A Microsoft está trazendo uma novidade no layout padrão dos computadores e notebooks que rodam o Windows: a substituição de uma das teclas com o logo do sistema operacional por uma tecla dedicada ao Copilot, a inteligência artificial da empresa.
Essa mudança, descrita como a mais significativa em quase 30 anos para os teclados Windows, introduz uma maneira direta de acessar um assistente virtual capaz de entender comandos de texto e áudio, lembrando bastante o ChatGPT.
Até então, estávamos acostumados com as duas teclas Windows nos nossos teclados, aquela que nos leva diretamente ao menu Iniciar. A partir de agora, com a nova leva de PCs com Windows 11, a tecla Copilot vai substituir o logo do Windows na direita — entre o Alt e a setas — para nos conectar diretamente a uma interface inteligente, prometendo tornar a computação mais pessoal e inteligente.
Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo da Microsoft, está chamando 2024 de “o ano do computador com IA”, indicando uma forte aposta da empresa na integração da inteligência artificial ao Windows, do sistema ao hardware. E, ao contrário do que se pensou inicialmente, a tecla Windows não vai desaparecer; a tecla Copilot chega como um acréscimo.
A introdução dessa tecla começará nos Estados Unidos, com os primeiros modelos de PCs com essa novidade sendo revelados na CES 2024, em Las Vegas. Ainda não há informações sobre a chegada dessa funcionalidade ao Brasil.
O Copilot é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela Microsoft, projetada para funcionar como um assistente virtual avançado. Ele utiliza tecnologias de ponta em processamento de linguagem natural (PLN) para entender e responder a comandos de texto e áudio, oferecendo suporte abrangente aos usuários.
Basicamente, ele utiliza a tecnologia GPT da OpenAI integrada ao sistema operacional para realizar ações dentro do Windows, além é claro de criar textos e imagens como já conhecemos em diversos chatbots.
***
A Positivo marcou história ao ser a primeira marca do mundo a lançar notebooks equipados com teclas dedicadas para Netflix e outros atalhos práticos, facilitando o acesso direto a serviços de streaming e funções frequentemente usadas pelos consumidores.
Agora, com a indústria se movendo em direção a uma integração ainda maior da inteligência artificial no cotidiano, estamos atentos e preparados para explorar essa nova onda. Para quem já está no Windows 11, o Copilot já é uma realidade integrada ao sistema. Quem adquirir um teclado com a nova tecla Copilot, mas não tiver o Windows 11, não precisa se preocupar: a tecla vai abrir a caixa de busca do Windows, similar ao que acontece ao pressionar WinKey + S.
Para mais novidades sobre inteligência e atualizações recentes do mundo digital, continue acompanhando o blog Positivo Do Seu Jeito!