Positivo do seu jeito

Dicas

Como programar o Windows para desligar em horário específico

22 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

Quem nunca perdeu a noção do horário diante do computador que atire a primeira pedra. Seja na hora de jogar ou mesmo no trabalho, tempo demais diante da tela pode ser bastante prejudicial à saúde. Porém, será que dá para programar o Windows para desligar em um horário específico?

A resposta para essa pergunta é “sim”, mas para isso será preciso recorrer a ferramentas que não são nativas do sistema operacional. Embora essa opção pareça algo simples, não é possível configurar com precisão um horário para o sistema operacional encerrar as atividades todos os dias. Vamos aprender como fazer isso utilizando um aplicativo de terceiros.

Como programar o Windows para desligar em horários específicos

Na maioria das situações, há sempre um desenvolvedor independente pronto para nos salvar. Nesse caso, falamos do software Adios, desenvolvido por Bernd Haendel. O programa nada mais é do que um “desligador” automático: basta programar a hora de encerramento e pronto. Eis o passo a passo de como utilizá-lo.

Passo 1. Baixe o aplicativo Adios gratuitamente neste link.

Passo 2. Depois de baixado, dê um duplo clique sobre ele para instalá-lo. Ele será executado imediatamente após a conclusão.

Passo 3. Na tela do programa, clique em “Shutdown”.

Passo 4. Em seguida, selecione uma ação a ser ativada: desligar (shut down), reiniciar (restart), deslogar (logoff), dormir (sleep), hibernar (hibernate) e bloquear (lock).

Passo 5. Depois, determine o tempo. Ao clicar em Time você poderá iniciar uma espécie de contagem regressiva na qual o computador executará a ação programada assim que o tempo se esgotar. Se optar por Clock, então defina a hora exata que quer que o PC seja desligado.

Pronto! Agora é só aguardar a hora marcada para descobrir se a programação funcionou ou não. Por bem ou por mal, você saberá todos os dias quando é chegada a hora de desligar o PC e fazer outras atividades.

Alguns truques especiais para aprimorar o uso do Adios

Embora o Adios seja um aplicativo simples e com layout nada atrativo, não podemos negar que ele é extremamente funcional dentro da sua proposta. Além do recurso principal ele conta ainda com alguns recursos secundários, chamados de “Specials”, e vale a pena conhecer as possibilidades que eles oferecem.

  • Time Limit – esse recurso permite que você estabeleça um tempo máximo de uso para o PC todos os dias. Ao atingir a marca limite, a máquina é desligada sem dó nem piedade.
  • Wait For Process – essa ferramenta é um complemento da primeira alternativa. Aqui você define quais aplicativos podem escapar desse desligamento automático. Nesse caso, o sistema aguarda que o processo seja finalizado para desligar o PC.
  • Wait For Download – a mesma regra da ferramenta anterior, mas aplicada a downloads. Se algum conteúdo estiver sendo baixado, então o sistema aguardará o final para somente então encerrar o sistema.

Fonte: LifeHacker

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.