Positivo do seu jeito

Dicas

5 recursos sensacionais do Google Drive que provavelmente você não conhece

22 de dezembro de 2018

por: MKT Positivo

A quantidade de recursos do Google Drive é algo que não se cansa de nos surpreender. A suíte de aplicativos para escritório é hoje uma das alternativas mais completas que existe no mercado, ofertando dezenas de ferramentas gratuitas e que muitos nem sequer sabem da sua existência.

Mesmo aqueles usuários que frequentemente se conectam ao Google Drive podem estar deixando passar algumas oportunidades bastante úteis. Nesse artigo, listamos cinco desses recursos incríveis presentes no serviço e que talvez você não saiba. Será que eles serão capazes de transformar a maneira como você utiliza o serviço?

1. Adicionar mais fontes ao Google Docs

Um dos motivos que faz com que muitos usuários prefiram o pacote Office ao Google Drive é a possibilidade de adicionar mais fontes de texto via Windows. A ampla variedade oferecida nativamente, nesse caso, é bem maior do que aquela disponibilizada pelo serviço online do Google. O que poucos sabem é que no Google Docs também é possível adicionar novas fontes.

São mais de 800 estilos tipográficos que, por padrão, não ficam disponíveis. Veja como fazer:

Passo 01: Para habilitá-los, vá em “Fontes”.

Passo 02: Escolha “Mais fontes”.

Passo 03: Depois, é só escolher a fonte desejada na longa lista disponível e clicar em “Ok”.

Simples, prático e rápido – e um prato cheio para quem gosta de trabalhar com estilos diferenciados.

2. Tradução automática de documentos

Você sabia que o Google Tradutor é um recurso integrado ao Google Docs? Sim, você pode traduzir de forma automática qualquer texto que seja adicionado ao Google Drive. E utilizar esse recurso é bem simples:

Passo 01: vá em “Ferramentas”.

Passo 02: em seguida, selecione a opção “Traduzir documento”.

Passo 03: o arquivo traduzido será salvo como um novo arquivo. Para isso, dê um nome para o arquivo traduzido na caixa de diálogo que será exibida.

Passo 04: além disso, escolha o idioma para o qual você deseja converter o texto.

Passo 05: Por fim, clique em “Traduzir”.

Vale lembrar que as traduções do Google Translator não são perfeitas, mas podem ajudá-lo tranquilamente a compreender um texto.

3. Criar QR Codes no Google Planilhas

A ferramenta de criação de planilhas do Google é uma das mais completas do mercado, substituindo até mesmo aquelas pagas. Um recurso interessante que você pode adicionar aos seus documentos é a inclusão de QR Codes em determinadas células. O melhor de tudo é que você não precisa de softwares extras para fazer isso. Em uma célula vazia, digite o seguinte:

=IMAGE(“https://chart.googleapis.com/chart?chs=200×200&cht=qr&chl=”&CÉLULA&””)

No código acima, substitua “CÉLULA” pelo número da célula que será utilizada como conteúdo de referência para o QR Code.

Automaticamente, ao tentar executar o QR Code, será exibido o valor correspondente à célula indicada. O recurso é bastante útil para quem precisa fazer referências em tabelas, especialmente depois de impressas.

4. Ativar notificações por alterações em documentos

Uma das principais vantagens de usar suítes de aplicativos como o Google Drive é a possibilidade de trabalho colaborativo. Como o serviço é gratuito, qualquer um pode usar essas ferramentas, não dependendo de nenhuma forma de assinatura. Porém, pode ser que você queira ter mais controle sobre os documentos.

Para isso, é possível ativar as notificações por alteração.

Passo 01: vá em “Ferramentas”

Passo 02: escolha a opção “Regras de notificação”.

Passo 03: uma caixa de diálogo será aberta, com duas opções: recebimento de notificações a partir de cada alteração feita ou relatório diário.

Seja qual for a sua escolha, você receberá uma notificação por e-mail. Clique em “Salvar” para confirmar a configuração.

5. Localizar termo específico em PDF na busca

Por fim, saiba que é possível encontrar termos específicos em documentos PDF salvos em seu Google Drive. Sim, você não precisa abrir um por um os arquivos para fazer uma pesquisa dentro de cada um deles. E fazer essa pesquisa é ainda mais simples: no campo de buscas do Drive, digite o termo desejado.

Automaticamente a pesquisa retornará como resultados os documentos nos quais o termo em questão apareça. Agora, é só entrar nos arquivos e localizar o ponto exato em que o trecho pesquisado se encontra. Essa simples ferramenta pode poupar muito tempo, especialmente para quem faz trabalhos acadêmicos.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.