Em breve você poderá rastrear as suas encomendas nos Correios em tempo real

O serviço dos Correios está preparando uma série de novidades para serem implementadas ainda em 2018, segundo informações do jornal Correio Braziliense. Neste ano, será a primeira vez na história, segundo as projeções da estatal, que o número de encomendas deve superar a quantidade de correspondências. Para isso, a empresa prepara ferramentas de como rastrear encomendas em tempo real.

Para que isso seja possível, a empresa vai aparelhar os mais de 58 mil profissionais que fazem entregas em todo o Brasil com smartphones com GPS. A ideia é que o registro possa ser feito no exato momento em que a correspondência sai para entrega ou que ela é recebida pelo destinatário.

Hoje, para que o sistema possa ser atualizado, é preciso que o entregador retorne à central para atualizar as informações, o que muitas vezes resulta em atrasos de até um dia inteiro no que diz respeito aos dados de rastreio no sistema.

©GIPHY

Nova modalidade de entrega

Outra novidade que deve ser colocada em prática ao longo de 2018 é a implantação de uma nova modalidade de entrega, essa voltada para as pessoas que não fazem compras online por não ter como receber a mercadoria em horário comercial. Grandes varejistas online apontam esse como um dos fatores impeditivos para muitos usuários na hora de comprar um produto pela internet.

Segundo os Correios, a modalidade em questão deve ser batizada de “Clique e Retire”. A ideia é que os consumidores possam fazer as suas compras normalmente pela internet e retirá-las nas agências dos Correios. Hoje, já há um embrião dessa ideia em funcionamento no país, mas por enquanto ela é limitada a cerca de 450 agências.

O sistema vai funcionar em parceria com algumas das maiores varejistas de comércio eletrônico no Brasil, como a Netshoes, as Casas Bahia e o Ponto Frio. Ainda no primeiro semestre deste ano outra gigante deve se juntar a essa lista: o grupo B2W, responsável por sites como Submarino, Americanas e Shoptime.

Caixas de correio inteligentes

Algumas cidades devem ter acesso ainda a um novo serviço em 2018. Trata-se das caixas de correio inteligente, armários que poderão ser instalados em condomínios que não tenham porteiros em horário comercial.

Essas caixas permitiriam a entrega das encomendas normalmente, mesmo que não haja ninguém para recebê-las. Essa iniciativa está em testes em Curitiba, em São Paulo e em Porto Alegre.

©GIPHY

Por fim, a última das iniciativas é a instalação de “lockers” em algumas agências dos Correios. Esse modelo é muito utilizado fora do Brasil por empresas como a Amazon e permite que os consumidores retirem as mercadorias recebidas em algum ponto específico da cidade.

A possibilidade vem sendo testada pelas Casas Bahia e pelo Ponto Frio. Inicialmente, os armários dos Correios estarão disponíveis em alguns pontos de São Paulo a partir do segundo semestre deste ano.

Fonte(s): Correio Braziliense

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.