Positivo do seu jeito

Dicas

Google Play: como cancelar uma compra e pedir reembolso

21 de julho de 2020

por: MKT Positivo

Assim como pode acontecer com qualquer compra, é possível que em algum momento você já tenha se arrependido de comprar um app no Google Play. O que talvez você não saiba é que em alguns casos é possível pedir o seu dinheiro de volta.

O recurso de cancelamento de compra e reembolso de um pedido não é uma opção que está visível no aplicativo, mas você pode solicitá-la por meio da versão do Google Play para navegador. Entretanto, antes de fazer esse tipo de pedido é preciso ficar atento às políticas do Google para cancelamento e reembolso.

Ainda que tudo esteja correto, lembre-se que o estorno do valor não é automático e cada caso é avaliado individualmente. Embora a resposta costume ser rápida, em algumas circunstâncias pode demorar até quatro dias úteis para que o seu caso seja avaliado. Independentemente da resposta, positiva ou negativa, você receberá um e-mail informando sobre a decisão.

Quais são as políticas do Google para cancelamentos e reembolsos?

Antes de tudo, é importante que você saiba quais são as regras do Google para cancelamento de compras ou pedidos de reembolso. Se o seu pedido não se enquadrar nesses quesitos, então não será possível solicitar o dinheiro de volta.

  • – É possível solicitar um reembolso no Google Play até 48 horas após a compra de um app ou em uma compra dentro de um aplicativo (in-app).
  • – Se você comprou músicas, filmes, livros ou outros conteúdos, é possível solicitar um reembolso após as 48 horas.
  • – A decisão não é automática. Todos os pedidos são analisados individualmente e a resposta pode levar de 15 minutos até 4 dias úteis.
  • – Não é possível solicitar mais de um reembolso por vez. Se você tiver vários pedidos para fazer, então terá que solicitar individualmente para cada um deles.

Portanto, estando ciente dessas quatro regras, passamos para a etapa seguinte: como solicitar reembolso e cancelar uma compra no Google Play.

Como solicitar reembolso e cancelar uma compra no Google Play

Se você acredita que está dentro das regras para cancelamento de compras e solicitação de reembolso, então é hora de fazer o pedido via Google Play. Para isso, acesse a página do serviço pelo navegador no PC, e não via aplicativo para Android. Eis o que você precisa fazer.

Passo 1. Acesse o site do Google Play pelo PC, mais especificamente este link direto para sua conta.

Passo 2. Clique na opção “Histórico de pedidos”.

Passo 3. Na lista de transações, encontre o pedido que você deseja cancelar e solicitar o reembolso. Escolha a opção “Solicitar um reembolso”.

Passo 4. Preencha o formulário que será apresentado e indique que você quer ser reembolsado pela compra.

Passo 5. Pronto, agora é só aguardar. O processo não é automático e as análises podem demorar de 15 minutos a até 4 dias úteis. Você receberá um e-mail com a decisão do Google sobre o seu caso.