O serviço dos Correios está preparando uma série de novidades para serem implementadas ainda em 2018, segundo informações do jornal Correio Braziliense. Neste ano, será a primeira vez na história, segundo as projeções da estatal, que o número de encomendas deve superar a quantidade de correspondências. Para isso, a empresa prepara ferramentas de como rastrear encomendas em tempo real.
Para que isso seja possível, a empresa vai aparelhar os mais de 58 mil profissionais que fazem entregas em todo o Brasil com smartphones com GPS. A ideia é que o registro possa ser feito no exato momento em que a correspondência sai para entrega ou que ela é recebida pelo destinatário.
Hoje, para que o sistema possa ser atualizado, é preciso que o entregador retorne à central para atualizar as informações, o que muitas vezes resulta em atrasos de até um dia inteiro no que diz respeito aos dados de rastreio no sistema.
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Outra novidade que deve ser colocada em prática ao longo de 2018 é a implantação de uma nova modalidade de entrega, essa voltada para as pessoas que não fazem compras online por não ter como receber a mercadoria em horário comercial. Grandes varejistas online apontam esse como um dos fatores impeditivos para muitos usuários na hora de comprar um produto pela internet.
Segundo os Correios, a modalidade em questão deve ser batizada de “Clique e Retire”. A ideia é que os consumidores possam fazer as suas compras normalmente pela internet e retirá-las nas agências dos Correios. Hoje, já há um embrião dessa ideia em funcionamento no país, mas por enquanto ela é limitada a cerca de 450 agências.
O sistema vai funcionar em parceria com algumas das maiores varejistas de comércio eletrônico no Brasil, como a Netshoes, as Casas Bahia e o Ponto Frio. Ainda no primeiro semestre deste ano outra gigante deve se juntar a essa lista: o grupo B2W, responsável por sites como Submarino, Americanas e Shoptime.
Algumas cidades devem ter acesso ainda a um novo serviço em 2018. Trata-se das caixas de correio inteligente, armários que poderão ser instalados em condomínios que não tenham porteiros em horário comercial.
Essas caixas permitiriam a entrega das encomendas normalmente, mesmo que não haja ninguém para recebê-las. Essa iniciativa está em testes em Curitiba, em São Paulo e em Porto Alegre.
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Por fim, a última das iniciativas é a instalação de “lockers” em algumas agências dos Correios. Esse modelo é muito utilizado fora do Brasil por empresas como a Amazon e permite que os consumidores retirem as mercadorias recebidas em algum ponto específico da cidade.
A possibilidade vem sendo testada pelas Casas Bahia e pelo Ponto Frio. Inicialmente, os armários dos Correios estarão disponíveis em alguns pontos de São Paulo a partir do segundo semestre deste ano.
Fonte(s): Correio Braziliense