homem sorrindo e mecheno em seu celular

Como descobrir o IMEI de um celular?

Qualquer dispositivo que funciona com uma rede de celular possui um código de identificação único, chamado de IMEI. Saber esse código pode ser muito útil para o bloqueio de um aparelho que foi roubado e até mesmo para analisar se um produto que foi comprado está em uma situação regular, ou seja, se tudo está dentro dos conformes legais.

No conteúdo de hoje, iremos ensinar como descobrir o IMEI do seu dispositivo ou de outro aparelho, independente se você está com ele em mãos ou a distância. Confira!

mulher usando um notebook e dizendo "vamos fazer isso" em inglês

O que é o IMEI de um celular?

O IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é um conjunto de 15 números, únicos e globais que permitem a identificação do seu aparelho celular. Podemos dizer que ele é como se fosse o documento de identidade para o seu celular!

Como descobrir IMEI com celular em mãos?

Para descobrir o código do IMEI com o celular em mãos, existem alguns métodos. Veja abaixo quais são eles.

Código Universal

Com o aparelho em mãos, abra a tela de discagem dele e digite “*#06#“. Pronto, o IMEI será mostrado de imediato. Essa opção funciona em todos os dispositivos GSM, independente do sistema operacional ou fabricante.

Aparelhos que suportam dois chips (inclusive o chip virtual eSIM) possuem dois IMEIs para possibilitar o funcionamento simultâneo de duas linhas móveis. Certos fabricantes também usam o menu secreto para mostrar outros códigos, por exemplo, o número de série ou EID.

Configurações do sistema

Outros aparelhos, por exemplo os tablets, não possuem o aplicativo de discador e, por isso, a consulta do código universal é impossibilitada. Contudo, você ainda consegue descobrir o IMEI do dispositivo pelo menu de configurações do sistema. Confira abaixo como fazer isso pelo seu aparelho Android:

Passo 1. Vá ao menu de “Configurações”;

Passo 2. Abra a opção “Sobre o telefone”;

Como descobrir IMEI com celular em mãos passo 2

Passo 3. Verifique o código numérico do IMEI do seu aparelho.

Como descobrir IMEI com celular em mãos passo 3

Como descobrir o IMEI de celular roubado ou perdido?

Mesmo que você tenha perdido seu aparelho ou que ele tenha sido roubado, ainda será possível resgatar o número do IMEI para bloqueá-lo em sua operadora. Veja abaixo algumas alternativas para fazer isso:

Verifique a caixa do celular

Caso você ainda tenha a caixa do celular, procure pelo código IMEI próximo ao código de barras do dispositivo. Esse número é composto por quatro grupos de números, por exemplo: 001970-01-010000-0.

Lembrando que o IMEI pode aparecer sem o hífen, mas de qualquer forma ele terá entre 15 e 16 dígitos.

Confira a nota fiscal da compra

Se já não tiver a caixa do seu aparelho celular, confira a nota fiscal do produto. Geralmente os varejistas deixam o código IMEI junto do nome do produto ou no campo onde constam as informações complementares. 

E para aparelhos que já foram consertados?

Caso seu aparelho já tenha sido enviado a alguma assistência técnica, é importante saber que há casos de troca de placa ou de substituição completa do celular, por isso, pode ser que o número IMEI tenha sido mudado. Portanto, o número que está na caixa do aparelho ou da sua nota fiscal pode ser diferente do original.

Como descobrir IMEI de qualquer celular Android?

robô do Android

Agora vamos ensinar um método simples e que é indicado para descobrir IMEI em qualquer aparelho Android, confira:

  • Utilize a plataforma “Encontre meu dispositivo” e faça login com a conta do Google que estava conectada em seu celular. Em seguida, basta procurar o seu aparelho na barra lateral e clicar em (i) para ver o número.

Posso bloquear a linha do celular roubado?

Ao bloquear o IMEI de um aparelho roubado, a restrição vai impedir que o dispositivo seja conectado às redes móveis. Dessa forma, o celular fica praticamente inútil, visto que não será possível fazer ligações ou usar dados 2G, 3G, 4G ou 5G.

Importante: o bloqueio vai depender de qual operadora você é cliente

Como saber se o IMEI está impedido?

Antes de adquirir um aparelho usado, será necessário analisar se o equipamento apresenta alguma restrição de uso. Para fazer isso, após descobrir o IMEI do celular, você deve consultar a ANATEL. Por meio deles, você conseguirá confirmar até mesmo se o aparelho é roubado ou pirata.

Conforme apresentamos no conteúdo de hoje, o IMEI é um código extremamente importante e existem vários meios para descobrir qual é o número de identificação de um aparelho. 

E para continuar obtendo mais dicas como as que foram dadas no conteúdo de hoje, é só continuar navegando pelo blog Positivo do Seu Jeito!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.