Assim como pode acontecer com qualquer compra, é possível que em algum momento você já tenha se arrependido de comprar um app no Google Play. O que talvez você não saiba é que em alguns casos é possível pedir o seu dinheiro de volta.
O recurso de cancelamento de compra e reembolso de um pedido não é uma opção que está visível no aplicativo, mas você pode solicitá-la por meio da versão do Google Play para navegador. Entretanto, antes de fazer esse tipo de pedido é preciso ficar atento às políticas do Google para cancelamento e reembolso.
Ainda que tudo esteja correto, lembre-se que o estorno do valor não é automático e cada caso é avaliado individualmente. Embora a resposta costume ser rápida, em algumas circunstâncias pode demorar até quatro dias úteis para que o seu caso seja avaliado. Independentemente da resposta, positiva ou negativa, você receberá um e-mail informando sobre a decisão.
Antes de tudo, é importante que você saiba quais são as regras do Google para cancelamento de compras ou pedidos de reembolso. Se o seu pedido não se enquadrar nesses quesitos, então não será possível solicitar o dinheiro de volta.
Portanto, estando ciente dessas quatro regras, passamos para a etapa seguinte: como solicitar reembolso e cancelar uma compra no Google Play.
Se você acredita que está dentro das regras para cancelamento de compras e solicitação de reembolso, então é hora de fazer o pedido via Google Play. Para isso, acesse a página do serviço pelo navegador no PC, e não via aplicativo para Android. Eis o que você precisa fazer.
Passo 1. Acesse o site do Google Play pelo PC, mais especificamente este link direto para sua conta.
Passo 2. Clique na opção “Histórico de pedidos”.
Passo 3. Na lista de transações, encontre o pedido que você deseja cancelar e solicitar o reembolso. Escolha a opção “Solicitar um reembolso”.
Passo 4. Preencha o formulário que será apresentado e indique que você quer ser reembolsado pela compra.
Passo 5. Pronto, agora é só aguardar. O processo não é automático e as análises podem demorar de 15 minutos a até 4 dias úteis. Você receberá um e-mail com a decisão do Google sobre o seu caso.