A quantidade de recursos do Google Drive é algo surpreendente. A suíte de aplicativos para escritório é hoje uma das alternativas mais completas que existem no mercado, oferecendo dezenas de ferramentas gratuitas e que muitos nem sequer sabem da sua existência.
Mesmo aqueles usuários que frequentemente se conectam ao Google Drive podem estar deixando passar algumas oportunidades bastante úteis. No conteúdo de hoje, listamos cinco desses recursos incríveis presentes no serviço e que talvez você não saiba.
Será que eles serão capazes de transformar a maneira como você utiliza o serviço? Descubra!
O Google Drive possui recursos que são capazes de melhorar a sua forma de trabalhar. Contudo, nem todos são conhecidos por seus usuários.
Confira abaixo alguns dos melhores recursos do Google Drive.
Um dos motivos que faz com que muitos usuários prefiram o pacote Office ao Google Drive é a possibilidade de adicionar mais fontes de texto via Windows. A ampla variedade oferecida nativamente, nesse caso, é bem maior do que aquela disponibilizada pelo serviço online do Google. O que poucos sabem é que no Google Docs também é possível adicionar novas fontes.
São mais de 800 estilos tipográficos que, por padrão, não ficam disponíveis. Veja como fazer:
Passo 01: Para habilitá-los, vá em “Fontes”.
Passo 02: Escolha “Mais fontes”.
Passo 03: Depois, é só escolher a fonte desejada na longa lista disponível e clicar em “Ok”.
Simples, prático e rápido – sendo um prato cheio para quem gosta de trabalhar com estilos diferenciados.
Você sabia que o Google Tradutor é um recurso integrado ao Google Docs? Sim, você pode traduzir de forma automática qualquer texto que seja adicionado ao Google Drive. E utilizar esse recurso é bem simples:
Passo 01: vá em “Ferramentas”.
Passo 02: em seguida, selecione a opção “Traduzir documento”.
Passo 03: o arquivo traduzido será salvo como um novo arquivo. Para isso, dê um nome para o arquivo traduzido na caixa de diálogo que será exibida.
Passo 04: além disso, escolha o idioma para o qual você deseja converter o texto.
Passo 05: Por fim, clique em “Traduzir”.
Vale lembrar que as traduções do Google Translator não são perfeitas, mas podem ajudá-lo tranquilamente a compreender um texto.
A ferramenta de criação de planilhas do Google é uma das mais completas do mercado, substituindo até mesmo aquelas pagas. Um recurso interessante que você pode adicionar aos seus documentos é a inclusão de QR Codes em determinadas células. O melhor de tudo é que você não precisa de softwares extras para fazer isso. Em uma célula vazia, digite o seguinte:
=IMAGE(“https://chart.googleapis.com/chart?chs=200×200&cht=qr&chl=”&CÉLULA&””)
No código acima, substitua “CÉLULA” pelo número da célula que será utilizada como conteúdo de referência para o QR Code.
Automaticamente, ao tentar executar o QR Code, será exibido o valor correspondente à célula indicada. O recurso é bastante útil para quem precisa fazer referências em tabelas, especialmente depois de impressas.
Uma das principais vantagens de usar suítes de aplicativos como o Google Drive é a possibilidade de trabalho colaborativo. Como o serviço é gratuito, qualquer um pode usar essas ferramentas, não dependendo de nenhuma forma de assinatura. Porém, pode ser que você queira ter mais controle sobre os documentos.
Para isso, é possível ativar as notificações por alteração.
Passo 01: vá em “Ferramentas”
Passo 02: escolha a opção “Configurações de notificação”.
Passo 03: uma caixa de diálogo será aberta, com duas opções: recebimento de notificações a partir de cada alteração feita ou relatório diário.
Seja qual for a sua escolha, você receberá uma notificação por e-mail. Clique em “OK” para confirmar a configuração.
Por fim, saiba que é possível encontrar termos específicos em documentos PDF salvos em seu Google Drive. Sim, você não precisa abrir um por um os arquivos para fazer uma pesquisa dentro de cada um deles. E fazer essa pesquisa é ainda mais simples: no campo de buscas do Drive, digite o termo desejado.
Automaticamente a pesquisa retornará como resultados os documentos nos quais o termo em questão apareça. Agora, é só entrar nos arquivos e localizar o ponto exato em que o trecho pesquisado se encontra. Essa simples ferramenta pode poupar muito tempo, especialmente para quem faz trabalhos acadêmicos.
O aplicativo do Google Drive para aparelhos Android possibilita escanear documentos com a câmera e salvá-los no serviço de armazenamento. Basta tocar no botão “+” e ir em “Digitalizar”.
A extensão “Salvar no Google Drive“, possibilita que mídias e hiperlinks sejam salvos diretamente na nuvem. Dessa forma, o usuário economiza o tempo que gastaria realizando o download e upload de conteúdos.
Outro recurso muito interessante do Google Drive é a possibilidade de abrir e editar arquivos mesmo de forma offline, ou seja, sem conexão com a Internet. Para habilitar essa funcionalidade, é só clicar no ícone de engrenagem na parte superior da tela inicial, depois vá em “Configurações” e selecione a caixa ao lado de “Offline”.
Outro recurso que o Google Drive oferece e que pode ser muito útil é a ajuda na organização dos arquivos, isso se dá devido a possibilidade de colorir as pastas. É só clicar com o botão direito do mouse na pasta escolhida, depois passe o mouse sobre “Alterar cor” e pronto, defina a sua cor favorita.
Muitos usuários não sabem, mas é possível editar os documentos do Google Drive apenas com a sua voz. Para ativar essa função é só ir no menu “Ferramentas”, e clicar em “Digitação por voz”.
Essa funcionalidade é muito indicada para os usuários que possuem algum tipo de limitação nas mãos ou apenas para quem não está com tempo para digitar, por exemplo, enquanto está assinando algum documento.
Todos os recursos citados na lista de hoje podem melhorar a produtividade e poupar tempo nas atividades profissionais ou escolares. Principalmente quando muitas pessoas estão trabalhando em um mesmo documento e para ninguém se perder, o Drive também salva um histórico de edições.
Esperamos que esses recursos possam ser úteis na sua vida pessoal e profissional. Para continuar recebendo mais dicas sobre as ferramentas digitais mais utilizadas hoje em dia, permaneça lendo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.
Fonte(s):