Como imprimir o licenciamento do seu carro ou moto em casa

Proprietários de veículos de 13 estados e do Distrito Federal têm a partir de agora uma nova alternativa para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O documento está disponível online, por meio de aplicativo e pode ser impresso em casa em uma versão que poderá ser aceita pelos agentes de trânsito. A ideia do Governo Federal é simplificar esse serviço, especialmente durante a pandemia de coronavírus, em que muitas agências do Detran tiveram os seus horários de atendimento reduzidos.

CRLV 100% digital

Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o serviço inicialmente está disponível em 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Desde 4 de maio de 2016, de acordo com a Lei 13.281/2016, não é mais obrigatório ao condutor apresentar o CRLV durante uma fiscalização de trânsito, desde que a autoridade tenha como realizar consulta dos dados do veículo relativas a eventuais bloqueios ou restrições.

A principal alternativa hoje é recorrer ao Aplicativo CDT. Disponível para Android, ele permite que o condutor mantenha no smartphone uma versão digital da CNH e do CRLV. Anteriormente, já ensinamos um passo a passo de como obter o seu documento CRLV.

De acordo com à Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a data limite para que todos os Detrans do país disponibilizassem a opção de impressão do CRLV aos proprietários de veículos é 30 de junho de 2020.

“Devido ao aumento da demanda por serviços digitais e a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, ressaltou o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.

Versão para impressão é novidade

Além do aplicativo, a novidade agora é que é possível imprimir uma cópia do documento com valor de apresentação às autoridades. Dentro do aplicativo CDT há a alternativa de imprimir o CRLV em PDF no formato A4. A versão digital do documento conta com um QR Code, que pode ser lido pelos agentes de trânsito para que obtenham as informações do veículo.

Importante: é fundamental que ao imprimir o documento você se certifique de escolher uma versão de impressão em alta qualidade. Caso o QR Code esteja ilegível, por exemplo, será de responsabilidade inteiramente sua a apresentação do documento original. Portanto, para imprimi-lo, evite utilizar os modos de economia de tinta da impressora.

Outra opção para imprimir o documento é acessar o Portal de Serviços do Denatran e informar os dados do veículo. É importante ressaltar que o CRLV só será liberado se o pagamento do licenciamento anual estiver em dia. Caso contrário, então será necessário primeiro regularizar a situação para somente depois utilizar o serviço.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Mulher lendo no Kindle no sofá enquanto toma uma xícara de café.

10 truques para usar no Kindle

Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.