carteira-de-estudante-digital-como-funciona

Carteira de estudante digital: entenda como funciona o documento ID Estudantil gratuito

A emissão de carteiras de estudante deve ser gratuita e digital a partir de 2020. Uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de setembro explica como funcionará a carteira de estudante digital.

A ideia é que a carteira de estudante digital esteja disponível na Play Store a partir de 90 dias após a data de publicação da MP no Diário Oficial da União. Haverá ainda uma versão física do documento, emitida gratuitamente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

 carteira-de-estudante-digital-como-funciona

®GIPHY

Como funciona a carteira de estudante digital

De acordo com o texto da medida provisória, a carteira de estudante digital valerá para todos os estudantes da educação básica, tecnológica e superior. Com ela em mãos será possível obter meia-entrada em cinemas, shows e teatros, entre outros eventos culturais.

O aplicativo deve funcionar nos mesmos moldes da CNH Digital. A ideia, segundo o governo, reduzir a burocracia e facilitar o acesso ao documento, uma vez que ele será completamente gratuito. Ele será ainda uma alternativa às carteiras emitidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Ambas custam R$ 35 mais a taxa de entrega.

“Quem não tem conexão com a internet pega a carteira na Caixa a custo zero, quem tem pega no celular e faz todo o procedimento por ali”, explicou Abraham Weintraub, Ministro da Educação.

A expectativa é que a nova carteira de estudante digital traga benefícios tais como a simplificação do acesso ao documento, a redução no número de fraudes e a democratização da possibilidade de uso dos benefícios que o documento proporciona.

Quais informações estarão presentes no documento?

O ID Estudantil teve apenas o seu layout provisório divulgado, de forma que o produto final pode ser diferente quando o aplicativo for lançado. No documento constarão informações como escola em que o estudante está bem como a série em que está matriculado.

A partir da criação do documento, será criado e mantido também um banco de dados único em âmbito nacional com os dados dos alunos. Ao solicitar o documento, que é opcional, os estudantes autorizam o uso dos dados para a “composição do cadastro unificado e para utilização no ciclo das políticas públicas estudantis”.

De acordo com o Ministério da Educação, a expectativa é que esses dados possam ser utilizados no futuro, seja de modo agrupado ou de forma individual, para a formulação de políticas educacionais e para o acompanhamento do desempenho dos estudantes.

Há uma data oficial de lançamento?

Ainda não ha uma data oficial de lançamento para o ID Estudantil. A medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro prevê que o aplicativo possa estar disponível na Play Store a partir de 90 dias a contar da data de publicação do texto no Diário Oficial da União.

Portanto, isso significa que a partir de 11 de dezembro poderemos ter novidades. Contudo, em razão dos recessos de final de ano, o mais provável é que o lançamento ocorra somente em 2020.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Mulher lendo no Kindle no sofá enquanto toma uma xícara de café.

10 truques para usar no Kindle

Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.