Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Cada dia mais sinistro: robô da Boston Dynamics já consegue correr

Você deve se lembrar de um vídeo divulgado pela empresa Boston Dynamics que mostra um robô abrindo a porta para outro passar. Agora, a companhia norte-americana divulgou um novo vídeo em que mostra um robô que já consegue correr.

Experimentos como esses já vem sendo realizados há um bom tempo pela empresa, mas a cada ano que passa os autômatos parecem surpreender ainda mais os espectadores. Nesse caso, é de se admirar que o robô consiga manter a postura e o ritmo de um humano durante a corrida, inclusive desviando de obstáculos se for necessário.

®GIPHY

Atlas: um experimento entre muitos

O robô que aparece se exercitando no vídeo mais recente publicado pela empresa atende pelo nome de Atlas. A proposta da companhia é fazer com que os humanos “mudem de ideia com relação a o que os robôs são capazes de fazer”. Assim, a cada ano que passa, seus protótipos parecem ter aprendido novos truques.

É o caso do Atlas. Segundo a empresa, ele é o robô mais avançado que a Boston Dynamics já desenvolveu. Seu sistema de controle permite a coordenação precisa dos braços, do quadril e das pernas de forma que a máquina consiga caminhar com movimentos similares aos de um ser humano. Seu equilíbrio faz com que as tarefas aparentemente complexas sejam realizadas de forma trivial.

Todas as peças do acabamento externo do robô são construídas com impressoras 3D. Isso garante não apenas uma maior leveza como também permite aos seus desenvolvedores criar peças sob medida e que sejam mais adequadas para facilitar a movimentação. Graças aos sensores, ele consegue ainda manipular objetos em diversos ambientes.

Algumas qualidades e especificações do Atlas

  • Altura: 1,50 metro
  • Peso: 75 quilos
  • Capacidade de levantamento de peso: 11 quilos
  • Energia: via bateria
  • Sistema de movimentação: hidráulico
  • Número de juntas: 28
  • Percepção: por meio dos sensores LiDAR e Stereo Vision

Modelos comerciais devem aparecer em 2019

Ao menos por enquanto, os projetos desenvolvidos pela Boston Dynamics têm caráter experimental, ou seja, não estão à venda. Parte dos projetos tem sido utilizada em programas do governo norte-americano, mas o consumidor final nunca teve acesso a essas inovações.

Isso deve mudar a partir de 2019. Para o ano que vem, a empresa planeja colocar no mercado o seu “cão-robô”, o SpotMini. A empresa considera o seu primeiro produto comercial o “robô mais silencioso já produzido”.

Ele foi pensado para entrar com facilidade em qualquer escritório ou casa e deve ser utilizado inicialmente em situações de emergência.

®BOSTON DYNAMICS

No site oficial da empresa, é possível conferir ainda mais detalhes sobre os quatro principais projetos da Boston Dynamics: o robô Atlas, e o robôs-auxiliares Handle, SpotMini e Spot.

Fonte(s): Boston Dynamics

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter