Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

youtube-remove-dislikes-videos

YouTube remove contagem de dislikes em vídeos

O YouTube decidiu remover a contagem de dislikes em vídeos de todos os usuários. A iniciativa visa preservar os criadores de conteúdos que poderiam receber ataques de ódio dentro da plataforma. Gostou da novidade? Então vem com a gente que vamos abordar todos os benefícios e desvantagens de não ter mais dislikes em vídeos do YouTube.

O que você acha de postar vídeos no YouTube sem se preocupar se eles vão apresentar marcações de dislikes? Esse “problema” que muitos criadores de conteúdos precisam resistir, agora não está mais presente nos vídeos. A atualização na interface do YouTube agora preserva essa contagem para que todo conteúdo possa aparecer apenas com seus likes.

A iniciativa de remoção da contagem de dislikes não é nova. A plataforma de vídeos vinha testando o recurso desde março deste ano e, enfim, chegará para todos usuários que publicam vídeos. O resultado dos testes, segundo o YouTube, foi a redução do número de dislikes nos vídeos. Mas o botão não foi removido? Calma que a gente explica tudo no decorrer deste artigo.

Mas eu ainda vejo o botão de dislike em todos os vídeos do YouTube

É isso mesmo. O botão continua disponível para todos os usuários que acessam um vídeo no YouTube. No entanto, o que muda é apenas a contagem de cliques nesse botão, que agora não é mais exibida. Ou seja. Os espectadores ainda podem dar dislikes se não gostam de um determinado vídeo, mas isso não fará com que a contagem apareça na descrição do conteúdo.

O Google afirma que a redução de cliques no botão aconteceu porque os usuários mantêm menos dispositivos a avaliar negativamente o conteúdo quando o número de contagem é removido. Quem nunca assistiu um vídeo que não gostou, ou até mesmo que gostou, e não sentiu vontade de aumentar o número de likes ou dislikes?

Benefícios da retirada da contagem de dislikes

Mas quem mais pode se beneficiar com essa alteração? Sem dúvidas, os criadores de conteúdo iniciantes e donos de canais pequenos. O YouTube, inclusive, afirma ter consultado essas pessoas antes de tomar a decisão em definitivo. O Google ainda informa que são esses usuários os mais prejudicados com avaliações indesejadas que partem de ataques de ódio e ações orquestradas.

youtube-remove-dislikes-videos

Outro ponto que pode melhorar com a remoção da contagem de dislike é o engajamento. Muitos espectadores escolhem não assistir um vídeo de acordo com a quantidade de dislikes que o mesmo apresenta. Esse ponto também é muito importante para usuários iniciantes e os donos de canais pequenos. Para essas pessoas, é muito complicado angariar público em comparação aos criadores de conteúdos maiores. 

O que muda para o espectador que navega pelo YouTube

Os espectadores não sentiram uma grande diferença na página dos vídeos. Em resumo, a mudança na contagem em nada muda a sua experiência com a plataforma. Essas pessoas poderão, até mesmo, usar o botão de dislike sempre que quiserem. Aliás, é importante saber que clicar nesse botão é algo muito importante.

O YouTube manteve o botão de dislike porque é através dele que as recomendações de conteúdos são ajustadas para cada usuário. Toda vez que uma pessoa clica no botão like ou no dislike, o algoritmo da plataforma passa a entender melhor o comportamento do usuário e seus gostos pessoais.

Sendo assim, o botão continuará sendo exibido normalmente, mas sem a contagem total de cliques. Você, como usuário espectador, também deve continuar utilizando o botão sempre que puder para que conteúdos indesejados não sejam sugeridos em sua página principal ou enquanto assistir algum vídeo.

Os criadores de conteúdo sabem quando recebem um dislike em seus vídeos?

Esse é outro ponto importante na dinâmica de uso entre criadores de conteúdo e o YouTube. Tanto o botão like quanto o dislike são importantíssimos para que o criador saiba se um determinado conteúdo agradou a sua audiência. Sendo assim, o YouTube manteve para os criadores a quantidade de dislikes recebidos em cada vídeo.

Essa visualização, entretanto, só é apresentada acessando a ferramenta YouTube Studio no PC ou no celular. Através dela também é possível acompanhar todos os resultados de um determinado vídeo, playlist ou o desempenho total do canal em períodos escolhidos pelo criador.

Com os dados sobre dislikes em anônimo, os criadores de conteúdo podem avaliar seus conteúdos para que possam melhorá-los. Além disso, como falamos anteriormente, quando esses números não são exibidos as pessoas passam a ser menos propensas a fechar o vídeo logo no início, o que pode acabar com o engajamento do conteúdo.

Gostou da novidade? Use a nossa barra de comentários para dizer o que achou dessa mudança no YouTube. Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar tutoriais, análises de softwares e serviços e notícias sobre o mundo da tecnologia. 

Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar conteúdos que atendam as suas dúvidas sobre smartphones, computadores, tablets, redes sociais e serviços na web. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
carregador de celular em cima da mesa

Carregador de celular: veja 5 dicas para escolher o modelo certo

pai e filha na cozinha usando tecnologias

Conheça as 7 tecnologias indispensáveis no nosso dia-a-dia

homem segurando celular rindo de nomes de wi-fi engraçados

120 nomes engraçados para wi-fi

homem rindo ouvindo audios engraçados do whatsapp

Onde achar áudios engraçados para WhatsApp

lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

Inscreva-se na nossa

Newsletter