como-recuperar-videos-apagados-android

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para a maioria dos usuários, o smartphone é a principal câmera que eles têm em casa. Assim, é natural que o celular seja também o local mais importante para armazenamento desses arquivos. Mas e se eles se perderem?

Fique tranquilo: há como recuperar vídeos apagados no Android, assim como fotos e outros arquivos. Esse recurso não está disponível nativamente no sistema operacional, mas recorrendo a apps de terceiros é possível ter mais uma chance antes de dar como perdidos vídeos que você considera importantes.

como-recuperar-videos-apagados-android

®GIPHY

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para tentar salvar vídeos que já tenham sido apagados do seu aparelho a solução é recorrer ao app Disk Digger. Ele está disponível na Play Store em duas versões: a gratuita recupera fotos e vídeos apagados; a Pro promete recuperar qualquer tipo de arquivo.

Passo 01: Baixe e instale o app Disk Digger na Play Store.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 02: Abra o app. Há duas opções disponíveis: “Basic Scan”, que é a que você deve utilizar no seu aparelho; e “Full Scan”, que você utilizará caso o seu celular tenha passado por processo de “root”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 03: Em seguida, escolha a partição de memória que você deseja verificar. Se o arquivo estava memória interna do celular, use a opção “/data”; se o arquivo estava em um cartão micro SD, então use a opção “/mnt/sdcard”.

Passo 04: No próximo passo é hora de definir o tipo de arquivo que você quer buscar. A opção gratuita do app permite a busca de fotos, nos formatos “.JPG” e “.PNG” e vídeos, no formato “.MP4”.

Passo 05: Selecione “Ok” para iniciar a varredura. Serão listados todos os arquivos do formato correspondente que podem ser recuperados.

Passo 06: Escolha quais arquivos deseja recuperar marcando-os na caixa de seleção. Por fim, toque em “Recover Files”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 07: Se você preferir, é possível aplicar alguns filtros à varredura. Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolha o tamanho do arquivo, indicando um valor em “minimum file size”. Isso fará com que sejam listados apenas os vídeos com tamanho maior ao valor correspondente.

como-recuperar-videos-apagados-android

Como funciona a recuperação de arquivos?

Você pode estar se perguntando: como é possível que o aplicativo consiga localizar arquivos já apagados? A resposta é simples. Quando um arquivo é apagado do sistema ele não é excluído por completo. O que o sistema faz é marcar o espaço que aquele item ocupa como “livre”, mas nos registros ele permanece ali por mais um tempo.

O que o app faz é ignorar os espaços marcados como livres, fazendo uma varredura também neles. Isso permite que ele encontre arquivos de registros ainda salvos na memória do aparelho, junte as peças e “devolva” o arquivo para o acesso do usuário.

Por esse motivo, recomenda-se ainda que você tente recuperar fotos e vídeos o quanto antes. Um prazo maior do que 30 dias já coloca os seus arquivos em perigo: eles podem ter sido apagados completamente, inclusive dos registros, e você não conseguirá recuperá-los nunca mais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.