O Google lançou o uso de inteligência artificial nas buscas realizadas pelos usuários brasileiros. Este recurso, chamado de Experiência de Pesquisa Generativa (SGE), está atualmente em fase de testes. Inicialmente, ele está disponível apenas em computadores, mas nas próximas semanas será lançado também para celulares através do aplicativo do Google.
Divulgado inicialmente no evento anual Google I/O e, até então, estava disponível apenas nos Estados Unidos, agora a busca com IA está acessível em mais de 120 países, incluindo o Brasil. Além de mostrar resumos baseados em IA, o Google exibirá sugestões de perguntas para complementar a pesquisa e direcionará os usuários para um chat onde poderão conversar com o robô sobre o tópico pesquisado.
O objetivo é facilitar a pesquisa, permitindo que os usuários obtenham informações mais completas e detalhadas sem a necessidade de realizar várias buscas. O buscador pode usar ícones ou etiquetas especiais (como um símbolo de IA ou uma marcação específica) para destacar que a resposta é gerada por IA. Fique atento a esses indicadores visuais.
Passo 1: acesse o Search Labs
Primeiramente, você precisa acessar o Search Labs, que é o ambiente de testes do Google para novos recursos. Este é o local onde o recurso de IA está sendo testado e disponibilizado para os usuários.
Passo 2: faça login na conta do Google
Certifique-se de estar logado na sua conta do Google. O acesso ao Search Labs e ao novo recurso de IA requer que você esteja autenticado com sua conta Google.
Passo 3: aprenda a fazer a busca
No Search Labs, você encontrará exemplos de como realizar buscas que ativam as respostas da IA. Geralmente, essas buscas começam com palavras como “como”, “o que é”, entre outras frases interrogativas.
Passo 4: faça a sua pesquisa
Após entender como fazer as buscas, você pode começar a fazer suas próprias pesquisas. Digite suas perguntas na barra de busca do Google ou diretamente na barra de endereços, se estiver usando um navegador.
Buscas Informativas:
Buscas de Tutoriais e ‘Como Fazer’:
Buscas de Saúde e Bem-Estar:
Buscas de Viagem e Turismo:
Buscas Educacionais:
Buscas de Tecnologia:
Buscas de Cultura e Entretenimento:
Buscas de Finanças e Investimentos:
Buscas de Culinária e Receitas:
Buscas de Atualidades e Notícias:
Quando você faz uma pergunta no Google, agora pode receber uma resposta em forma de um pequeno texto criado pela inteligência artificial. Este texto é composto pelas principais informações sobre o tópico pesquisado e pode ser criado a partir de várias fontes diferentes.
Anteriormente, os resultados de busca eram dominados por links. Com a introdução deste recurso, os links passam a ter um papel secundário quando a página utiliza este recurso, servindo como complemento ao texto gerado pela IA.
O Google oferece a opção de aprofundar-se no assunto por meio de um chat com a IA. Isso permite uma interação mais dinâmica e personalizada, onde o usuário pode fazer perguntas adicionais e obter respostas mais detalhadas.
No final do texto gerado pela IA, o Google sugere perguntas relacionadas para ajudar a expandir a pesquisa do usuário. Ao selecionar uma dessas perguntas, o usuário é direcionado para um chat com o robô.
O objetivo principal dessa mudança é simplificar o processo de pesquisa. Em vez de realizar várias buscas para obter informações completas sobre um tópico, a IA do Google tenta fornecer uma visão abrangente em uma única resposta.
Inicialmente, este recurso está disponível apenas em computadores, mas há planos para expandi-lo para dispositivos móveis nas próximas semanas. Para utilizar o novo recurso, os usuários precisam acessar o Search Labs, o ambiente de testes do Google, e estar logados em suas contas do Google.
***
Se você achou interessante essa evolução da tecnologia de busca e quer continuar explorando as últimas tendências em tecnologia, inovação e dicas, convidamos você a visitar o blog Positivo do Seu Jeito. Aqui, você encontrará uma variedade de artigos, guias e insights sobre o mundo da tecnologia, todos projetados para enriquecer seu conhecimento e habilidades no universo digital.