3 dicas para reduzir o consumo de dados no WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp pode ser um dos principais responsáveis pela sua franquia de dados não ser suficiente para durar até o final do mês? Isso ocorre porque nem todos seguem algumas dicas para reduzir o consumo de dados no WhatsApp.

Se as configurações de aplicativo forem deixadas no modo padrão, é bem provável que você tenha uma experiência de uso mais interessante, mas o preço a se pagar é um maior consumo de dados quando a conexão não for Wi-Fi.

Se problemas como esse são comuns ao seu dia a dia, é hora de aprender três dicas simples que vão amenizar a situação, impactando menos na sua franquia.

®GIPHY

Desative o download automático e fotos e vídeos

As transferências de imagens e vídeos são as ações que mais fazem com que você gaste a sua franquia de dados. Por padrão, o WhatsApp deixa ativo o download de imagens em qualquer ocasião, e restringe o download de vídeos apenas para as conexões Wi-Fi. Você pode mudar essa configuração.

Passo 01: no WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Dados e armazenamento”. Na tela seguinte você verá as opções de download automático de conteúdo.

Passo 02: em “Quando utilizar a rede de dados” você pode escolher as opções “Fotos”, “Áudio”, “Vídeos” e “Documentos”. Desmarque todas elas se quiser garantir que os downloads só serão feitos de forma automática quando você estiver no Wi-Fi.

Passo 03: a partir de então, sempre que você receber uma imagem um sinal indicado que ela precisa ser baixada aparecerá no lugar. Basta tocar sobre a imagem para fazer o download no 4G – ou então aguarde até que você esteja conectado em uma rede Wi-Fi.

Desative backups fora de uma rede Wi-Fi

Por padrão, o WhatsApp faz um backup diário das suas conversas, de forma que você não perca nada caso precise restaurar o aparelho. Porém, ele trata essa opção como padrão e, por essa razão, realiza essa ação mesmo se você não estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Também é possível alterar essa configuração.

Passo 01: no WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Conversas”.

Passo 02: na tela seguinte, toque em “Backup de conversas” e vá à opção “Fazer backup em”. Toque sobre ela para ver as opções e ative “Wi-Fi”. Dessa forma, quando você estiver no 3G ou 4G esse processo será postergado até que uma conexão Wi-Fi esteja disponível.

Para quem costuma enviar e receber muitas fotos, esse processo pode custar um volume de dados preciso da sua franquia. Portanto, fique atento à essa configuração para evitar o consumo de dados desnecessário.

Reduza a qualidade das chamadas

Essa última dica é para aqueles que usam bastante o mensageiro para fazer ou receber ligações. Quanto menor a qualidade das chamadas, menos dados elas consumirão. Você pode baixar a qualidade das ligações apenas no 3G ou 4G, mantendo o padrão mais alto quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Passo 01: No WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Dados e armazenamento”. Agora localize a opção “Reduzir uso de dados”. Basta marcar essa alternativa e pronto.

Suas próximas chamadas em redes móveis terão um tráfego menor de dados. Se a qualidade cair muito, desmarque essa opção.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.