Quando publicamos nossas imagens na internet, precisamos ter a consciência de que não apenas os nossos amigos terão acesso a esse conteúdo, mas também pessoas completamente estranhas. Algumas delas não são bem-intencionadas e podem querer usar essas imagens sem autorização. Felizmente, existe uma maneira de descobrir se outras pessoas estão usando as suas fotos na internet.
Isso é o que nós vamos explicar agora nesse tutorial. É possível rastrear o uso de uma determinada imagem por meio de um mecanismo chamado “busca reversa”. Ou seja, trata-se de refazer o caminho que a sua foto percorreu para chegar até a locais que você talvez nem imagine.
Para fazer esse tutorial, você pode usar tanto o seu celular quando o notebook. Vamos às instruções.
Passo 1: para rastrear as suas imagens não é preciso baixar nenhum tipo de aplicativo. Tudo o que você precisa fazer é acessar o seu navegador, seja no celular ou no PC, e digitar o seguinte endereço: https://reverse.photos
Passo 2: ao entrar nele, clique em “Upload Picture” e faça o upload da foto que você deseja checar se está sendo utilizada por alguém na internet.
Você poderá escolher a foto que deseja pesquisar apenas entre aquelas que estiverem disponíveis na sua galeria de imagens, ou seja, aquelas que estiverem salvas no aparelho ou no cartão micro SD.
Passo 3: quando a pesquisa terminar, clique sobre o botão “Show Matches”.
Uma página com resultados do Google será exibida. Nela, serão mostradas todas as ocorrências onde a sua foto foi encontrada. Algumas podem ter relação com postagens suas, mas em muitos casos você verá sua foto postada em outros lugares que você nem imagina.
Além disso, fotos semelhantes também podem ser exibidas, o que pode permitir a você encontrar imagens suas que tiveram filtros aplicados ou foram usadas em montagens.
Passo 4: por fim, basta clicar em cada uma das imagens para descobrir qual é o site de origem onde a foto foi postada. Vale lembrar que as buscas encontram apenas imagens que possam ser encontradas normalmente pelo Google, o que exclui, por exemplo, posts em redes sociais como o Facebook, que não são indexados no buscador.