lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

Você alguma vez já quis fazer uma pesquisa sobre um lugar ou objeto, mas não sabia o seu nome e muito menos como descrevê-lo? Maior site de buscas do mundo, o Google está trabalhando em um novo recurso que pode resolver este problema.

Ao que tudo indica, a novidade será aplicada no Google Lens Multisearch, plataforma que permite o uso de imagens para determinar quais buscas devem ser feitas. Isso pode ser útil para diversas ocasiões, como pesquisar mais sobre um mural ou obra de arte, itens de consumo, imagens de lugares e até sobre pessoas famosas que você não sabe o nome. Apesar desse recurso ainda estar em desenvolvimento, vale a pena conferir o que está por vir.

Edward Cullen falando para a Bella pesquisar no Google no filme Crepúsculo

O que é o Google Lens e como usá-lo?

Lançado em setembro do ano passado, o Lens é um aplicativo do Google que possui uma inteligência artificial própria capaz de reconhecer objetos. Dessa forma, ele pode ser usado para trazer informações sobre produtos como roupas e artigos domésticos, conseguindo inclusive informar lojas online onde você pode comprar este item ou itens semelhantes.

pessoa usando o aplicativo do google lens

O Lens também pode ser usado para traduzir palavras e textos de uma imagem, graças a sua integração com o Google Tradutor. Outras funcionalidades disponíveis são se conectar a uma rede Wi-Fi a partir de uma imagem que tenha o nome dessa rede e senha, verificar códigos de barra e QR Codes em produtos e muito mais.   

Atualmente, seus recursos podem ser acessados pelo Google Assistente em alguns smartphones Android, através do Google Fotos ou por meio do seu aplicativo próprio, disponível para Android e iOS.

O que vem a seguir?

O novo recurso que permitirá pesquisas sem ser necessário o nome ou a descrição do item em específico já está em desenvolvimento, com testes programados para serem realizados em breve nos Estados Unidos.

Basicamente, ele funcionará da seguinte forma: ao tirar uma foto ou inserir uma imagem salva no seu celular no Lens, você precisará somente usar uma palavra para realizar uma busca por este objeto. Por exemplo, se você viu em uma vitrine um vestido azul, e gostaria de encontrar um vestido deste modelo, mas da cor verde, basta tirar uma foto e digitar “verde” para que o Google busque estabelecimentos que vendem o vestido que você deseja.

Inicialmente, a nova função terá pesquisas para compras como seu principal foco. Porém, como destacado por Belinda Zeng, gerente do Google, a ferramenta poderá ser aprimorada para outras ações, como para ajudar a encontrar formas de se consertar um objeto, precisando somente fotografá-lo e digitar “como consertar”.

celular em loop

Porém, segundo informações do portal The Verge, os desenvolvedores do Google têm enfrentado certas dificuldades em relação ao novo recurso. O maior problema tem sido definir se a inteligência artificial do Lens deve focar mais na imagem ou no termo digitado para realizar suas pesquisas.    

Por causa disso, é possível que esta nova tecnologia demore um pouco para chegar até nós. Mas, se tratando do potencial do Google, é muito provável que cedo ou tarde seja encontrada uma solução para o lançamento deste novo recurso, que pode facilitar em muito a vida daqueles que desejam realizar pesquisas sobre algo que não sabem o nome ou como descrever esse item em si.

Por falar em facilitar a vida, que tal encontrar em um único lugar centenas de tutoriais, dicas e informações relevantes sobre os principais sites, redes sociais, dispositivos, aplicativos e muito mais? Entre no nosso site e tenha acesso a conteúdos relevantes sobre tudo relacionado a tecnologia, inovação e entretenimento. Clique aqui e confira!  

Fonte(s):

TechTudo e Mundo Conectado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.