Como ativar o “led” de notificações em qualquer smartphone

Como bloquear o IMEI de um aparelho celular em caso de roubo

O roubo de smartphones é uma das formas mais comuns de crime que ocorre no país, especialmente nas grandes cidades. Em razão disso, saber como bloquear o IMEI do celular pode até não trazer de volta o seu aparelho, mas pode ajudar a inibir esse tipo de crime.

Nem todos sabem, mas essa medida é recomendada tanto pela polícia quanto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Se você acabou de se tornar mais uma infeliz vítima das estatísticas de roubo de celulares no Brasil, siga o nosso passo a passo para descobrir como bloquear o IMEI de um smartphone roubado.

®GIPHY

O que é o IMEI?

Assim como nós temos um número único de RG e CPF, os celulares também têm um código internacional exclusivo para cada aparelho. Trata-se do IMEI (sigla em inglês para International Mobile Equipment Identify). Único e intransferível, esse número pode ser encontrado na nota fiscal do produto, na caixa do aparelho, na bateria ou nas configurações internas.

Para descobrir qual é o código IMEI do seu celular é simples: acesse o aplicativo Telefone e digite o seguinte: *#06#. Em seguida, clique na tecla para “Ligar”. O aparelho vai retornar uma mensagem de texto informando qual é o número do seu IMEI. Anote esse número em um papel e guarde-o em um local seguro: você nunca sabe quando vai precisar dele.

Por que você deve bloquear um IMEI se um celular for roubado?

O principal objetivo de um ladrão que rouba um celular não é o de ter um smartphone top de linha no bolso. Ele imediatamente procura um comprador para revender o aparelho, recebendo assim algum dinheiro pelo fruto do seu roubo. Infelizmente, muitas pessoas não se importam em comprar um celular sem nota fiscal e sem nenhuma garantia.

Porém, se você decidir bloquear o IMEI do aparelho, em cerca de 48 horas ele deixa de funcionar na rede brasileira. Isso significa que mesmo que alguém insira um SIM card nele, as funções de telefone e acesso a internet via 3G ou 4G não vão mais funcionar. É quase como se o celular virasse um peso de papel.

É por isso que tanto a polícia quanto a Anatel sugerem o imediato bloqueio de um aparelho em caso de roubo. Sem ter um celular funcionando em mãos, fica mais difícil para os bandidos repassarem o aparelho para frente. Se mais pessoas fizerem isso, esse tipo de crime pode acabar ficando inviável e, como consequência, o número de roubos pode cair.

Como bloquear um IMEI?

O passo a passo de bloqueio de um IMEI é muito simples:

Passo 01: após o roubo ou a perda do aparelho, você deve se dirigir à delegacia mais próxima para fazer um Boletim de Ocorrência. Em muitos estados é possível fazer o BO pela internet. Verifique junto à polícia da sua cidade se esse procedimento está disponível ou não.

Passo 02: depois de fazer o BO é hora de entrar em contato com a sua operadora. É ela quem intermedia o bloqueio do IMEI junto à Anatel. Basta informar o número do IMEI e pronto. Em cerca de 48 horas o código estará na base de dados da Anatel e o celular não poderá mais ser utilizado. Por mecanismos legais não há como desbloquear o IMEI de um aparelho.

Vale lembrar que o alcance do bloqueio é internacional. Portanto, em nenhum outro país será possível utilizar esse celular. É como se ele estivesse morto para todas as redes.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.