Positivo do seu jeito

Dicas

Facebook Lite: o que é e quando vale a pena usar

5 de Março de 2021

por: MKT Positivo

Nem todo mundo mora em regiões com acesso a boas redes de internet 3G e 4G. No interior do Brasil e mesmo nas grandes cidades, há pontos em que acessar qualquer site ou aplicativo via dados móveis não é uma tarefa simples.

Pensando em simplificar a vida dos usuários, o Facebook criou uma versão mais leve do seu aplicativo: o Facebook Lite. Trata-se de uma alternativa ao app principal que utiliza apenas os dados essenciais nas transações de dados, ainda que apresente algumas limitações de funções.

O que é o Facebook Lite?

O Facebook Lite é uma versão simplificada do app principal. Por ter menos recursos, o app é mais leve e ocupa menos espaço de armazenamento. Além disso, ele utiliza um volume menor de dados para transacionar as informações, resultando em economia no consumo de franquia para quem tem limitações nesse sentido.

E mais: como requer menos dados, as informações principais carregam mais rápido. Assim, mesmo em áreas com conexões do tipo 2G, ou com 3G instável, será possível acessar as informações básicas da rede social sem maiores problemas.

Quem pode utilizar o Facebook Lite?

Qualquer usuário com um smartphone Android pode usar o Facebook Lite. Embora ele seja mais indicado para quem utiliza a rede social em áreas com conexão instável, nada impede que você baixe o aplicativo e o utilize também em áreas com sina 3G ou 4G em pleno funcionamento.

Para que você possa entender se essa é uma opção interessante ou não para você, listamos aqui algumas das características da versão simplificada do Facebook para você conhecer.

Acesso aos recursos básicos

Enquanto o app principal conta com todos os recursos possíveis, no Facebook Lite há algumas limitações. O layout é mais simples e alguns recursos visuais não estão disponíveis. Não há acesso a certos tipos de filtros nas buscas, como o “Marketplace” e o “Locais”. Porém, você pode fazer publicações normalmente ou ler as postagens dos seus amigos sem se preocupar com o consumo de banda.

Economia de espaço de armazenamento

O Facebook Lite é uma boa escolha para quem conta com um smartphone cuja capacidade de armazenamento interno é baixa ou está no limite. Enquanto o app principal requer cerca de 160 MB disponível para instalação, a versão Lite usa pouco menos de 3 MB. Além disso, levando-se em consideração dados de login e cache, o Facebook pode chegar a ocupar 1 GB no seu celular, enquanto o Lite não passa dos 30 MB.

Menor consumo de RAM e compatibilidade com celulares antigos

Para que possa ser executado com tranquilidade mesmo em smartphone com menor capacidade de processamento, o Facebook Lite foi criado para utilizar menos memória RAM – e consequentemente há um consumo menor de bateria mesmo com uso intenso. Por fim, celulares antigos que rodem qualquer versão do Android acima da 4.0 também estão aptos a receber o app.

E aí, que tal fazer o teste para descobrir se vale a pena instalar o Facebook Lite no seu smartphone Android?