcionalidade que faça toda a diferença em um produto, seja ele digital ou físico.
Essa autonomia é importante porque, quando as pessoas em uma empresa têm proatividade e poder de decisão, elas têm muito mais confiança para ir atrás de suas hipóteses e voltar com resultados.
Invista na capacitação dos colaboradores
Quanto mais capacitados forem os profissionais, mais significativos serão os resultados. Por isso, como líder desse processo, você precisa começar a investir também nas pessoas. Treinamentos, especializações e comunicação interna movem a inovação e, portanto, são fundamentais.
Adquira soluções tecnológicas pensando na inovação
Uma das principais práticas que trazem sucesso para empresas inovadoras é a integração completa entre soluções de tecnologia e a criatividade das pessoas.
Como decisor de compra na hora de atualizar sua infraestrutura (seja hardware, software ou serviços), é sua responsabilidade investir pensando no futuro, em tecnologias disruptivas, considerando as oportunidades de mercado e como os colaboradores que você preparou poderão utilizar esses ativos como ferramentas para aperfeiçoar novas ideias.
Este é o novo papel da TI: fazer a ponte entre tecnologia e estratégias de negócio, transformando ideias em prática. Dentro desse contexto, quem trabalha no setor é a pessoa perfeita para comandar a inovação disruptiva. Por isso, é hora de assumir essa responsabilidade e guiar a empresa para o futuro!
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