Positivo do seu jeito

Dicas

8 dicas para conservar seus fones de ouvido

13 de Abril de 2021

por: MKT Positivo

Bons fones de ouvido não costumam ser baratos. Isso tem sido especialmente verdade agora, com a alta do dólar e com a escassez de peças, impulsionada pela pandemia do Coronavírus. Esses equipamentos também têm uma tendência bem alta a estragar, já que os utilizamos várias vezes ao dia, em dispositivos e lugares diferentes. 

Some isso ao desgaste natural de cabos e materiais como borracha e couro e você tem a receita para um desastre. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados básicos com os headphones que você já possui. Confira a seguir 8 dicas para conservar seus fones de ouvido, fazendo com que eles durem muito mais tempo. 

1. Confortável para você e para seu fone

A primeira dica é observar a forma como você utiliza o seu fone de ouvido no dia a dia. Procure não deixar o cabo esticado, principalmente se estiver utilizando um aparelho como notebook. Um momento de distração para um alongamento pode se transformar em um pesadelo, com o note voando para o chão ou um cabo arrebentando. 

Também é essencial evitar pontos de pressão sobre o conector e o jack de entrada onde o fone está ligado. Isso acontece bastante quando utilizamos os eletrônicos no colo e pode danificar os dois dispositivos. 

2. Muito cuidado com os cabos!

Os cabos costumam ser o ponto mais fraco em nossos fones de ouvido. Por isso, nunca faça dobras pesadas, pois elas danificam a fiação interna rapidamente, causando mau contato ou a quebra completa da ligação. 

A dica é abrir uma das mãos e enrolar os fones em volta dela com a outra mão, sem fazer muita força. Isso evita nós e pontos de pressão. Se preferir, utilize acessórios que auxiliam na dobra, como enroladores de plástico e fechos de silicone. Esses acessórios são facilmente encontrados em lojas de acessórios para smartphones ou online, em locais como Mercado Livre, Ali Express, entre outros. Se comprar fora do Brasil, procure por termos como cable winder, cable wrap e cable organizer.

Outro grande inimigo dos cabos é o nosso bolso, o que nos leva à próxima dica…

3. Transporte seus fones de forma segura!

Nunca coloque os fones diretamente no bolso, seja da calça ou da jaqueta. Eles estão sempre em movimento e sujeitos a impactos e pressão de todos os tipos. O resultado mais comum é tirar os fones e ver que a fiação embolou toda. Além dela, outros componentes como espumas e pontas de borracha também sofrem danos severos devido ao atrito. 

Nossos bolsos também guardam muita sujeira, incluindo partículas de areia que podem se acumular no interior dos drivers, prejudicando a vida útil e a qualidade do som. 

Sabendo disso, o ideal é ter um case apenas para seus fones. Para fones do tipo in ear ou earbuds, muita gente utiliza latinhas de metal e caixas de plástico, que já garantem uma camada extra de proteção durante o transporte.

dicas para conservar seus fones de ouvido

Para fones maiores, como aqueles do tipo over ear, cases semirrígidos são os mais indicados, mas é importante que eles tenham um tamanho próximo ao dos fones para evitar impactos. 

Se você não tem o costume de transportar seus fones over ear, outra sugestão é investir em um suporte de mesa. Eles garantem a melhor posição de repouso para o equipamento, evitando deformações nas espumas e nas hastes. Há modelos para todos os gostos e tamanhos. Alguns são feitos em madeira, outros em plástico com iluminação RGB. É só escolher aquele que melhor atende à sua necessidade!

4. Seja gentil ao plugar e remover!

Depois da fiação, o plugue costuma ser o segundo ponto crítico no que diz respeito à durabilidade dos fones de ouvido. Por isso, sempre seja gentil ao conectar ou desligar o equipamento. Segure firmemente o plugue e puxe em ângulo reto, sem forçar para os lados (o que causa danos ao jack de entrada). 

dicas para conservar seus fones de ouvido

Nunca puxe pelo cabo, pois isso pode arrebentar a solda do conector. Outra dica importante: evitar deixar o fone conectado para não correr o risco de outra pessoa passar e tropeçar no cabo. 

5. Mantenha seus fones de ouvido sempre limpos

Ao longo do tempo, nossos fones de ouvido acumulam vários tipos de sujeira, incluindo pó, ácaros, gordura e células da nossa pele. Isso parece nojento para você? Então pode começar a se preparar para limpar!

Para os modelos do tipo Earbuds, a limpeza começa com um pano ligeiramente úmido, que deve ser passado com cuidado nas partes externas. Se ele tiver espumas, remova-as e mergulhe-as em água e sabão neutro, esperando a secagem completa antes de recolocá-las nos fones. Se as espumas estiverem gastas, o melhor é trocá-las. Em muitos casos isso ajuda até na qualidade sonora, aumentando o contato com as suas orelhas. 

Para as partes mais sensíveis ou internas, recorra a ar comprimido ou um cotonete, que deve ser passado vagarosamente sobre as curvas mais difíceis.

Nos fones do tipo in ear, a limpeza costuma ficar concentrada em dois pontos, que são as borrachas e a ponta de saída do som. Remova com cuidado as borrachas e mergulhe-as em água morna, com um pouco de sabão neutro. Para a saída de som, vale a dica do cotonete ou do ar comprimido, mas tenha cuidado para não danificar nada. 

Já os fones do tipo over ear são os que mais acumulam sujeira, pelo tamanho e pelo número de dobras. Se o seu modelo permitir, remova as earcups de tempos em tempos para retirar o excesso de sujeira. O tipo de limpeza vai depender do material utilizado na construção. De qualquer forma, nunca utilize produtos químicos, pois eles deterioram os componentes com o passar do tempo. 

6. Manutenção sempre em dia

Muitas vezes o seu fone não precisa de uma limpeza, mas sim de manutenção. Peças como espumas, borrachas, ponteiras e earcups são facilmente encontradas em lojas online. A simples troca dessas partes pode trazer vida nova ao equipamento, garantindo conforto e qualidade sonora. 

Isso é especialmente verdade quando falamos de fones over ear com earcups feitas em courino, um material que começa a se desfazer com o tempo, deixando um rastro de pedaços na sua orelha, na mesa, no case… Basta substituí-los para ter um fone praticamente novo, gastando muito pouco. 

7. Fuja da umidade

Essa é uma dica que se aplica especialmente a quem utiliza os fones de ouvido para fazer atividades físicas. A água e a umidade são grandes vilãs da durabilidade dos headphones e earbuds, principalmente se eles não forem certificados com selos de proteção ambiental do tipo IP. 

dicas para conservar seus fones de ouvido

Por isso, sempre que utilizar os fones para uma corrida ou algo parecido, lembre-se de secá-los gentilmente com um pano, deixando-os “respirar” por alguns minutos antes de guardá-los. 

8. Volume no máximo? Pode não ser uma boa ideia

Muita gente gosta de curtir a música com o volume lá nas alturas. Apesar de divertida nos primeiros minutos, essa experiência pode causar danos irreversíveis à sua audição e ao fone de ouvido, caso ele seja amplificado em excesso. 

Nessa mesma linha, outra dica é baixar o volume do dispositivo no qual você vai plugar os fones. Isso evita um choque inicial, fazendo com que os drivers e demais componentes tenham tempo de entrar no ritmo. 

Seguindo todas as dicas que demos até aqui, você pode ter a certeza de que os seus fones de ouvido vão durar por bem mais tempo. Assim você pode planejar a compra do seu próximo modelo com mais calma ou investir o dinheiro em outros equipamentos, como amps e DACs para melhorar ainda mais a qualidade sonora do seu setup.