Positivo do seu jeito

Dicas

5 brincadeiras para se divertir com as crianças na Festa Junina

8 de junho de 2021

por: MKT Positivo

Junho é mês de festas juninas e, por mais que pandemia possa ter atrapalhados seus planos, isso não significa que não existam brincadeiras divertidas para se fazer em casa com os filhos. Ações simples podem ficar ainda mais interessantes com o uso de certos tipos de aplicativos gratuitos.

Se você já não se lembra mais de algumas das brincadeiras típicas dessa festa ou, ainda, quer conhecer novas atrações, listamos aqui algumas formas de entretenimento para se divertir com seus filhos e amigos. É hora de começar a festa!

  1. Desafio de perguntas e respostas nas bandeirinhas

As bandeirinhas penduradas no teto são uma das tradições mais marcantes das festas juninas. É muito fácil decorar a sua casa com bandeirinhas de todas as cores, mas tudo pode ficar ainda mais divertido se você associar um jogo de perguntas e respostas a elas. É muito simples.

Escreva um número em cada uma das bandeirinhas. Em uma folha de papel ou em um aplicativo como o Google Keep, anote perguntas referentes a cada um dos números. Você pode utilizar um app como o Perguntados como inspiração. Vence aquele que acertar o maior número de respostas.

  1. Correio Elegante

Outra tradição junina é o correio elegante, uma forma encontrada para que os solteiros possam mandar mensagens anônimas para as pessoas nas quais estão interessados. Adaptando a brincadeira para a vida familiar, você pode enviar mensagens secretas para que seus amigos tentem adivinhar quem é.

Aplicativos como o Confide permitem o envio anônimo de mensagens e podem ser uma boa ideia se utilizados de forma saudável. E, claro: tome cuidado para não passar dos limites e acabar falando o que não deve.

  1. Pescaria junina

Saindo do mundo online e indo para o offline temos ainda algumas brincadeiras que não podem faltar. É o caso da pescaria junina, uma das tradições mais divertidas do evento. Amarre um fio em um pedaço de madeira e, na ponta do fio coloque um gancho.

Depois, encha um balde ou uma banheira com água e jogue no fundo objetos que possam ser pescados. Você pode aumentar o nível de dificuldade colocando espuma, o que vai dificultar que os participantes enxerguem o fundo.

  1. Tomba lata

Esse é outra brincadeira bastante tradicional não apenas em festas juninas, mas também em muitos parques de diversão: o tomba latas. Coloque diversas latas numeradas a uma longa distância e, com uma bola de meia, tente acertá-las e derrubá-las.

Cada lata numerada vale um ponto. Posicione algumas de forma mais complicada de se acertar e atribua a elas uma pontuação maior. Vence aquele que fizer mais pontos no menor número de jogadas. Essa é uma brincadeira ideal para se fazer ao ar livre.

  1. Árvore surpresa

Para essa brincadeira você pode utilizar uma árvore de verdade ou fazer a ilustração de uma na parede. Encha bexigas e dentro de cada uma delas coloque um papel com um número. O participante deve escolher uma delas e estourá-la para revelar o número.

A cada número é atribuído uma tarefa de gincana. Se o participante conseguir concluir a tarefa ganha um prêmio. Outra opção é atribuir pontos e dividir o grupo em equipes. Aqueles que conseguirem mais pontos ficam com o prêmio principal.

…..

E aí, qual é a sua brincadeira de festa junina preferida? Conte para a gente nos comentários.