Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

fotógrafo na selva

As 15 fotos mais impressionantes da vida selvagem em 2021

A primeira imagem fotográfica do mundo foi feita em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce, um inventor francês que teve a ideia de cobrir uma folha de estanho com betume e deixá-la exposta durante oito horas em frente a uma janela, o que proporcionou que a imagem ficasse gravada. 

Foi o próprio Niépce, em parceria com Louis Jacques Mandé Daguerre, que mais tarde criou o daguerreótipo, um instrumento que é tido como o precursor da máquina fotográfica. De lá para cá, e não estamos falando de tanto tempo assim, tirar fotos acabou se tornando uma prática comum, tão comum que nem é preciso de uma máquina fotográfica específica já que praticamente todos os celulares hoje têm uma câmera acoplada.

Hoje, temos acesso a registros fotográficos impressionantes e artísticos, como é o caso das imagens que foram as finalistas do People ‘s Choice Award, uma premiação promovida pelo Museu da História Natural de Londres.

A seleção avaliou registros primorosos feitos da vida selvagem, com imagens de animais diversos, closes impressionantes que mostram detalhes da natureza e, claro, flagras das relações bonitas das mamães e seus bebês.

Ao todo, o museu recebeu mais de 50 mil fotos, enviadas por fotógrafos de 95 países diferentes, o que valoriza ainda mais a qualidade das fotos que foram, de fato, selecionadas. “O People’s Choice Award oferece observações impressionantes da natureza e nosso relacionamento com ela, despertando nossa curiosidade e fortalecendo nossa conexão com o mundo natural”, declarou Natalie Cooper, pesquisadora do museu e membro da equipe que selecionou as melhores fotos.

“É um desafio incrível escolher apenas uma dessas imagens, por isso estamos ansiosos para descobrir qual momento selvagem surge como o favorito do público”, continuou Natalie. Agora, é a vez de o público participar e escolher os cinco melhores registros — as votações acontecem até o próximo dia 2 de fevereiro, por meio deste link. A lista com os vencedores será divulgada no dia 9 de fevereiro, mas você pode ver algumas delas abaixo.

15 das melhores fotos do mundo selvagem

1. Dançando na neve

A foto de Qiang Guo mostra dois faisões machos na Reserva Natural de Lishan, na China.

2. Barracudas

Yung-Sen-Wu

Para esse clique, o fotógrafo Yung Sen Wu nadou por cinco dias nas águas do Palau até finalmente encontrar o ângulo ideal. 

3. Suricatos modelos

Thomas-Peschak

A foto foi feita por Thomas Peschak na Reserva Tswalu Kalahari, na África do Sul. 

4. Caminho de gelo

Andy-Skillen

O belo registro feito por Andy Skillen mostra um urso andando em Yukon, no Canadá. A temperatura no momento do clique era de -30 °C.

5. Mamãe e bebê

Zhang-Qiang-Monkey-cuddle

Taí uma foto que pode ser chamada de fofa, não é mesmo? O belo registro foi feito por Zhang Qiang nas florestas das montanhas Qinling, na China.

6. Leões na chuva

Ashleigh-McCord

Ashleigh McCord conseguiu flagrar esse momento de ternura entre dois leões machos no Maasai Mara, no Quênia, durante uma tempestade.

7. Interação

Joan-de-la-Malla

A imagem é um registro bonito, mas também alarmante, sobre a vida desses orangotangos nas florestas em Bornéu. Ameaçados de extinção, os animais dependem da proteção de organizações sem fins lucrativos para sobreviver na natureza. A foto é de Joan de la Malla.

8. Fofura florida

Michiel-Van-Noppen

É totalmente normal sentir vontade de adotar uma anta depois de ver essa imagem, feita por Michiel Van Noppen no Parque Nacional Braulio Carrilho, na Costa Rica. Existem apenas 6 mil dessas antas, conhecidas como “jardineiras da floresta”.

9. Bem de perto

Javier-Aznar-Gonzalez-de-Rueda

A foto bonita, mas que também dá um certo medo, foi feita por Javier Aznar González de Rueda em uma região da floresta amazônica, à noite, em Tena, Equador.

10. Respira, raposinha

Marco-Gaiotti

Imagem feita no Ártico, por Marco Gaiotti, de uma raposa recuperando o fôlego. Na hora do clique, a temperatura era de -35 °C.

11. Amor de família

Peter-Delaney

Elefantes são lindos demais, e esse registro feito por Peter Delaney é apenas a comprovação disso. Na imagem, vemos um filhote ser acolhido pelos elefantes adultos, na Reserva Addo Elephant, na África do Sul.

12. Trabalho em equipe

Minghui-Yuan

A imagem feita por Minghui Yuan mostra um grupo de formigas trabalhando em grupo depois de encontrar um inseto suculento. A foto foi feita em Yunnan, na China.

13. A águia e o urso

Jeroen-Hoekendijk

O registro de Jeroen Hoekendijk mostra uma amizade curiosa no mundo selvagem. O clique foi feito na floresta temperada de Anan, no Alasca.

14. Da janela

Jan-Lesmann

Jan Leßmann fez este belo registro em sua casa, em Greifswald, na Alemanha. Bonito, né?

15. Abraço no golfinho

Jaime-Rojo

Na foto, vemos um biólogo cuidando de um golfinho no rio Amazonas, na Colômbia. Quando estão estressados, os golfinhos ficam agitados, mas se acalmam se recebem contato direto, como um abraço. No momento da foto, o golfinho estava sendo transportado pela equipe para uma instalação veterinária, onde colocaria um GPS em sua barbatana.

Veja quais foram as ganhadoras do concurso

Primeiro lugar: Cristiano Vendramin

Cristiano-Vendramin

A foto mais votada foi a imagem deste lago, que fica em Belluno, na Itália. O clique foi feito em 2019, por Cristiano Vendramin.

Segundo lugar: Jeroen Hoekendijk

Jeroen-Hoekendijk

A segunda imagem mais votada foi o registro do fotógrafo Jeroen Hoekendijk, feito em uma floresta do Alasca, em 2021.

Terceiro lugar: Qiang Guo

Qiang-Guo-dancing-in-the-snow

O clique feito por Qiang Guo ficou em terceiro lugar nas votações e mostra duas aves “dançando” em na Reserva Natural de Lishan, na China. 

E aí, o que você achou dessas imagens? Gostou das imagens vencedoras? Para conferir a lista completa com as 25 fotos finalistas, clique aqui.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter