Positivo do seu jeito

Dicas

Google Meet: como checar a qualidade de áudio e vídeo antes de iniciar uma chamada

18 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

Se você já realizou alguma conferência online em vídeo, certamente já passou por esse problema em algum momento: o áudio ou o vídeo simplesmente teimam em não aparecer – e você não consegue ser ouvido e nem visto pelos demais.

Problemas como esses são mais comuns do que você imagina. Prova disso é que devido às constantes reclamações de usuários e depois de muitos “micos” no início das reuniões, o Google decidiu incorporar um novo recurso ao mensageiro. Simples, mas eficiente.

Trata-se de um botão de checagem de áudio e vídeo. Ele é exibido antes mesmo de você entrar em uma chamada. Sabe aquele momento em que decidimos se vamos entrar na chamada com áudio e vídeos ligados ou não? Pois é justamente ali que será possível checar se há algum problema na transmissão e resolvê-lo antes mesmo que a reunião comece.

Como checar a qualidade de áudio e vídeo antes de iniciar uma chamada

Passo 1. Clique em um link para entrar em uma reunião do Google Meet ou crie uma reunião.

como checar a qualidade de áudio e vídeo antes de iniciar uma chamada no meet

Passo 2. Se a opção já estiver disponível, note no canto esquerdo inferior da tela a opção “Check your audio and video”.

como checar a qualidade de áudio e vídeo antes de iniciar uma chamada no meet

Passo 3. Ao fazer isso, uma sequência de testes é iniciada. Isso permite ao usuário descobrir se há algum problema ou não relacionado ao microfone ou à câmera, sendo possível resolvê-los antes mesmo de iniciar reunião.

Simples, não é mesmo?

Google Meet: novos recursos não param de surgir

Desde que a pandemia de coronavírus começou, novos recursos não param de ser adicionados ao Google Meet. Isso se deve ao fato de que o número de usuários cresceu de maneira considerável e, com o aumento da demanda, algumas necessidades acabaram se destacando.

Como esse se tornou um mercado competitivo, com muitos serviços disputando a preferência dos consumidores, nada melhor do que apresentar novidades como forma de se destacar.

Um novo recurso interessante foi anunciado pelo Google no último dia 15 de dezembro: ativar legendas ao vivo em português e espanhol no Google Meet. Além dos dois idiomas, alemão e francês também estão no pacote.

Outros recursos recentes e bastante úteis são os de trocar a imagem de fundo durante uma chamada de vídeo e levantar a mão e pedir a vez para falar nas reuniões.

No auge da pandemia, nos meses de junho e julho de 2020, o Google Meet chegou a bater a marca de 100 milhões de downloads por mês, volume que representa o dobro da média tradicional do app em meses anteriores. A integração com os demais serviços do Google e o fato de o serviço ser gratuito são alguns dos diferenciais que explicam o sucesso da plataforma.

A tendência é que em 2021 o crescimento da plataforma continue, ainda que com números mais modestos do que os registrados no ano passado.