
É indiscutível que a tecnologia vem sendo fundamental para melhorar os resultados das empresas em geral, assumindo um grande protagonismo no desenvolvimento econômico nos últimos anos. Por esse motivo, há uma tendência global de dizer que estamos passando pela Quarta Revolução Industrial, conhecida também como transformação digital.
Nela, as ferramentas digitais de Inteligência Artificial (IA), o Big Data, a Internet das Coisas, a realidade virtual e a realidade aumentada vêm verdadeiramente revolucionando os processos produtivos. Portanto, estamos em uma era em que o diferencial corporativo não é medido apenas pela sua produtividade, mas também pela capacidade de inovação interna.
Um negócio relativamente desconhecido pode despontar e desbancar corporações tradicionais ao utilizar soluções digitais disruptivas para otimizar os processos e resolver as dores dos seus clientes. Portanto, você precisa de parceiros tecnológicos que deem suporte para a empresa competir nesse cenário imprevisível.
Nas próximas linhas, confira os diferenciais da Positivo Tecnologia e descubra como melhorar os resultados alcançados! Boa leitura!
Como as soluções tecnológicas da Positivo Tecnologia contribuem para a sua empresa melhorar os resultados alcançados?
Em primeiro lugar, nada melhor do que iniciar o post com as principais vantagens que as empresas e os usuários individuais obtêm ao firmar uma parceria com a Positivo Tecnologia. Vamos lá!
Agilização dos processos
Você tem a impressão de que o seu negócio está estagnado, principalmente em termos de produtividade e de inovação? Sente falta de processos internos para melhorar os resultados?
Alguns dos indícios que apontam para uma lentidão incomum nos processos operacionais de uma empresa são os seguintes:
- falta de padronização — as tecnologias permitem que a sua organização crie frameworks e fluxos de trabalho documentados. A partir disso, você pode utilizar técnicas de visualização e de compartilhamento de dados para dar mais visibilidade a essas informações. Além disso, as máquinas podem ser configuradas para seguir somente os processos estabelecidos, reduzindo a discricionariedade dos colaboradores;
- falta de monitoramento e de otimização — hoje em dia, o melhor modelo produtivo é conhecido como PDCA (plan, do, check, action). Em outras palavras, ao padronizar, você planeja as ações corporativas. No entanto, é impossível prever se as hipóteses do planejamento se efetivarão. Para isso, é necessário checar os resultados e verificar se os indicadores de sucesso foram alcançados. Caso contrário, deve-se agir para corrigir os rumos. A tecnologia simplifica e automatiza o monitoramento;
- falta de auditoria em relação à força de trabalho — a transparência é um pilar da aceleração de processos. Você precisa entender quais são os colaboradores que estão apresentando um resultado inferior para oferecer feedbacks e realocá-los em funções em que seriam mais produtivos. Isso cria uma cultura de desenvolvimento contínuo;
- ociosidade de equipamentos — isso ocorre por diversos motivos, como a falta de planejamento na aquisição de máquinas, a ausência de uma política de uso e a insistência em manter um parque tecnológico obsoleto, com computadores e dispositivos móveis que não se adequam às demandas e à necessidade de escalabilidade do negócio.
No entanto, é preciso ter muito cuidado com as suas ações tecnológicas. Afinal, é fundamental integrar as escolhas de aquisição de equipamentos, de softwares e de serviços de TI com a demanda interna.
Um erro muito comum é utilizar softwares, como ERPs, sem haver uma prévia infraestrutura de TI adequada. Por serem muito potentes e robustos, esses programas ocupam muito espaço de processamento e de memória de trabalho das máquinas.
Assim, em equipamentos com uma excelente capacidade de processamento, essas soluções são capazes de automatizar, monitorar e integrar os processos. No entanto, quando instaladas em máquinas inferiores, rodam lentamente e fazem com que as operações durem muito mais tempo.
Redução de erros e falhas
Os erros podem ocorrer por diferentes motivos, mas um dos mais comuns é a falha humana. No entanto, é bom destacar que as máquinas também podem falhar.
De fato, é preciso entender que há processos que são melhores quando executados por máquinas. Em geral, são aqueles que envolvem tarefas repetitivas e maçantes. Afinal, o nosso cérebro se desenvolveu para a análise de novos cenários e, por isso, enfrenta dificuldades em fazer tarefas repetitivas.
Os softwares de automação de processos são essenciais para as empresas atualmente, sendo utilizados por pequenos e grandes players do mercado. Eles identificam os processos simples ou repetitivos e fazem a sua automatização, como o preenchimento de planilhas, a solução de dúvidas objetivas dos clientes e a operação de equipamentos.
Como são algoritmos que rodam sempre da mesma forma, eles não estão sujeitos a falhas de memória. Além disso, não têm a discricionariedade de realizar as operações de maneira diferente da programada.
Otimização da comunicação
A comunicação sempre foi um gargalo em muitas empresas, impedindo a integração de processos e a inovação. Com a tecnologia, se um colaborador enfrentar um impedimento na entrega de uma tarefa, ele poderá comunicar todos os interessados.
Dessa forma, os seus colegas poderão executar outras tarefas em vez de esperá-lo. Ainda nesse contexto, os gestores também podem avisar aos stakeholders que um atraso é possível ou tomar medidas em outras pontas do processo para mitigar o risco de descumprimento de prazos.
Aumento da produtividade
Na prática, tudo que citamos até aqui leva a um aumento de produtividade, visto que há:
- menos erros e falhas, o que significa uma carga menor de retrabalho;
- menor latência entre as entregas internas e parciais dos projetos;
- otimização da alocação de profissionais para atividades em que eles são melhores;
- comunicação e resolução rápidas de impedimentos, entre outros pontos.
Melhora do processo de tomada de decisão
Por fim, a tecnologia impacta significativamente o processo de tomada de decisão, aumentando a probabilidade de que a sua empresa tenha um planejamento estratégico capaz de vencer os desafios da competitividade.
Por exemplo: com o Big Data e a Inteligência Artificial, o planejamento estratégico passa a ser embasado em dados que refletem a realidade interna e externa. Essas soluções podem colher dezenas de gigabytes de dados de diversas fontes, como a Internet, os relatórios internos e outros softwares. Então, padrões são identificados e transformados em inteligência de negócios.
Assim, também são reconhecidas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças em relação à companhia. Outro ponto positivo é que podem ser feitas análises preditivas que identificam tendências de produção e de consumo antes de elas se tornarem explícitas para os tomadores de decisão.
Como a Positivo Tecnologia pode ajudar a sua empresa?
A Positivo Tecnologia tem soluções diversas para as empresas que querem se destacar pelo uso da tecnologia na otimização da eficiência corporativa. Além de oferecermos equipamentos modernos, que utilizam o melhor da tecnologia de hardware, temos serviços que ajudam a posicionar melhor o seu negócio.
Por exemplo: com o programa de trocas da Positivo Tecnologia, a sua companhia pode ter sempre equipamentos de ponta sem escalar muito os custos operacionais. Inclusive, temos o Positivo Tech Services, que proporciona um suporte completo à sua infraestrutura de TI, desde a implementação até a logística reversa, passando pelo treinamento dos seus colaboradores e pela manutenção preventiva.
Tudo isso faz com que os seus softwares rodem com mais robustez e agilidade, além de trazer mais previsibilidade para o uso da TI. A seguir, vamos conhecer outros meios que a Positivo Tecnologia coloca em prática para ajudar os seus parceiros!
Locação de computadores
A locação de computadores e de outros equipamentos é realizada por meio do programa Positivo As A Service. Trata-se de uma das novas verticais de negócio da Positivo Tecnologia que chega para facilitar o funcionamento da rotina corporativa.
Isso é feito por meio da locação e da manutenção do parque tecnológico do cliente, de acordo com as necessidades e com as preferências de cada parceiro. O investimento é baixo, e as mensalidades podem ser abatidas do Imposto de Renda ao serem listadas como despesas operacionais.
Além disso, garantimos a manutenção integral durante o período do contrato de locação. Inclusive, caso haja a necessidade de descarte de algum equipamento, isso também é feito pela Positivo Tecnologia.
Locação de servidores dedicados
O Positivo As A Service também proporciona a locação de servidores dedicados para as empresas parceiras. Trata-se de um serviço por meio do qual uma organização consegue utilizar o equipamento sem ter que efetuar a sua compra, garantindo uma redução significativa de custos.
Os servidores dedicados são equipamentos que têm a capacidade de funcionar sem interrupção, sendo administrados pelos proprietários e/ou pelos locatários. Nesse serviço, os servidores alugados funcionam como uma espécie de centro da rede de acesso, garantindo o armazenamento e a troca otimizada de dados entre empresas e filiais.
Os equipamentos são desenvolvidos com várias soluções destinadas à otimização dos processos. Na prática, isso aumenta o desempenho do negócio e melhora a segurança das informações.
Acesso a equipamentos de primeira linha
Caso a sua empresa queira mesmo adquirir equipamentos em definitivo, a Positivo Tecnologia oferece máquinas para todos os gostos e necessidades. Assim, você poderá comprar pentes de memória, mini PCS, workstations, SSDs, HDS e muitas outras opções.
Visite a nossa loja virtual para conhecer as marcas com que trabalhamos e confira os equipamentos próprios da Positivo. Outra dica válida é ler o post que preparamos sobre os computadores Positivo, no qual apresentamos as diversas linhas com as quais atuamos, os seus diferenciais e também as vantagens da locação de máquinas e de peças de infraestrutura.
Suporte completo
A Positivo Tecnologia proporciona também diversas formas de atendimento aos seus clientes. Existe, por exemplo, o modelo on-site, no qual há uma visita técnica até as instalações da empresa contratante.
Esse serviço é de alto valor agregado, já que consiste na gestão completa da operação de instalação e de manutenção de softwares e hardwares — e não somente no atendimento técnico e no posterior encerramento do chamado.
A atuação dos profissionais que representam a Positivo Tecnologia está embasada nas práticas ITIL, um modelo que repensa os serviços e a assistência de forma completa. Com isso, a empresa administra a operação, os procedimentos, os projetos, a transição e as melhorias contínuas.
Além disso, os profissionais utilizam fundamentos gerenciais com indicadores que promovem uma postura proativa e a garantia de melhores resultados no dia a dia. Os gestores de conta do time de serviços corporativos se envolvem tanto técnica quanto administrativamente na solução de problemas.
Hoje em dia, a Positivo Tecnologia conta com serviços diferenciados em diversas regiões do país. Afinal, além do on-site, outros tipos de atendimento são disponibilizados sob consulta.
Treinamento de equipe
Além de oferecer pontualmente bolsas integrais para pessoas que queiram se especializar em programação, a Positivo Tecnologia disponibiliza treinamento de tecnologia para quem quer aprender novas habilidades ou se especializar nesse campo.
Na verdade, não para por aí: a empresa se associa a diversas faixas etárias e necessidades, do colégio até a universidade. Você pode visitar a nossa página de educação e tecnologia para conhecer as opções que fornecemos. Algumas delas são:
- colégio Positivo;
- curso Positivo;
- universidade Positivo;
- Aprende Brasil;
- instituto Positivo;
- Positivo Soluções Didáticas.
Manutenções preventiva e corretiva
Uma paralisação nas atividades leva qualquer negócio ao prejuízo. Além disso, desmotiva colaboradores talentosos que não se sentem valorizados pelos gestores de infraestrutura da empresa.
Na verdade, não é novidade que nenhuma companhia realmente gosta de lidar com problemas na sua infraestrutura de TI. Afinal, com menos soluções e equipamentos disponíveis, a produtividade cai de forma abrupta, e os profissionais ainda enfrentam dificuldades para entregar os resultados esperados e bater as metas.
Além disso, problemas na infraestrutura implicam gastos altos e não programados, a exemplo da troca de computadores obsoletos, da ociosidade dos equipamentos e das mudanças de peças caras.
Diante de todos esses fatores, dois modelos de manutenção devem ser levados em consideração: a corretiva e a preventiva. Uma política que aborde ambas servirá para que a organização identifique riscos e se prepare adequadamente para eles, minimizando o impacto de acidentes.
Com a Positivo Tech Service, por exemplo, a empresa contratante terá um suporte técnico avançado para a manutenção de computadores, de notebooks e de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Além disso, ela contará com backups de arquivos, atualizações de sistema operacional e até mesmo descarte sustentável.
Automação de sistemas
A Positivo Casa Inteligente é um serviço de automação. A plataforma, que conta com soluções baseadas na chamada Internet das Coisas (IoT), engloba diversos kits e produtos direcionados para a segurança, para a eficiência e para a automatização de residências e de estabelecimentos comerciais.
Nessa iniciativa, você encontra câmeras de segurança, sensores Wi-Fi e lâmpadas. Como se não bastasse, praticamente todos os dispositivos da Positivo Casa Inteligente têm compatibilidade com o Google Home e com o Google Assistente.
Isso significa que, além de poder controlar todos os itens do ambiente pelo app, será possível usufruir de todas as suas funcionalidades por meio de comandos de voz.
Como você viu no post, a Positivo Tecnologia oferece uma ampla linha de produtos, capazes de atender às mais diversas demandas de uma empresa (desde servidores até notebooks e PCs) — e até mesmo de residências.
Inclusive, ao firmar uma parceria com a Positivo Tecnologia, você passará a contar com o nosso suporte para entender qual é a infraestrutura de TI necessária para comportar os seus processos e as suas aplicações atuais. Mais do que fornecedores, nós somos parceiros.
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