3 dicas para reduzir o consumo de dados no WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp pode ser um dos principais responsáveis pela sua franquia de dados não ser suficiente para durar até o final do mês? Isso ocorre porque nem todos seguem algumas dicas para reduzir o consumo de dados no WhatsApp.

Se as configurações de aplicativo forem deixadas no modo padrão, é bem provável que você tenha uma experiência de uso mais interessante, mas o preço a se pagar é um maior consumo de dados quando a conexão não for Wi-Fi.

Se problemas como esse são comuns ao seu dia a dia, é hora de aprender três dicas simples que vão amenizar a situação, impactando menos na sua franquia.

®GIPHY

Desative o download automático e fotos e vídeos

As transferências de imagens e vídeos são as ações que mais fazem com que você gaste a sua franquia de dados. Por padrão, o WhatsApp deixa ativo o download de imagens em qualquer ocasião, e restringe o download de vídeos apenas para as conexões Wi-Fi. Você pode mudar essa configuração.

Passo 01: no WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Dados e armazenamento”. Na tela seguinte você verá as opções de download automático de conteúdo.

Passo 02: em “Quando utilizar a rede de dados” você pode escolher as opções “Fotos”, “Áudio”, “Vídeos” e “Documentos”. Desmarque todas elas se quiser garantir que os downloads só serão feitos de forma automática quando você estiver no Wi-Fi.

Passo 03: a partir de então, sempre que você receber uma imagem um sinal indicado que ela precisa ser baixada aparecerá no lugar. Basta tocar sobre a imagem para fazer o download no 4G – ou então aguarde até que você esteja conectado em uma rede Wi-Fi.

Desative backups fora de uma rede Wi-Fi

Por padrão, o WhatsApp faz um backup diário das suas conversas, de forma que você não perca nada caso precise restaurar o aparelho. Porém, ele trata essa opção como padrão e, por essa razão, realiza essa ação mesmo se você não estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Também é possível alterar essa configuração.

Passo 01: no WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Conversas”.

Passo 02: na tela seguinte, toque em “Backup de conversas” e vá à opção “Fazer backup em”. Toque sobre ela para ver as opções e ative “Wi-Fi”. Dessa forma, quando você estiver no 3G ou 4G esse processo será postergado até que uma conexão Wi-Fi esteja disponível.

Para quem costuma enviar e receber muitas fotos, esse processo pode custar um volume de dados preciso da sua franquia. Portanto, fique atento à essa configuração para evitar o consumo de dados desnecessário.

Reduza a qualidade das chamadas

Essa última dica é para aqueles que usam bastante o mensageiro para fazer ou receber ligações. Quanto menor a qualidade das chamadas, menos dados elas consumirão. Você pode baixar a qualidade das ligações apenas no 3G ou 4G, mantendo o padrão mais alto quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Passo 01: No WhatsApp, toque sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha “Configurações” e depois “Dados e armazenamento”. Agora localize a opção “Reduzir uso de dados”. Basta marcar essa alternativa e pronto.

Suas próximas chamadas em redes móveis terão um tráfego menor de dados. Se a qualidade cair muito, desmarque essa opção.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.