Como a tecnologia 5G vai mudar a sua vida a partir de 2020?

A expansão do 4G segue a todo vapor no Brasil, mas enquanto muitas cidades ainda estão longe de ter acesso a essa rede, fabricantes de eletrônicos e operadoras de telefonia já trabalham na chegada da tecnologia 5G. Ela está prevista para desembarcar oficialmente nos Estados Unidos e em alguns países asiáticos a partir de 2019. No Brasil? A partir de 2010! Ainda é cedo para se avaliar o impacto econômico que a chegada da nova tecnologia terá sobre a população. Da mesma forma, é difícil imaginar que antes de 2020 o 5G dê as caras por aqui. No entanto, a expectativa é grande, se levarmos em conta as possibilidades que ele pode oferecer. Neste artigo, falaremos sobre algumas das suas características.

Velocidades ainda maiores

O 5G é a quinta geração dos sistemas de banda larga wireless. Como uma evolução do 4G, ele deve proporcionar maiores velocidades, mais estabilidade e novos recursos se comparado com as bandas atuais disponíveis. Para se ter uma ideia, o 5G poderá alcançar velocidades médias de transmissão de dados de até 20 Gbps.

®GIPHY

Em termos práticos, isso significa a possibilidade de baixar um filme de 1 GB em apenas 10 segundos, com a velocidade de download atingindo picos de velocidade maiores até mesmo do que as atuais redes de fibra óptica. Porém, velocidade não é tudo, embora ela seja o item mais perceptível por parte dos consumidores.

Baixa latência e o futuro da Internet das Coisas (IoT)

Outro item fundamental para o bom desempenho na transferência de dados é a chamada latência. Esse termo é usado para indicar o tempo de resposta no intervalo entre o aparelho receber o sinal e executar uma tarefa. Ou seja, tanto a rede quanto o aparelho em questão precisam estar preparados para isso. No 4G existe um atraso de 10 milissegundos para que isso aconteça. Já no 5G, especialistas indicam que esse atraso cairá para 1 milissegundo. Pode parecer pouca diferença nos celulares, mas será fundamental para os carros conectados, pois quanto mais rápido o veículo puder reagir a um comando, menores são as chances de que algum problema ocorra. A chegada do 5G deve ampliar o número de aparelhos conectados à rede. Aqui, não estamos falando apenas dos smartphones e computadores, mas de praticamente tudo: carros, eletrodomésticos, vestíveis e muito mais. Atualmente, estima-se que existam 7 bilhões de itens conectados à internet, mas até 2025 esse número deve chegar aos 100 bilhões.

Carros autônomos: a principal revolução do 5G

Um dos itens que mais está cercado de expectativas com a chegada oficial do 5G é a possibilidade de que os carros autônomos ganhem as ruas. Eles precisam de um sinal de alta velocidade e baixa latência para receber e enviar informações sobre localização e trânsito, mantendo o motorista e os passageiros mais seguros.

Mobilegeeks.de

Essa tecnologia, no entanto, deve demorar um pouco mais para chegar ao Brasil. Isso porque é preciso mapear mais estradas e avenidas e garantir que o alcance do sinal seja eficiente ao longo de todos os percursos. Mesmo nos Estados Unidos ainda há poucas localidades que poderiam ter acesso completo a essa tecnologia logo de início.

A corrida pelo 5G: quem está na frente?

Como já mencionamos, 2019 deve ser o ano da chegada oficial do 5G ao mercado internacional. Os países mais avançados na implantação desses sistemas no momento são os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e Cingapura. A Coreia do Sul, por exemplo, já está testando uma rede comercial 5G durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem na cidade de Pyeongchang. A Qualcomm, fabricante de processadores e chipsets para eletrônicos, promete o primeiro modem 5G para smartphones em 2019, portanto no ano que vem devemos ver os primeiros aparelhos com suporte à nova tecnologia.

®Qualcomm

A expectativa, segundo um relatório produzido pela consultoria Juniper Research, é que até 2025 existam 1 bilhão de conexões 5G, sendo que 55% delas estarão concentradas nos Estados Unidos, na China e no Japão. No Brasil, os primeiros leilões de licitação para que as operadas possam operar as bandas 5G só vão acontecer após 2020 – o que significa que teremos que esperar pelo menos mais 4 anos até que possamos conferir as primeiras experiências com essa nova tecnologia. Apenas a título de comparação, o 4G chegou ao Brasil em 2013, mas dados da Anatel de maio de 2017 indicavam que apenas 31,5% das linhas móveis no país usufruíam dos seus recursos. Assim, pensando em uma possível chegada da tecnologia por aqui a partir de 2021, dá para imaginar que vai demorar bastante até que ela se popularize e vire realidade para a maioria dos brasileiros. Fonte(s): El País, UOL, CNET e The Verge

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.