Como programar o Windows para desligar em horário específico

Quem nunca perdeu a noção do horário diante do computador que atire a primeira pedra. Seja na hora de jogar ou mesmo no trabalho, tempo demais diante da tela pode ser bastante prejudicial à saúde. Porém, será que dá para programar o Windows para desligar em um horário específico?

A resposta para essa pergunta é “sim”, mas para isso será preciso recorrer a ferramentas que não são nativas do sistema operacional. Embora essa opção pareça algo simples, não é possível configurar com precisão um horário para o sistema operacional encerrar as atividades todos os dias. Vamos aprender como fazer isso utilizando um aplicativo de terceiros.

Como programar o Windows para desligar em horários específicos

Na maioria das situações, há sempre um desenvolvedor independente pronto para nos salvar. Nesse caso, falamos do software Adios, desenvolvido por Bernd Haendel. O programa nada mais é do que um “desligador” automático: basta programar a hora de encerramento e pronto. Eis o passo a passo de como utilizá-lo.

Passo 1. Baixe o aplicativo Adios gratuitamente neste link.

Passo 2. Depois de baixado, dê um duplo clique sobre ele para instalá-lo. Ele será executado imediatamente após a conclusão.

Passo 3. Na tela do programa, clique em “Shutdown”.

Passo 4. Em seguida, selecione uma ação a ser ativada: desligar (shut down), reiniciar (restart), deslogar (logoff), dormir (sleep), hibernar (hibernate) e bloquear (lock).

Passo 5. Depois, determine o tempo. Ao clicar em Time você poderá iniciar uma espécie de contagem regressiva na qual o computador executará a ação programada assim que o tempo se esgotar. Se optar por Clock, então defina a hora exata que quer que o PC seja desligado.

Pronto! Agora é só aguardar a hora marcada para descobrir se a programação funcionou ou não. Por bem ou por mal, você saberá todos os dias quando é chegada a hora de desligar o PC e fazer outras atividades.

Alguns truques especiais para aprimorar o uso do Adios

Embora o Adios seja um aplicativo simples e com layout nada atrativo, não podemos negar que ele é extremamente funcional dentro da sua proposta. Além do recurso principal ele conta ainda com alguns recursos secundários, chamados de “Specials”, e vale a pena conhecer as possibilidades que eles oferecem.

  • Time Limit – esse recurso permite que você estabeleça um tempo máximo de uso para o PC todos os dias. Ao atingir a marca limite, a máquina é desligada sem dó nem piedade.
  • Wait For Process – essa ferramenta é um complemento da primeira alternativa. Aqui você define quais aplicativos podem escapar desse desligamento automático. Nesse caso, o sistema aguarda que o processo seja finalizado para desligar o PC.
  • Wait For Download – a mesma regra da ferramenta anterior, mas aplicada a downloads. Se algum conteúdo estiver sendo baixado, então o sistema aguardará o final para somente então encerrar o sistema.

Fonte: LifeHacker

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.